Título: 4 de Julho
Autor(es): James Patterson e Maxine Paetro
Ano: 2011
Número de Páginas: 224
Editora: Arqueiro

Sinopse: Uma policial exemplar
A tenente Lindsay Boxer não podia vacilar: era matar ou morrer. Ela estava na mira de uma arma. Se não puxasse o gatilho da sua pistola, a Polícia de São Francisco perderia um dos seus melhores oficiais. Lindsay não teve dúvida, afinal era legítima defesa. O resultado: uma adolescente morta, uma cidade dividida e a tenente no banco dos réus.

O julgamento que pode mudar uma vida
Antes de ser levada a júri, Lindsay resolve descansar na pitoresca Half Moon Bay. Mas não é exatamente descanso o que ela encontra. Uma série de crimes vem assustando a pequena cidade. Não há pistas nem testemunhas. Porém um detalhe intriga a tenente e pode ter ligação com um caso jamais resolvido.

As cartas já estão na mesa
Com a ajuda das amigas Claire e Cindy nas investigações, Lindsay corre contra o relógio para deter a onda de assassinatos. Enquanto isso, conta com o auxílio da advogada Yuki Castellano para provar que é inocente da acusação que pesa sobre seus ombros.



Minha Opinião: Pelo segundo post seguido, aqui estou eu resenhando mais um livro policial. Apesar de estarem na moda os temas sobrenaturais, é sempre bom diversificar e mostrar um lado mais aterrorizante e ao mesmo tempo sério.
Quando recebi da Arqueiro ainda na época da Bienal junto com uma bolsa estilizada com o logotipo As Páginas Viram Sozinhas os livros "4 de Julho" e "O Dia da Caça", também de James Patterson, não imaginei que ia gostar tanto assim da leitura e que viraria mais uma das incontáveis fãs do estilo de Patterson. Mas diferente do que pensei, "4 de Julho" me agradou em cheio e não vejo a hora de ler também "O Dia da Caça".

A história é contada do ponto de vista de Lindsay Boxer, uma policial exemplar, cheia de medalhas importantes durante os 10 anos que serviu como Chefe do Departamento de Homicídios de São Francisco. Sua carreira sempre brilhante, é então manchada pelo dia em que Lindsay estava no bar com as amigas após um longo e estressante dia de trabalho e, após beber alguns drinks, recebe uma ligação de seu parceiro, o inspetor Warren Jacobi. Mais cedo, Warren e Lindsay estavam investigando um crime que parecia sem solução até que na ligação Warren diz que localizou o carro que estava presente na cena do crime. Lindsay contraria as regras da polícia e encontra Warren. Os dois partem em busca dos suspeitos e acabam entrando em uma perseguição que não acaba bem. No carro estão dois adolescentes e durante a abordagem policial os dois adolescentes atiram para matar. Warren é ferido e Lindsay, em legítima defesa atira assassinando a menina e deixando seu irmão tetraplégico.
"Eu deveria ter dito: "Vá sozinho, meu expediente por hoje acabou." Mas aquele caso era meu, eu precisava ir. Deixei algumas notas sobre a mesa, despedi-me rapidamente das meninas e me dirigi à porta de saída. O assassino havia se enganado em um aspecto: Alguém se importava."
Lindsay então é acusada de má conduta profissional e se vê correndo contra o tempo para descobrir a relação entre os dois adolescentes e a cena do crime, enquanto luta para que ela mesma não vá parar atrás das grades.
Quando Lindsay enfrentava o júri de acusação era impossível não sentir indignação por ela estar sendo acusada de um crime enquanto o garoto que poderia tê-la assassinado se faz de vítima. A mídia não perdoa e Lindsay é massacrada nos programas de TV. Durante o processo, Lindsay vai passar um tempo na casa de sua irmã, em Half Moon Bay, mas a sua vida atribulada a persegue até lá. Vários crimes de assassinato começam a acontecer na cidade e tudo leva a crer que se trata do mesmo assassino de 10 anos atrás, do caso que Lindsay nunca conseguiu solucionar. Além disso ela está correndo perigo, pois pode acabar se tornando a próxima vítima.
Quem será o assassino? Aguarde até 4 de julho para saber. =X
"O motorista meteu a mão na buzina e gritou uma dúzia de palavrões, mas eu fiquei tão feliz por ainda estar viva que minha vontade foi responder com beijos."
O livro retrata ainda o forte laço de amizade entre a tenente Boxer com suas amigas Clary (jornalista) e Cindy (legista), e sua advogada Yuki Castellano, que contribuem com as investigações e acabam por formar o Clube das Mulheres Contra o Crime - que nada mais é que o nome dado a série de livros policiais que envolvem a tenente Lindsay Boxer e cia.
Não consigo definir James Patterson com nada menos que genial. Sim, ele conseguiu juntar tudo o que uma boa história com tema policial precisa para ser um bestseller. Em "4 de Julho" não falta suspense, ação, suspeitos, tensão, e o melhor de tudo: na visão de uma mulher, que passa longe do sexo frágil como é chamada comumente.
Um thriller para ninguém botar defeito.
Recomendadíssimo!

Níveis do vício: 

5 Comentários

  1. Mesmo não sendo o estilo de livro que costumo ler, gostei da dica... bela resenha.
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  2. Eu já li e gostei muito do livro assim como você, adoro policiais, acho que chega a ser meu gênero preferido! Beijos,

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  3. Faz muito tempo que não leio romances policiais, mas fiquei com muita vontade de ler esse. Parabéns pela resenha.

    Abraços!
    Elaise Lima
    elaiselima.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei desse livro principalmente por conter cenas românticas e ser do ponto de vista de uma mulher, né? Além do q, o assunto não é nada diferente do q vamos todos os dias na TV. rs
    Beijoss

    ResponderExcluir
  5. Do Patterson só tive a oportunidade de ler O Diário de Suzana para Nicolas (super diferente do estilo de 4 de Julho, pelo visto). Mas, como gostei bastante do que li, tenho vontade de ler as outras obras dele (sem contar que aaaaamo um romance policial).

    Beijocas
    Babi Lorentz

    ResponderExcluir