Título: Sereia
Autora: Tricia Rayburn
Ano: 2011
Número de Páginas: 306
Editora: Verus

Sinopse: Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha. Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e, no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Conforme eles vão encontrando ligações entre a morte de Justine e a súbita erupção de afogamentos assustadores na cidade, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu romance com Simon – e que vai mudar sua vida para sempre.



Minha Opinião:  Antes de ler esse livro, li algumas resenhas que não foram muito favoráveis ao resultado da história, mas nem por isso me deixei abalar e fico feliz em saber que no final não me arrependi de ter arriscado à essa leitura tão cheia de mistérios e magia. Gosto é gosto e para quem gosta de livros que tratem do tema sobrenatural, tenho a dizer que "Sereia" vale muito a pena ser lido. Vocês não irão se arrepender. =)
"Minha irmã Justine sempre acreditou que a melhor maneira de lidar com o medo do escuro é fingir que ele é passageiro."
Como já diz a sinopse, Vanessa Sands tem medo de tudo. Ela é medrosa ao extremo e vê em sua irmã mais velha, Justine, o poço de toda a coragem que ela nunca conseguiu ter. Vanessa sempre acreditou que Justine que não tinha medo de absolutamente nada, mas aos poucos vamos descobrindo que isso não é totalmente verdade. Justine guardava vários segredos e após ela mergulhar de um penhasco em Winter Harbor e seu corpo ser encontrado cheio de marcas no dia seguinte, Vanessa vai fazer de tudo para descobrir o que realmente aconteceu.
E para tentar entender o que se passava na cabeça da irmã, Vanessa volta para a casa de veraneio da família para tentar encontrar respostas com o namorado de Justine, Caleb. Lá, ela encontra Simon, irmão de Caleb, e descobre que ele está desaparecido desde a morte de Justine e ninguém sabe onde ele está. Após a morte de sua namorada, Caleb ficou muito abalado e disse aos pais que precisava de um tempo sozinho e depois disso desapareceu. Mas ele também escondia segredos que só serão divulgados com o passar da história.
Simon também está preocupado com o desaparecimento do irmão e, após perceber que o tempo e o mar não estão muito normais ultimamente (ele é estudante de metereologia) decide se juntar à Vanessa em busca de informações sobre o paredeiro de Caleb e, de quebra, descobrir o que há de errado na cidade.
E o que sempre foi tido como uma simples amizade acaba se tornando algo mais com o passar das investigações. Vanessa percebe que aquele menino que sempre gostou de previsões do tempo mudou e seus sentimentos por ele também. 
"Minha boca ainda não havia tocado a dele quando ele me pegou pela cintura e me puxou para si. Ele me beijou como se seu coração fosse parar se ele não fizesse isso..."
Mortes seguidas acontecem e todas são de pessoas, somente homens na verdade, encontradas boiando no mar com marcas pelo corpo e rostos sorridentes. Um fato bizarro que está deixando todos na cidade em pânico. (Eu também fiquei, acreditem. rsrsrsrs )
Para se distrair enquanto Simon se mantém ocupado atrás de informações, Vanessa decide passar algum tempo no Betty, um restaurante da cidade onde ninguém a conhece e não a reconheceriam como irmã da menina que morreu no mar. Logo de cara ela conhece Paige, uma adolescente que trabalha como garçonete e as duas se tornam amigas - sem que Vanessa precise contar a ela sobre seu passado trágico e recente. Paige tem uma irmã, Zara, que também trabalha no Betty e parece detestar todo mundo, inclusive ela sem nem mesmo conhecê-la direito. Vanessa decide trabalhar lá ajudando no que pode, para passar o tempo, e descobre que o restaurante pertence à família de Page e Zara. E aos poucos, vai descobrindo que a família das duas não é tão normal assim.

Alternando entre o trabalho no Betty e ajudando Simon na busca por Caleb, Vanessa vai descobrindo que tem mais a ver com tudo o que está acontecendo do que pensa. E uma descoberta sobre quem ela realmente é e quem as pessoas ao seu redor realmente são podem alterar todo o rumo dos acontecimentos.

