Título: Cidade das Cinzas - Vol. 2, Série Os Instrumentos Mortais
Autora: Cassandra Clare
Ano: 2011
Número de Páginas: 406
Editora: Galera Record

Sinopse:  Jace parece determinado a deixar todos ao redor enfurecidos. O Caçador de Sombras já é visto com desconfiança, pois seu pai, Valentim, quer dominar o mundo. Além disso, triângulos amorosos surgem, vampiros renascem e angústias adolescentes florescem em seu grupo de amigos.






Pode conter spoilers para que não leu o primeiro volume.

Minha Opinião: Já deu pra perceber que até a sinopse é curta né? Tudo para não estragar todo o suspense que envolve esse segundo volume da série que a cada dia agrega mais e mais fãs. Após ler 'Cidade dos Ossos' eu não podia acreditar que alguém conseguiria recriar um mundo tão fascinante envolvendo as principais criaturas sobrenaturais de uma forma tão interessante e instigante. E Cassandra Clare conseguiu, tanto que a série - que antes passava despercebida - hoje está prestes a se tornar filme e convenceu a Galera Record a investir em seu sucesso e publicar o segundo volume aqui no Brasil, para a nossa sorte, é claro.
É até difícil tentar resenhar um livro com tantos mistérios e revelações cada vez mais bombásticas e que me conquistou ao ponto de me fazer virar fã de carteirinha. Mas vou fazer o meu melhor, vamos lá! =)

Depois do final surpreendente e bombástico (vai dizer que aquela notícia não pegou todo mundo de surpresa?), em 'Cidade das Cinzas' a situação continua extremamente conflitante para todos os personagens envolvidos. E já no prólogo, a história se inicia com um ritual misterioso que contém a participação de Valentim e que dará margem para o clima eletrizante de todo o livro.
Após o Cálice Mortal ter sido roubado por Valentim, mais um dos Intrumentos Mortais é levado e todas as suspeitas recaem sobre Jace, acusado de estar ajudando seu pai no plano perverso para obter mais e mais poder e finalmente destruir a Clave. E a cada passagem do livro, o medo cresce por não saber que destino Jace irá seguir - o de seu pai ou à favor da Clave. Tenso. Muito tenso.
"E o Senhor disse a ele: Portanto quem quer que ataque Caim, a vingança se abaterá sobre ele sete vezes. E o Senhor fez uma Marca em Caim, para que nada que o encontre possa matá-lo." 
Vemos como Clary se adapta melhor à sua nova condição de Caçadora de Sombras e como vai descobrindo cada vez mais o mundo de criaturas sobrenaturais que ficou escondido dela por tanto tempo. 
Acompanhamos também o triângulo amoroso entre Jace-Clary-Simon e é praticamente impossível não resistir ao jeito e as frases de impacto de Jace, nosso Caçador de Sombras preferido e esnobe (hehe). E, é claro, ao jeito fofo e amigo de Simon tentando fazer com que Clary goste mais dele do que demonstra. Pitadas de ciúme recheiam o livro e que por si só já são sinônimas de boas gargalhadas. E um capítulo a parte - que pressinto ser unânime entre quem leu esse livro - me deixou com borbulhas no estômago. =)
"Podia sentir o peso frio e úmido das roupas, geladas e grudadas na pele, o ar doce da caverna, ainda mais frio, e as mãos de Jace em seus ombros, as únicas coisas calorosas. Em seguida ele a beijou."
Alguns acontecimentos importantes marcam os capítulos, como por exemplo o Jace ser expulso do Instituto e a aparição de novos personagens que serão muito importantes e necessários no futuro. Conhecemos a Inquisidora chamada Imogen Herondale, que muito se assemelha à malvada Dolores Umbridge por seu jeito arrogante e insensível, exigindo sempre a máxima disciplina de todos que servem à Clave. Mas, diferente da Dolores da série Harry Potter, Imogen acaba por deixar uma revelação não completa no ar capaz de mudar o rumo de muita coisa nessa história.

Entre os novos personagens, conhecemos melhor o bando de Luke - os lobisomens. E entre eles há uma garota lobisomen, Maya, que terá o coração balançado para o lado de Simon. E não menos importante, conhecemos também os pais de Alec e Izabelle, e Max, o irmãozinho caçula deles que é super fofo e fã de Jace.

