Título: Estação Onze
Autor: Emily St. John Mandel
Ano: 2015
Número de páginas: 320


Sinopse: Certa noite, o famoso ator Arthur Leander tem um ataque cardíaco no palco, durante a apresentação de Rei Lear. Jeevan Chaudhary, um paparazzo com treinamento em primeiros socorros, está na plateia e vai em seu auxílio. A atriz mirim Kirsten Raymonde observa horrorizada a tentativa de ressuscitação cardiopulmonar enquanto as cortinas se fecham, mas o ator já está morto. Nessa mesma noite, enquanto Jeevan volta para casa, uma terrível gripe começa a se espalhar. Os hospitais estão lotados, e pela janela do apartamento em que se refugiou com o irmão, Jeevan vê os carros bloquearem a estrada, tiros serem disparados e a vida se desintegrar.Quase vinte anos depois, Kirsten é uma atriz na Sinfonia Itinerante. Com a pequena trupe de artistas, ela viaja pelos assentamentos do mundo pós-calamidade, apresentando peças de Shakespeare e números musicais para as comunidades de sobreviventes.Abarcando décadas, a narrativa vai e volta no tempo para descrever a vida antes e depois da pandemia. Enquanto Arthur se apaixona e desapaixona, enquanto Jeevan ouve os locutores dizerem boa-noite pela última vez e enquanto Kirsten é enredada por um suposto profeta, as reviravoltas do destino conectarão todos eles. Impressionante, único e comovente, Estação Onze reflete sobre arte, fama e efemeridade, e sobre como os relacionamentos nos ajudam a superar tudo, até mesmo o fim do mundo.


Resenha:  Oi Povo, tudo bem?

Hoje vamos falar de um livro que chegou aqui em casa de surpresa com um kit super fofo, mas me fez ter um medo danado do “final do mundo”. Esse livro é o “Estação Onze” lançado pela Editora Intrínseca e que chegou para abalar as estruturas dos meros mortais! Rsrs
Logo na capa temos um recadinho de ninguém mais, ninguém menos que George R. R. Martin:
"Um livro que se destaca de todos os outros; Do qual me lembrarei por muito tempo e ao qual retornarei".
O livro começa com a morte do ator Arthur Leander durante a apresentação da peça Rei Lear. Jeevan, que estava assistindo a peça percebe que o ator está tendo um ataque cardíaco e tenta socorre-lo, mas infelizmente é tarde de mais, assim que às cortinas se fecham ele é dado como morto. A cena em que Arthur interpretava no momento de seu ataque cardíaco tinha a participação de três atrizes mirins, uma delas é Kristen que era super próxima do ator. 
Jeevan vai embora do teatro simplesmente desiludido por não ter conseguido ajudar Arthur e ainda por cima está chateado por sua a namorada ter ido embora para casa sozinha, sua esperança era que aquela noite salvasse o relacionamento deles. No caminho para casa ele recebe a ligação do amigo Hua, que é médico num hospital de emergência, que o avisa que uma terrível gripe está se espalhando na cidade. Uma Gripe que mata em menos de doze horas. 
"- Desde hoje de manhã, já recebemos duzentos pacientes de gripe - disse Hua. - Cento e sessenta nas últimas três horas. Quinze morreram. O setor de emergência está lotado de casos novos. Pusemos leitos nos corredores. O Ministério da Saúde vai fazer uma declaração oficial. - Não era só exaustão, Jeevan se deu conta. Hua estava com medo." 
Jeevan para no primeiro supermercado que vê e lá compra um estoque de comida e com isso se refugia na casa do seu irmão. Os dias vão passando e ele vê pela TV como a gripe se espalhou deixando o mundo inteiro em pânico. Simplesmente as coisas saem do controle de uma maneira que ninguém nunca imaginou.
"Os dias passaram rápido e as notícias continuavam, até que começou a parecer algo abstrato, um filme de horror que não terminava. Os locutores tinham um jeito de falar entorpecido, monótono. Às vezes choravam." 
A partir daí, o livro começa a intercalar entre o passado e o presente, conhecemos uma série de personagens incríveis que nos ajudam a montar um grande quebra a cabeça. 
No passado acompanhamos a vida de Arthur e todos os três casamentos, ele era uma pessoa que se apaixonava fácil e desapaixonava mais fácil ainda! Rsrs Apesar de ser mega famoso e ter dinheiro para dar e vender, ele não era uma pessoa feliz. 