Perguntas são respondidas e não achei nenhuma ponta solta na história. Até mesmo os mistérios em que somos lançados, gerando perguntas como: "O que a morte de Justine, uma mulher, tem a ver com a morte das outras pessoas, todos homens?" ou "Onde está Caleb?" ou ainda "Como impedir outras mortes de acontecerem?" são respondidos com categoria e misturando o mundo sobrenatural das sereias de uma forma muito criativa.
"Tudo o que eu via era ela – ele disse com voz hesitante. – Vanessa, ela tentou. Ela tentou me fazer reagir, responder a ela. E o que elas fazem é forte. Não se trata de um simples som ou música. Não tem nada a ver com as lendas que lemos na infância."
Achei muito interessante saber um pouco mais sobre a mitologia que envolve as sereias, já que ultimamente só ouvimos falar em vampiros, e um dos detalhes diferentes é que as sereias dessa história não são como as sereias que já conhecemos. Elas não tem caudas e andam como nós. Interessante, não?
Gostei muito da forma em que a capa do livro combinou com a história (os olhos com efeitos brilhantes da menina da capa possuem um detalhe muito importante e bem explicado no livro) e ainda mais de todo o suspense criado para deixar o leitor grudado até a última página para descobrir como seria o desfecho dessa aventura. A narrativa também está de parabéns e, mesmo sem saber, nos pegamos torcendo para que os mocinhos da história fiquem juntos, sem toda aquela enrolação e páginas recheadas de declarações. Super fofo!
E querem saber mais? A história terá continuação e muitos mistérios ainda serão criados e outros explicados... hehehe

Resumindo, livro recomendado! Vale a pena! =)

Compre agora!


Nível do vício: 

9 Comentários

  1. Acho a capa desse livro linda!

    Gostei muito de ver sua impressão sobre o mesmo, porque também li muitas opiniões controversas sobre ele, mas cada um tem um estilo e um gosto.

    Tantas vezes, surpreendi-me com livros que tantos "detestaram" e eu gostei.

    Adoro esse mote, ainda mais se for recheado de mistérios.

    Já está na minha lista de desejos.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Michelle!

    Excelente resenha!
    Eu ainda não li esse livro, mas achava que ele seria um filho único entre todas as séries que estão sendo lançadas, mas vc adiantou que terá continuação... desanimei!

    B-jusssss! ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Desculpa-me por usar o seu espaço, mas a intenção é divulgar a literatura nacional e acho que tem tudo haver com o seu blog. ☺

    Continuo na árdua tarefa de conseguir uma editora para publicar a obra INUTAOSHI – A presa do lobo ( http://www.clubedeautores.com.br/book/42848--INUTAOSHI ).

    Hoje dois blogs iniciaram uma campanha para atrair uma editora para o livro. Queria saber se o seu Blog e o grupo de blogueiros que o seguem poderiam me ajudar com essa campanha adicionando o banner “eu apoio a publicação de inutaoshi” no seu site, de acordo com as orientações da página:

    http://livroseatitudes.blogspot.com/2011/07/campanha-novo-autor-parceiro-robson-m.html?showComment=1309987009054#c3812289307757072007

    ou

    http://seismilenios.blogspot.com/2011/07/resenha-inutaoshi-presa-do-lobo-ramp.html


    Mais uma vez muito obrigado pela ajuda e pelo comprometimento com a literatura nacional!!!

    Atenciosamente:

    Robson André

    ResponderExcluir
  4. Ouvi mt vc falar sobre esse livro, Mi! Agora fiquei curiosa, e parece ser mt bom mesmo, e sombrio com esses corpos aparecendo; bizarrooo
    He he
    É um livro que vai pra minha lista de futuras aquisições! :D

    ResponderExcluir
  5. Oi Michelle!
    Nossa! Que super resenha! Gostei muito. É um livro interessante e intrigante.
    E o melhor: vai ter continuação.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Também vi algumas resenhas não tão positivas, mas mesmo assim eu quero ler, mas acho que vou esperar uma promoção pra comprar, beijos.

    ResponderExcluir
  7. Estava na dúvida se compraria esse livro ou não, mas após sua resenha, com certeza vou comprar!
    Adorei! Parabéns!

    www.falandodelivros.com

    ResponderExcluir
  8. Não tive a oportunidade de ler esse livro ainda mas a história parece ser bastante interessante, adorei! E sem falar que a capa é linda né? ;D Adorei a resenha :D

    bjs
    www.booksemporium.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie...muitooo legal essa história. Envolvente mesmo. Adorei. bjus.

    ResponderExcluir