Título: Diários de Stefan: Origens - Vol. 1
Autor(es): L.J. Smith, Kevin Williamson e Julie Plec
Número de Páginas: 192
Editora: Galera Record

Sinopse: Stefan Salvatore, braço direito do pai em Veritas, se prepara para administrar a propriedade da família até ver seus sonhos interrompidos pela expectativa de um casamento arranjado. Rosalyn é de boa estirpe, muito recatada… mas Stefan não vê um futuro feliz ao seu lado. Já seu irmão, Damon, recém-chegado da guerra, é indomável e comprometido apenas com seus desejos. Apesar das personalidades conflitantes, Stefan e Damon são inseparáveis até conhecerem Katherine, uma jovem misteriosa e deslumbrante que, depois de perder os pais num incêndio, encontra abrigo na residência de Giuseppe Salvatore e seus filhos. Katherine e Emily, sua criada, passam a viver na casa de hóspedes e atraem a atenção de todos enquanto a cidade parece a ponto de sucumbir a estranhos ataques a animais. Logo os irmãos estão disputando a atenção de Katherine sem saber que, por trás de seus suntuosos vestidos de seda, joias e sorriso inocente, ela esconde um terrível segredo que marcará as vidas dos três para sempre. Baseada na série de TV Vampire Diaries, Origens, primeiro volume de Diários de Stefan, revela toda a verdade sobre o que realmente aconteceu entre Stefan, Damon e Katherine, e mostra como amar pode ser fatal.



Minha Opinião: [Pausa para respirar após perder toda a resenha já pronta por um erro do Blogger]
Quem já teve a oportunidade de ler a série "Diários do Vampiro" ou que pelo menos tenha assistido à um episódio da série de TV tenho certeza que irá considerar "Diários de Stefan: Origens" como um presente. Qualquer fã que se preze merece ler essa nova série, que na verdade será uma trilogia, e não irá se arrepender de conhecer em detalhes tudo o que aconteceu na história antes de Stefan e Helena.

Como já dá pra perceber logo no início, o livro não é baseado na série literária e sim, na série de televisão "The Vampire Diaries", campeã de audiência da Warner e que em breve estreiará sua 3ª temporada. Um dos detalhes que diferencia as duas é que na TV a história se passa em Mystic Falls e não em Fells Church como nos livros. Mas esses são detalhes pequenos que não interferem no entendimento da história.

Em "Diários de Stefan" a narração passou a ser em 1ª pessoa e temos os detalhes contados diretamente na visão de Stefan, com direito a trechos do seu diário tão badalado, fazendo com que a leitura flua rápido e se torne ainda mais interessante. Além disso, o livro possui cenas que iremos reconhecer do seriado de tv e outras nunca antes divulgadas.
O ano é 1864, Stefan tem 17 anos e, submisso, está sendo prepado por seu pai para administrar os negócios e terras da família. Seu pai, Giuseppe Salvatore, tem Stefan como seu orgulho e espera que ele corresponda às suas espectativas casando-se com Rosalyn Cartwright e dessa forma mantenha o sobrenome da família. Apesar de Rosalyn ser uma moça gentil, Stefan não a ama, mas aceita pedi-la em casamento esperando que um dia possa conseguir amá-la.
Damon, seu único irmão, retorna da guerra civil americana e bate de frente com as opiniões do pai sempre que tem oportunidade. Com seu jeito despreocupado e língua afiada, Damon é o oposto do irmão caçula e ainda assim Stefan o vê como seu herói. Mesmo com estilos tão diferentes, Damon e Stefan são inseparáveis.