Outros personagens já conhecidos, como Magnus Bane, continuam nos arrancando boas gargalhadas com seu jeito espalhafatoso e seu romance-não-totalmente admitido por Alec. Muito engraçado!

Aliás, o nome dado ao livro (Cidade das Cinzas) se deve ao fato de que sempre que um Caçador de Sombras morre, seus ossos são cremados e utilizados para servirem de base na Cidade do Silêncio, residência e esconderijo dos Irmãos do Silêncio e para onde são levados os criminosos e desobedientes à Clave. Ou seja, com diz Jeremiah:
"- O sangue e os ossos de assassinos de demônios são, em si, uma proteção forte contra o mal. Mesmo na morte, a Clave serve à Causa."
Brigas familiares, transformações surpreendentes, provas de amizade e de amor, revelações e surpresas preenchem e transformam 'Cidade das Cinzas' em um ótimo livro, terminando com uma revelação que deixa no ar uma curiosidade terrível que só será explicada no terceiro volume 'Cidade de Vidro' (Eu já li e tenho que dizer que é ainda melhor que os 2 primeiros!!!). Resumindo: Perfeito e recomendadíssimo!!

PS: Eu não podia deixar de separar alguns quotes apaixonantes e tensos d+ que me deixaram suspirando e com o coração na boca enquanto lia. =P
"- Jace - disse ela. - Por que você está fazendo isso comigo?
- Porque você está mentindo para mim. E está mentindo para si mesma
Os olhos de Jace estavam em chamas, e mesmo as mãos dele estavam entulhadas em seus bolsos, ela podia ver que elas estavam fechadas em seus punhos."

"(...)- Por que eu tenho que te contar tudo sobre como me sinto se você nunca me conta nada? É como dar com a cabeça na parede, só que, se pelo menos eu estivesse batendo com a cabeça na parede, poderia parar."

"Ele soltou a mão dela, mas continuou a olhá-la fixamente, quase como se quisesse memorizar seu rosto.
- Eu sei - disse ele. - Toda vez que você quase morre, eu quase morro também."
É ou não é pra morrer, gente? *--* (Meu lado Team Jace aflorando mais do que o necessário aqui) kkkkkkkkkkk

Compre agora!


Nível do vício: 

13 Comentários

  1. Ahhh eu ainda n li o primeiro livro =/

    Adorei essa capa, mais bonita que a primeira

    beijocas

    ResponderExcluir
  2. oooh ameeei as quotes. Mas quase não entendi nada da resenha por não lido ainda o primeiro, que, já te contei? ganhei numa promoção \o/
    Que lindoooo
    Assim que eu ler venho dar minha opinião, beijosss

    ResponderExcluir
  3. Esta é uma sérieque pretendo ler em breve. Bjs, Rose;D

    ResponderExcluir
  4. Eu tbém quero ler, aguardando uma promoção assim compro os dois Cidade dos Ossos' e Cidade das Cinzas

    Beijos
    Blog Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  5. Oi Michelle!

    Eu ainda não li essa série, mas ouço tantos elogios que estou surtando de vontade!

    B-jussss! ♥

    ResponderExcluir
  6. a cada resenha eu fico mais curiosa, e nem li Cidade dos Ossos ainda! meu consolo é saber que pelo menos já o tenho em mãos, e que até o fim do ano, se Deus quiser, consigo lê-lo! :)

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li Cidade dos Ossos mas ele tá me esperando aqui! heaueuihe :D Tô muito ansiosa pra começar a ler essa série :D

    bjs
    www.booksemporium.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Pulei algumas partes da resenha, já que ainda estou lendo Cidade dos Ossos.
    Pelo que percebi, realmente parece ser ótimo e ter ficado ainda melhor que o primeiro. =)
    No começo, achei um pouco estranho e pensei que não fosse gostar muito. Mas agora acho que a leitura está engrenando de novo e tá ficando bem melhor. ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Jace... Jace...
    Nossa fiquei ansiosa para ler o livro só pelo trecho: "... Toda vez que você quase morre, eu quase morro também".
    Michelle não sei você, mas eu acho ele tão Patch...
    Eu quero!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. ai ai preciso le esse livro rs

    ResponderExcluir
  11. Praticamente comi esse livro, é muito bom!

    ResponderExcluir
  12. Ainda n li o primeiro volume, mas to muito curiosa! Essa serie parece ser muito boa!

    ResponderExcluir
  13. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir