Título: Quem é você, Alasca?
Autor: John Green
Ano: 2015 (Edição Comemorativa de 10 Anos)
Número de páginas: 298


Sinopse: Miles Halter estava em busca de um Grande Talvez. Alasca Young queria saber como sair do labirinto. Suas vidas se colidiram na Escola Culver Creek, e nada nunca mais foi o mesmo.
Mas antes, um breve resumo de como tudo aconteceu:
Miles Halter vivia uma vidinha sem graça e sem muitas emoções (ou amizades) na Flórida. Ele tinha um gosto peculiar: memorizar as últimas palavras de grandes personalidades da história. Uma dessas personalidades, François Rabelais, um escritor do século XV, disse no leito de morte que ia em “busca de um Grande Talvez”. Para não ter que esperar a morte para encontrar seu Grande Talvez, Miles decide fazer as malas e partir. Ele vai para a Escola Culver Creek, um internato no ensolarado Alabama.
Lá, ele conhece Alasca Young. Ela tem em seu livro preferido, O general em seu labirinto, de Gabriel García Márquez, a pergunta para a qual busca incessantemente uma resposta: “Como vou sair desse labirinto?” Inteligente, engraçada, louca e incrivelmente sexy, Alasca vai arrastar Miles para seu labirinto e catapultá-lo sem misericórdia na direção do Grande Talvez. Miles se apaixona por Alasca, mesmo sem entendê-la, mesmo tentando sem sucesso decifrar o enigma indecifrável de seus olhos verde-esmeralda. 

Resenha: Oi Povo, tudo bem?
“Quem é você, Alasca?” foi o primeiro romance publicado pelo nosso querido John Green a 10 anos atrás, para comemorar essa data tão importante a Editora Intrínseca lançou um edição comemorativa de 10 anos. Os conteúdos extras são: apresentação de John Green, respostas de John Green às perguntas dos fãs, cenas cortadas do manuscrito original e detalhes do processo de edição do romance. Curti muito ver os emails trocados entre John e sua editora Julie, só assim pude entender como foi importante essa troca para o livro. 
Quando começei a ler esse livro fiquei com um enorme pé atrás porque esse era o primeiro romance escrito por John e os livros que já tinha lido anteriormente foram livros com ele já maduro na sua profissão. Mas, “Quem é você, Alasca” me surpreendeu.

Miles Halter vive com seus pais na Flórida e sua vida é um verdadeiro “fracasso”. Ele não tem amigos  no colégio e nem fora dele. Vive mais tempo em casa lendo biografias do que se divertindo, Miles tem mania de memorizar a última frase das pessoas antes de morrer, por esse motivo ele curti tanto biografias. O escritor François Rabelais, disse no leito de morte que “ia em busca de um Grande Talvez”. Miles, após ler essa biografia fica com suas palavras na cabeça e simplesmente não consegue esquecer. Ele sente a necessidade de sair e procurar o “Grande Talvez” e com isso resolve mudar radicalmente sua vida, se mudando para um internato no Alabama. Seu pai estudou no mesmo internato para o qual está indo, e ele já ouviu muitas histórias das aventuras vividas por lá. 
Antes de mudar para a escola sua mãe resolve dá uma festa de despedida que também é um fracasso, pois apenas duas pessoas aparecem para se despedir e para piorar eram duas pessoas chatas. Com isso Miles tem mais certeza que talvez esteja fazendo a escolha correta.
“A única coisa pior do que dar uma festa a que ninguém vai é dar uma festa à qual só vão duas pessoas extrema e profundamente desinteressantes”. Pág: 16
Chegando na escola Culver Creek, Miles percebe logo percebe que sua vida vai ser completamente diferente. De cara ele faz um amigo, chamado Chip, que é um adolescente muito louco, mas no decorrer do livro descobrimos que tem um coração enorme. Eles dividem o mesmo quarto no dormitório. Chip também tem um costume diferente, ele grava os países e suas capitais. Chip é conhecido pelo apelido de Coronel e apelida Miles de bujão, pois ele é exatamente o oposto a isso.
Coronel é amigo de Alasca Young. Claro que Bujão logo de cara se apaixona, afinal ela é linda, inteligente, engraçada e ao mesmo tempo melancólica. Sabe aquele tipo de personagem que você ama e odeia? Se sim, Alasca é desse jeito. 
“Sinto-me um idiota cego de paixão, eu me levantei para fechar a porta.” Pág:36
Uma das coisas que mais curti em Alasca, foi o jeito que ela defendia seus ideais, principalmente aqueles que defendem as mulheres. Ela falava o tempo todo:
“Não trate o corpo das mulheres como mero objeto!”. Pág: 79
Diferente da outra escola onde Bujão era ignorado por não ter amigos, nesta nova escola ele chega a sofre um trote por ter amigos. No decorrer do livro entramos no mundo de uma escola de internato, onde os alunos bebem e fumam escondidos. Onde existem pessoas que são filhos de papai que pagam uma fortuna para estarem lá, essas pessoas são conhecidas como “Guerreiro da Segunda à Sexta”. Onde existem pessoas que são bolsistas e dão valor a educação.
No meio de toda essa loucura Bujão e seus amigos, vão amadurecendo e se apaixonando, até que uma coisa acontece que muda todo rumo da história.
Mais que isso não posso contar para não soltar um mega spoiler, mas devo dizer que o acontecimento é daqueles que você fala: “Não acredito!”. 
Para fechar com chave de ouro só posso dizer que indico o livro, pois ele retrata como os amigos são importantes. John tem o poder de fazer os leitores se emocionarem.


