Começou nesta quinta-feira (1º) a 15ª Bienal do Livro do Rio, que traz à cidade 23 autores internacionais e 150 escritores brasileiros em uma programação de debates, encontros e sessões de autógrafos. No primeiro dia do evento, a presidente Dilma participou da cerimônia de abertura e falou sobre suas influências literárias, no Riocentro, na Zona Oeste da cidade.



Entre os destaques da programação, está a escritora americana Anne Rice, criadora do clássico "Entrevista Com o Vampiro", de 1976. Na Bienal, ela participa de um encontro com fãs na tarde da próxima quarta-feira (7), em que falará também de seu novo livro, "De Amor e Maldade".

Outro encontro com autor que promete auditório lotado será da estrela teen Hilary Duff, que vem falar sobre sua estreia como escritora, o romance "Elixir". A atriz e cantora fará palestra às 12h de domingo (4) e em seguida participa de uma sessão de autógrafos.

Ainda entre os autores estrangeiros que vêm à festa literária estão William P. Young, do best-seller "A Cabana", Patricia Schultz, criadora do guia "1.000 Lugares Para Conhecer Antes de Morrer", Lauren Kate, da série de anjos "Fallen", Alyson Noël, da saga adolescente "Os Imortais" e Lisa Sanders, consultora da série de TV "House", além do indiano Amitav Gosh, a americana Audrey Niffenegger, o angolano Pepetela, o francês Marc Levy, o português Gonçalo M. Tavares, o americano Scott Turrow, entre outros.

O público também poderá ver de perto escritores brasileiros como Luis Fernando Veríssimo, Ana Maria Machado, Ferreira Gullar, Zuenir Ventura, Ruy Castro, Laurentino Gomes, Isabel Lustosa, Fernando Moraes, Thalita Rebouças e outros, que estarão presentes na programação oficial e vão lançar seus novos livros na feira.

Brasil é país homenageado
Segundo os organizadores, são esperados 640 mil visitantes até o fim da Bienal, que vai ocupar uma área de 55 mil m², com 950 expositores. Paralelamente à programação oficial do evento, editoras farão sessões de autógrafos, debates e contação de histórias para o público infantil.

Mais de 1 mil títulos deverão ser lançados e cerca de 2,5 milhões de exemplares devem ser vendidos nos 11 dias de evento. O tema deste ano é o Brasil, o que levará os visitantes a participar de uma serie de ações, nos diversos espaços, para discutir a cultura e a realidade do país.

Espaços culturais
Vários espaços culturais foram montados nesta edição da Bienal para atender ao mais diversificado público. O Café Literário é um dos mais disputados. Neste anos, serão 38 debates em clima descontraído para aproximar leitor e autor em mesas de temas diversos, como música, poesia, quadrinhos, romance policial, livro digital e até surf. O espaço terá ainda duas novidades: o Sarau Poético, que será voltado à poesia, e o Debateboca, com ritmo dinâmico de perguntas e respostas.

O Mulher e Ponto é um espaço criado para reunir escritoras que retratam em suas obras os mais variados temas de interesse feminino. No livro em cena, personagens criam vida nas vozes de atores convidados. Entre eles, Eriberto Leão, Elba Ramalho, Ricardo Blat, José Wilker, Marcello Antony e Camila Morgado.

O espaço Encontro Com Autores promete ser um dos mais populares, principalmente no dia 7, quando Anne Rice irá conversar com o público. Já o Conexão Jovem é para quem curte literatura adolescente e terá a participação de Hilary Duff e Thalita Rebouças.

Entre os escritores que prometem lotar o auditório da Bienal, com capacidade para 400 pessoas, estão ainda as americanas Alysson Noël e Lauren Kate, das séries de fantasia "Os Imortais" e "Fallen", e a brasileira Thalita Rebouças. O carioca Eduardo Sporh, de "A Batalha do Apocalipse", também vai participar das sessões.

Para a criançada, o evento terá os espaços Maré de Livros e a Biblioteca Mirim, ambos com programação infantil, área interativa e contação de histórias.
Visitação escolar
Estudantes de escolas públicas e particulares ocuparão os corredores da Bienal durante seis dias. Eles são convidados pela organização para conhecer o evento, estimular a imaginação e se aproximaresm do mundo dos livros.

Neste ano, foram disponibilizadas 170 mil vagas, que se esgotaram em três dias. Os estudantes inscritos na visitação irão ganhar um voucher de R$ 5 que poderá ser trocado por um livro no mesmo valor que será disponibilizado pelos expositores.

Bienal digital 
O espaço Bienal Digital é uma das principais novidades do evento. Localizado no pavilhão verde e com 120 m² de área, o ambiente vai oferecer ao público a oportunidade de experimentar as novas formas de leitura proporcionadas pelos tablets. Mais de 20 aparelhos das principais marcas serão disponibilizados ao público, entre eles, o Ipad 2, da Apple, o Samsung Galaxy Tab e o STi my Pad, da Semp Toshiba.

Ingressos
O ingresso para entrar na Bienal custa R$ 12 e pode ser adquirido com antecedência pela internet ou nos pontos de venda cadastrados. Quem preferir pode comprar na hora, na bilheteria do Riocentro. Estudantes e maiores de 60 anos pagam metade deste valor.

Para professores e bibliotecários, entre outros profissionais ligados ao mercado editorial, o acesso é gratuito, desde que a pessoa se cadastre no site da Bienal e leve um documento de identificação e comprovante da profissão para o Riocentro.

De acordo com a organização, cada pessoa pode comprar, no máximo, cinco ingressos por CPF.
Bienal do Livro do Rio de Janeiro
Data: de 1º a 11 de setembro de 2011
Local: Riocentro, Avenida Salvador Allende, nº 6.555, Barra da Tijuca.
Horários: dia 1º, das 12h às 22h; dias 2, 5, 6, 8 e 9 de setembro, das 9h às 22h; dias 3, 4, 7, 10 e 11 de setembro, das 10h às 22h.
Outras informações: (21) 3035-9200 
Clique para baixar o seu mapa da Bienal com todas as localizações do evento.
Fonte: Globo.com

2 Comentários

  1. Ah... Louca para ir, mas não vai dar! :)
    Fico aqui na invejinha boa!
    Bjus,
    Náh - Ler, Dormir, Comer...

    ResponderExcluir
  2. eu fui com o colégio mas ñ deu para ver muita coisa pois o meu grupo era guiado e estava com uma menina q parava em todos os estandes então agente só conseguiu ver o estande verde

    ResponderExcluir