Apesar de convencido de que se casar com Rosalyn será o melhor para sua família, a vida de Stefan muda a partir do momento em que conhece Katherine. Ela chega à cidade junto com sua criada, Emily, após seus pais falecerem em um acidente e fica hospedada na residência dos Salvatore. Sua presença é o bastante para que Stefan questione suas futuras ações e sinta-se perdido toda vez que a vê. Katherine é sexy e sedutora e corresponde usando todo o seu poder de sedução dizendo que o ama de verdade. Mas a amizade crescente entre ela e seu irmão Damon o deixa intrigado. Será que Katherine está sendo totalmente verdadeira quando diz que o ama?
Katherine também esconde um segredo e quando pessoas são mortas sem nem um pingo de sangue no corpo, o povo da cidade resolve agir. Uma bússula que encontra vampiros é criada e a verbena começa a ser usada para identificar quem é ou não é quem diz ser. Anna e sua mãe, Pearl, entre outros personagens da série, também são citados na história e podemos conhecer em detalhes seus contatos com Katherine desde o início.
Por isso, as noites em que sinto cheiro de sangue à minha volta, quando sei que em um instante poderei me conectar ao Poder contra o qual venho resistindo há tanto tempo, e resistirei pela eternidade, eu preciso escrever. Escrevendo minha história e vendo as várias cenas e os anos se estenderem como as contas de um cordão interminável, posso me manter em contato com quem eu fui quando era humano, quando o único sangue que sentia latejar nos meus ouvidos e sentia correr até o coração era o meu...
Quando Rosalyn é morta, atacada no dia de seu noivado, a história fica ainda mais interessante. Os vampiros estão sendo caçados e Stefan se vê no meio de toda a confusão quando Katherine tem seu segredo finalmente descoberto. Daí em diante temos o que já foi visto na tv ou lido nos livros, apimentados com novas cenas e revelações bombásticas. Stefan e Damon terão que lidar com as consequências e acompanhamos isso tudo em detalhes. As personalidades dos personagens, a chegada de Katherine na cidade, o ataque dos vampiros... tudo isso ligado a um final eletrizante.
Damon olhou para mim com os olhos arregalados. Eu recuei, temeroso. Havia algo de diferente nele, algo desconhecido nos seus olhos escuros.
- Está feliz agora, maninho? - Damon bufou com despezo.
Aproximei-me dele e disse:
- Preferia estar morto a ter todo o mundo à sua disposição? Devia agradecer a mim!
A fúria lampejou em seus olhos.
- Agradecer a você? Eu jamais lhe pedi para fazer da minha vida um inferno do qual eu não posso escapar - disse ele, cuspindo cada palavra. Subitamente ele me puxou num abraço com tal força que ofeguei. - Mas escute isto, irmãozinho - sibilou ele no meu ouvido. - Ficaremos juntos pela eternidade, mas cuidarei para que ela seja de sofrimento para você. - Ele me soltou e correu para o bosque escuro.
Para quem é fã, a trilogia "Diários de Stefan" é pra ninguém botar defeito. (Exceto é claro, que eu não ligaria se Damon também resolvesse escrever um diário... hehehe) E para que não leu nenhum livro da série literária ou viu os episódios na TV também indico, pois a série é ótima e merece ser lida. =)

Como expliquei, "Origens" é apenas o primeiro volume da trilogia "Diários de Stefan" que mostra tudo o que aconteceu desde a chegada de Katherine no século 19 até a adaptação dos irmãos como vampiros.

As capas originais americanas possuem as fotos dos personagens da série, respectivamente: Paul Weasley (Stefan), Ian Somehalder (Damon) e Nina Dobrev (Helena/Katherine).

O segundo livro da série chama-se Boodlust (em inglês) e ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.
Para ler o primeiro capítulo em inglês, clique aqui.
Spoiler: Stefan e Damon Salvatore são agora vampiros, e precisam lidar com as consequências de seu destino. Eles fogem de Mystic Falls e viajam para New Orleans. Enquanto Stefan diverte-se com seus poderes, Damon continua o luto pela perda de Katherine. Stefan apaixona-se por outra humana, e sua força de vontade é testada ao limite.

E o terceiro e último volume dessa trilogia chama-se The Craving (em inglês) e teve sua capa divulgada há pouco tempo.
Spoiler: Nele, após se adaptar à vida como vampiro, Stefan viaja para a cidade de New York para começar uma nova vida, uma na qual ele não precise matar humanos para sobreviver. Enquanto Stefan está retomando a sua humanidade, Damon perdeu a sua completamente. Eles terão que trabalhar juntos para lutar contra um vampiro que procura vingança por uma morte de responsabilidade dos Salvatore.



Compre agora!



Nível do vício: 

9 Comentários

  1. Parabéns pela resenha Michelle! Estou ansiosa para ler Diários de Stefan Origens. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu li os quatro primeiros, não li essa continuação ainda... Não fiquei muiiiittooo fã da série, mas deve ser legal contado por Stefan... kkkk Adorei essa de que seria legal contado pelo Damon! Adooorororor!
    Enfim...
    Adorei a resenha!
    Parabéns!
    Bjus,
    Náh - Ler, Dormir, Comer...

    ResponderExcluir
  3. Ia comentar ontem, mas não deu :/
    O cmt do blogger tava fora.
    Mas então, depois de ler sua resenha até me arrependi de não ter escolhido esse livro pra resenhar. Parece ser ótimo. Ainda mais q tá parecido com a série. :D
    Que vamos combinar, é mt mais interessante que a história do livro :P
    Detestei o modo como a Katherine morreu no livro. Tão fácil...
    Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha!! Tenho muita vontade de ler estes livros do Diario do Vampiro... :)

    ResponderExcluir
  5. Gente, amei. Estou louca pra ler, já que o personagem do Stefan no seriado é o meu predileto lol

    ResponderExcluir
  6. Li os 4 primeiros livros da série e este parece ser interessante assim como os demais. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. A capa do Brasil de Origens é horrívellll prefiro muito mais o Paul hot Wesley na capa e o Ian tbm na segunda e a Nina hot Dobrev no último quem fezzz a arte da capa brasileiraa moraaaa

    ResponderExcluir
  8. Eu já li toda a série.. Só estou esperando para ler Diarios do vampiro o retorno 3 que nao foi lançado... Já li o livro diarios de Stefan Origens e digo que vale muito a pena... Por ser em primeira pessoa vc entende realmente o que Stefan sente e tal!! shuahsuah Eu recomendo!

    ResponderExcluir