Título: Paixão - Vol. 3 Série Fallen
Autora: Lauren Kate
Ano: 2011
Número de Páginas: 378
Editora: Galera Record

Sinopse: Luce morreria por Daniel. E morreu. De novo e de novo. Ao longo do tempo, Luce e Daniel se encontraram somente para serem dolorosamente separados: Luce morta, Daniel deixado machucado e sozinho. Mas talvez não precise ser dessa maneira... Luce está certa que algo - ou alguém - em uma vida passada pode ajudá-la em sua vida presente. Então ela começa a jornada mais importante desta vida... voltando eternidades para presenciar em primeira mão seus romances com Daniel... e finalmente descobrir o segredo para fazer seu amor durar. Cam e a legião de anjos e Exilados estão desesperados para pegar Luce, mas nenhum deles está tão agitado quanto Daniel. Ele vai atrás de Luce através de seus passados em comum, com medo do que pode acontecer se ela reescrever a história. Porque então seu romance corre o risco de acabar... para sempre.



Obs: A resenha pode conter spoilers para quem não leu nenhum livro da série.

Minha Opinião: Depois de me apaixonar pelo amor de Luce e Daniel em Fallen e surtar com os acontecimentos de Tormenta, eis que não seria diferente com o terceiro volume da série, Paixão. E não tenho outras palavras para descrever Paixão a não ser fantástico, perfeito e tenso, muito tenso.

Em Paixão finalmente temos respostas para as perguntas que sempre nos fizemos ao ler os volumes anteriores: Como Luce e Daniel se conheceram pela primeira vez? Qual o sentido da maldição que os separa sempre? Como foram as vidas passadas de Luce? Como Daniel se tornou um anjo caído? Esses e outros questionamentos são finalmente revelados e confesso que fiquei emocionada e chocada com muitas dessas explicações.
Mas vamos aos poucos.

O livro começa com uma cena que não tínhamos visto antes mas que pertenceu a um evento onde Luce e Daniel estiveram, mostrando Sophia (lembram dela?) e outros Anciãos do comitê Zhsmaelin se reunindo sobre o destino de Luce. E já no final desse primeiro capítulo temos a presença de alguém que será muito importante na continuação da série. #ficaadica
E daí partimos para uma das muitas vidas passadas de Luce, continuando a história a partir do final de Tormenta, quando Luce - chateada por Daniel não lhe dar todas as respostas de que precisa - entra em um Anunciador com a intenção de voltar ao seu passado e descobrir se o amor de Daniel é a causa da maldição que os impede de ficar juntos.

O ano é 1941 e Luce cai sob Moscou, em plena zona de guerra. Luce descobre que o seu 'eu' do passado se chama Luschka e se vê correndo contra o tempo para localizá-la e tentar entender como sua morte aconteceu. Essa é apenas a primeira das muitas vidas em que Luce se depara durante a sua jornada pelo passado e em cada uma delas ela descobre uma nova cultura e um novo lugar por onde sua vida anterior já passou. A cada saída do Anunciador, Luce encontra-se em um local diferente em épocas diferentes que transcendem desde os milênios antes de Cristo. Fico chocado? Pois é. A cada capítulo descobrimos uma Luce diferente, algumas vezes mimada, outras vezes guerreira e decidida. Mas em todas as vezes, Luce percebe que o amor entre o seu "eu anterior" e Daniel acontece muito rapidamente e isso a faz questionar se o que ele realmente sente por ela é amor verdadeiro. Essa é uma grande provação pela qual ela vai passando todas as vezes até finalmente se dar conta de que Daniel é sua alma gêmea e o amor que ele sente por ela é inquestionável e eterno.
"Eles dançaram, e Daniel não tirou os olhos dela durante todo o tempo. Seus olhos eram violeta e claros como cristal, e a forma como nunca se desviavam amoleceu o coração de Luce. Ela sabia que ele sempre a amara, mas, até aquele momento, dançando com ele em um palco, na frente de todas aquelas pessoas, ela nunca realmente pensara no que isso significava."
Gostei muito de ver que as vidas passadas por onde ela passou também são narradas por Daniel em capítulos seguintes aos narrados por Luce, fazendo com que tenhamos uma visão do ponto de vista dele também sempre que ele a persegue e chega após ela já ter morrido. E fiquei agoniada por Daniel e Luce não conseguirem se 'esbarrar' pelas vidas passadas e ela estar sempre mais a frente que ele no tempo. Mas tudo tem uma explicação...