No presente acompanhamos uma Terra completamente diferente, é um planeta onde as pessoas tentam sobreviver e se adaptar ao novo mundo. Mundo esse onde:  
  • Não existe luz, água encanada, telefone, internet, hospitais ou medicamentos; 
  • As pessoas não confiam nas outras pela própria segurança; 
  • Não existem fronteira entre os países; 
  • Todas as estradas construída não existem mais e que as casas/apartamentos foram saqueados procurando de algo de valor; 
  • A maioria das pessoas morreu da noite para o dia e quem sobreviver a doença não significa vida tranquila. 

Nesse mundo de “caos” existem pessoas tentando levar a arte (peças e números musicais) para todos os sobreviventes, esse grupo é conhecido com Sinfonia Itinerante. Entre os integrantes desse pequeno grupo está Kristian, agora ela é uma mulher com mais de vinte anos que conta como sobreviveu a pandemia.
"A Sinfonia Itinerante percorria as cidades do mundo transformado e fazia aquilo desde cinco anos após a calamidade, quando a maestrina reuniu alguns amigos de sua orquestra militar, deixou a base aérea onde eles moravam até então e partiu para o desconhecido."
O livro é cheio de reviravoltas e detalhes que quando encaixados nos deixam chocados. O que posso dizer é que o aviso do George R. R. Martin é super válido.

Nível do vício:

24 Comentários

  1. Que delícia de resenha, fiquei curiosa *-*

    ResponderExcluir
  2. Olá, Iris.
    Ainda não conhecia esse livro ainda. Fiquei muito interessada. Gosto muito de livros desse gênero e acho que irei gostar. Se der eu vou ler sim.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    O livro parece ser muito bom mesmo, espero gostar, tem todos os elementos que gosto.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Iris. Me pareceu ser uma distopia interessante, ainda mais por ser recomendada por George Martin. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa,
      É uma mega recomendação, né? rsrs

      Excluir
  5. Oie,
    não conhecia o livro, mas achei muito legal a capa e a premissa.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      O livro foi lançando a pouco tempo pela intrínseca!

      Excluir
  6. Oie,
    Gostei muito da sua resenha, fiquei muito curiosa pelo livro.

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    O livro parecer ser muito bom mesmo! Sem falar na grande recomendação haha'
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Iris!

    Esse livro ta sendo super comentado, quero muito ler! Adorei a resenha, mesmo não tendo coragem de ler os livros do George R. R. Martin é uma recomendação de peso!
    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia,
      Esse livro esta balado pq é mt diferente do que temos visto normalmente!

      Excluir
  9. Iris!!! Eu estava curiosa em relação a esse livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha.
    O que posso dizer? Vou comprar já hahahaha

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  10. Eu fico na dúvida se leria ou não este livro, confesso que o gênero não me atrai porém, as opiniões positivas devem mesmo querer dizer alguma coisa, certamente que o livro é bom e vale a pena ser lido...Quem sabe né.

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      Se o gênero não te atrai acho que vc não vai curti!

      Excluir
  11. Eu fico na dúvida se leria ou não este livro, confesso que o gênero não me atrai porém, as opiniões positivas devem mesmo querer dizer alguma coisa, certamente que o livro é bom e vale a pena ser lido...Quem sabe né.

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Iris!
    Não conhecia esse livro, e acho que não compraria pela capa, mas gostei da sua resenha, a história parece ser muito interessante. Fiquei com vontade de ler!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora,
      O livro é mega interessante, vc vai curti!

      Excluir
  13. Oi, Iris!

    Eu vi esse livro no Facebook da Intrínseca e fiquei muito interessada! Sua resenha me deixou ainda mais curiosa, só não curti muito de haver narrativas no passado também...queria que o livro se passasse todo em meio ao caos. Mas lerei com certeza!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires,
      Os narrativas do passado e presente se "encaixam" na hr certa!

      Excluir