Você sabia que hoje é comemorado o Dia Nacional do Livro?


O dia 29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810 (ela está completando 200 aninhos!!). Só a partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil. O primeiro livro publicado aqui foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época, a imprensa sofria a censura do Imperador. Só na década de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro de 1925.

O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo. Ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa. É importante para as crianças ter o hábito da leitura porque com ela, se aprimora a linguagem e a comunicação com o mundo. O livro atrai a criança pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio e pela emoção das histórias. Comparado a outros meios de comunicação, com o livro é possível escolher entre uma história do passado, do presente ou da fantasia. Além disso, podemos ler o que quisermos, quando, onde e no ritmo que escolhermos.

Portando, nada melhor do que comemorar esse dia: lendo; presenteando com livro, ou, escrevendo uma frase bem legal para alguém.

"Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso,
você vai me entender.
mergulhe de cabeça
na imaginação!"
(Clarisse Pacheco, Caderno de Poesias, 2003.)

5 Comentários

  1. Feliz Dia Nacional do Livroooo \o\

    Paula Freitas

    ResponderExcluir
  2. Aeh!! Feliz dia Nacional do livro a todos..

    ResponderExcluir
  3. Adorei a homenagem!!! Li atrasada >.< Mas adorei!!.

    ResponderExcluir
  4. Feliz Dia Nacional do Livro!!!! \ooooooooooo/

    Beijossssssssssssss

    Vivian

    ResponderExcluir