Entre uma de suas viagens pelo Anunciador, Luce conhece um personagem que ganha boa parte do cenário desse livro. Bill tem a forma de uma gárgula pequena que surge para guiar Luce através do seu passado, ensinando-a e ajudando-a a se 'conectar' com as Luces passadas em busca de alguma descoberta sobre como quebrar a maldição e tentar entender o amor que Daniel sente sempre que a encontra pela primeira vez.
Bill é engraçado e com suas frases de efeito se torna um dos personagens mais carismáticos do livro. Mas será que por traz de toda essa ajuda não existe algum segredo? Só lendo para saber. =P
"- Então, farei isso mesmo? Simplesmente descerei e fingirei que...
- Fingirá, não. - Bill balançou a cabeça. - Honrará o seu papel. Orgulhe-se desse decote, garota, você sabe o que quer."
Sempre que Luce modifica alguma coisa no passado, ela sabe que pode estar influenciando diretamente o seu futuro e, consequentemente, a Luce atual que vive no ano de 2009 - quando se passa a história - pode não mais existir quando ela voltar. E uma coisa bem legal foi a parte do 3D, quando Luce realmente 'se conecta' ao corpo da vida passada. Bem interessante saber como ela agiria usando todo conhecimento que já têm para agir sozinha naquela época.
"(...) Ela observara Daniel dormir para esquecer a dor da morte dela na Prússia, como se estivesse sob um feitiço. Vira ele se apaixonar por ela mesmo sendo esnobe e imatura, em Helston. Tocara as cicatrizes das suas asas em Milão e entendera do quanto ele abrira mão no Céu para estar com ela. Conhecera seu olhar sofrido quando ele a perdeu em Moscou, sabendo que ele vivera a mesma dor inúmeras vezes."
Daniel foi lindo e perfeito em tudo (sou Team Daniel sempre) e demonstrou seu amor por Luce em cada página que aparecia. Sempre que Luce presenciava a morte do seu 'eu', ela percebia toda a dor e o sofrimento dele por perdê-la e sempre que ela via seus olhos cor de violeta brilharem, ela sabia que ele se apaixonara. Lindo, lindo.
"- Existe apenas esperança. Um dia, você sobreviverá. Essa verdade absoluta é a única coisa que me faz seguir em frente. Nunca desistirei de você; Mesmo que precise esperar por toda a eternidade. - Ele enxugou as lágrimas dela com o polegar. - Eu a amarei com todo o coração, em cada uma das suas vidas por cada uma das suas mortes. Não me prenderei a nada além do meu amor por você."
Cam não aparece muito, mas tem cenas importantíssimas e finalmente entendemos a razão de seu jeito amargurado e solitário, sempre disposto a renegar o amor. Shelby, Miles, Roland, Gabbe, Ariane, Molly e Annabelle também aparecem e, apesar de bem pouco, são essenciais para a história.
O final me lembrou um pouco Tormenta e me deixou com a sensação de que o próximo livro será intenso e arrebatador, com um fato novo e surpreendente surgindo que poderá acabar não só com o amor de Luce e Daniel, mas com todos, anjos ou não - literalmente.

Recomendadíssimo!!! E que venha logo Rupture - só em 2012, eu sei, mas não custa nada torcer né? =P

Níveis do vício: 

9 Comentários

  1. Oi, Mi.

    Nossa, nem li o primeiro e já está no terceiro volume?

    Preciso correr atrás do tempo perdido, mas e tempo pra ler todos os livros que quero?! (risos).

    Acho as capas lindas e fico feliz em saber que a história deu uma reviravolta, porque li algumas críticas controversas sobre "Fallen".

    Você deixou-me animada e obrigada pela dica. Já estou anotando!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Terá mais um livro? Será que eu aguento esperar?

    kkkkkkk

    Desepero total!!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ler Paixão essa semana Tbm...
    Adorei Demais...realmente era o volume que estamos esperando...Afinal é nele que temos muitas dúvidas respondidas...Adorooo

    Fiz uma Resenha dele no meu Blog Tbm *-*

    Nossa Rapture só ano que vem néh... Tristezaaa

    Bjus

    Gíih
    O Prazer da Leitura

    ResponderExcluir
  4. Oi...
    Estou lendo Tormenta e já estou apaixonada pela série e pela autora...louca pra terminar e ler logo Paixão!!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Apesar de não ter lido nenhum dos livros, gostei muito da resenha.
    Pensei que seria uma trilogia!

    Beijos
    Luciana
    Não deixe de visitar o Blog - Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  6. oii amei teu cantinho é muito lindo fofo e encantar tbm. Amei a resenha, vou confessar que ando meio enferrujada na leitura mas vc me deu ânimos. bjos

    joicy-santos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Michele .. Adorei sua resenha mega completa arrasou ..
    Bjks

    P.S. O blog LIVROS MINHA TERAPIA está no mês de aniversário e eu vim aqui agradecer pela parceria e dizer que é uma honra tê-los na nossa página de amigos. Bjks
    Fê Figueiredo

    ResponderExcluir
  8. Oi e nossa sua resenha é incrivel.

    E sinceramente eu ja tava morrendo de vontade de ler o terceiro livro. Eu tenho os dois e ja testava louca pelo o terceiro e agora depois da sua resenha, amei amei amei, é dmais para um coraçao só. Eu quero ler o terceiro logo!
    Nossa amei sua resenha, incrivel!
    Bjos valew!

    ResponderExcluir
  9. Em que página a Luce do presente ( ou do futuro ), a Luce atual, que viaja pelos anunciadores, se encontra com o Daniel ???? ( o Daniel que foi atras dela, mas q está sempre atrasado ) Obrigada. Beijos, Maryane

    ResponderExcluir