Nível do vício:

33 Comentários

  1. Oie,
    Sou suspeita para falar de John Green, já que amo ele e suas obras. "Quem é você Alasca?" é um livro que me surpreendeu.
    Sua resenha ficou ótima!

    Beijos,
    Juh
    umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Iris!
    Do John Green só li A culpa é das estrelas, que amei tanto que tenho medo de não gostar dos outros livros. Que bom saber que Quem é você Alasca não te decepcionou!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora,
      Você tem que criar coragem e ler os outros! rs

      Excluir
  3. Olá, Iris.
    Adorei sua resenha sobre, Quem é Você Alasca.
    Confesso, que já li um livro do autor, e não gostei tanto, mas pretendo ler outros.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Íris! Estou ansiosa para ler Quem é Você, Alasca?! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    adorei sua resenha. Este livro é realmente muito bom neh?
    Para falar a verdade é o que mais me agrada do autor.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa,
      Mt bom mesmo! O John sempre surpreende!

      Excluir
  6. Olá Iris.
    Infelizmente esse livro foi minha segunda decepção com o autor. Já não tinha gostado de ACEDE e resolvi ler esse para tirar a má impressão e acabou que gostei menos ainda. Mas que bom que para você funcionou.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil,
      Caramba é difícil achar uma pessoa que não curti os livros de John!

      Excluir
  7. Esse livro me decepcionou. Não achei de todo ruim, mas eu esperava mais. Foi o terceiro que li do John Green e não gostei tanto dele.

    Beijos
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Esse foi o primeiro livro escrito por ele é natural gostar menos do que os outros que ele lançou depois.

      Excluir
  8. Oi Iris,
    Amei saber mais sobre esse livro e não sabia dessa edição haha
    Todo mundo me indica ele...pelo fato de eu não ter achado um favorito dele, ainda.
    O protagonista já me agradou, pela resenha :D

    Ótima resenha.

    bjs e tenha uma ótima quinta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. Olá, Iris!

    Sou perdidamente apaixonada pela escrita do John Green... esse é um dos meus livros prediletos do autor. Parabéns pela resenha, está ótima!

    Beijos, And!

    - Tem post novo: Blog Cantinho da And -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andresa,
      Ahh é quase impossível não se apaixonar por John! Rsrs

      Excluir
  10. Já faz muito tempo que estou em ler esse livro, confesso que estou enrolando, porque já sei o que acontece, ai nem estou tão curiosa haha.

    Beijos ♥
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joice,
      Ahh quando já sabemos o que vai acontecer, o livro realmente perde a graça!

      Excluir
  11. Também tenho o mesmo receio que você, porque achei que por ser o primeiro livro dele, seria, sei lá "menos legal" hahaha, mas estou convencida a dar uma chance, ainda mais agora que vai virar filme né? Sou dessas que se sente pressionada a ler um livro da lista quando ele é anunciando para uma adaptação.

    Estou bastante curiosa pelo feminismo que você citou da personagem principal.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ágata,
      Também curto ler o livro antes de virar filme! :D

      Excluir
  12. Oiii!

    Acho que agora tô preparada para ler esse livro. Tinha medo de ler, porque sabia que iria chorar horrores, mas depois que sentir mais o autor em Cidades de Papel, tô pronta!

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Iris, tudo bem?

    Eu não gosto do John Green. O único livro que li dele foi ACEDE e não gostei. Desde então eu peguei implicância e nunca mais li nada. Sei as histórias por alto, mas elas não despertam meu interesse, infelizmente.
    Mas eu não sabia que QEVA tinha sido publicado há dez anos por ele! Bacana!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook - Participe do sorteio e concorra
    a um exemplar do livro Como Eu Era Antes de Você e a um lindo marcador de página pintado à mão! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires,
      É super raro conhecer alguém que não curti os livros e John, mas entendo quando vc diz que tem "implicância". Tenho isso alguns autores! Rsrs

      Excluir
  14. Olá,
    Já li esse livro do autor e foi bem ok, estava com muitas expectivas e acabei me decepcionando, ainda assim quero ler mais coisas dele.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gui,
      È super chato quando nos decepcionamos, mas leia os outros!

      Excluir
  15. Nunca li nada do John Green. Sempre fiquei com um pé atrás porque a escrita dele, ao que me parece, é bem voltada ao público adolescente (criei um certo receio de que poderia ser chato), mas depois dessa resenha.... deu muita vontade de ler "Quem é você, Alasca?", afinal uma recomendação aqui do blog nunca é ruim :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina,
      Obrigada pelo elogio e pela confiança! :D

      Excluir
  16. Ai Senhor, mais um da lista dos desejados e ainda não lidos, nem comprados, nem nada. Faz tempo que ensaio esta leitura...Também quero tirar minhas conclusões, já sei que vou no mínimo adorar!!!

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      Então fiquei de olho nas promoções! Rsrss ahhh se puder comprar essa edição é uma boa pq ela tá um luxo!

      Excluir
  17. Ai Senhor, mais um da lista dos desejados e ainda não lidos, nem comprados, nem nada. Faz tempo que ensaio esta leitura...Também quero tirar minhas conclusões, já sei que vou no mínimo adorar!!!

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir