Título: A Escolhida
Série: O Doador de Memórias
Autor: Lois Lowry
Ano: 2014
Número de Páginas: 192
Editora: Arqueiro

Sinopse: “Lois Lowry possui uma capacidade magistral de construir mundos reais e imaginários. A civilização futurista de A escolhida é uma de suas mais poderosas criações.” – Booklist

Órfã e portadora de uma deficiência, Kira precisa enfrentar um futuro assustadoramente incerto. Vivendo em uma civilização que descarta os mais fracos, ela sofre hostilidade dos vizinhos, que a acusam de ser inútil para a comunidade.
Quando é chamada a julgamento pelo Conselho dos Guardiões, Kira se prepara para lutar pela vida. Mas, para sua surpresa, os autoritários chefes já têm outros planos e a encarregam de uma tarefa grandiosa: restaurar os bordados de uma túnica centenária que contam a história do mundo.
Escolhida por seu talento quase mágico para bordar, a jovem fica radiante com a honraria. Quando dá início ao minucioso serviço de investigação do passado, ela depara com uma série de mistérios nas profundezas do universo que achava conhecer tão bem. Confrontada com uma verdade chocante, Kira precisará tomar decisões que mudarão sua vida e toda a comunidade.
Em 'A escolhida', Lois Lowry traz ao leitor personagens e cenários distintos de O doador de memórias, mas que complementam a sensacional distopia e abrem um novo horizonte de reflexão para a tetralogia.

"Orgulhe-se de sua dor", sua mãe sempre lhe dizia. "Você é mais forte do que aqueles que não sentem dor alguma.

Resenha: Olá galera!

A Escolhida é o segundo livro da série O Doador de Memórias, clique para ler a resenha.

Nesse livro conhecemos um grupo de pessoas bem diferente do anterior, em o Doador de Memórias tudo era estruturado, organizado, limpo e sem cor, em A Escolhida as pessoas são mais violentas, sujas e a cor é essencial, mas em um ponto eles concordam, deficiências não são aceitáveis.

O livro conta a história de Kira, uma jovem com um incrível dom para tecer, e por isso cria coisas magníficas com suas mãos, mas possui uma perna defeituosa, o que para seu povo significaria a morte ao nascer, principalmente depois que seu pai foi morto pelas feras, mas graças a determinação de sua mãe e posição de seu avô, foi lhe permitido viver.

Anos depois sua mãe fica muito doente e morre, agora Kira enfrenta a hostilidade de vizinhos que querem que ela seja executada, pois não pode ajudar em nada a comunidade. Contudo, o Conselho dos Guardiões conhece a habilidade quase mágica de Kira para bordar e permite que ela viva no Edifício do Conselho e restaure a túnica do Cantor, essa túnica conta a história da humanidade, diferente de O Doador de Memórias, onde eles não tinham lembranças.

Em seu novo lar Kira conhece Thomas, ele também possui um dom quase mágico para esculpir, surpreendentemente seus pais também morreram quando ele era bem jovem, agora ele é responsável por esculpir o cajado do Cantor.

Apesar de seu dom, ela não sabe tingir as linhas, e por isso tem aulas com Annabella, a tintureira que ensinou sua mãe.
- Vejo que ocê tá com medo - observou a tintureira.
- Uma fera me seguiu pela trilha - explicou Kira, tentando respirar normalmente. O pânico começava a diminuir...
- Quando Matt e Toquinho vem comigo, nada me persegue.
Annabella riu.
- Não tem fera nenhuma.
No dia seguinte a tintureira morre, e coisas estranhas começam a acontecer.
Matt é um pequeno super fofo, que a ajuda sempre que pode. De repente Matt foge da comunidade em busca de um presente para a amiga, deixando Kira e Thomas muito preocupados.

Quais os mistérios rondam essa estranha cidade?

Minha Opinião: o livro é ótimo, mas diferente do anterior. Vocês terão boas e más surpresas. Fiquem de olho em Matt, um garoto travesso, mas de bom coração.
Prestem atenção nos detalhes, é através deles acredito que em algum momento a história dos dois livros irão se cruzar.

Super ansiosa pelo próximo livro :D

Nível do vício:

5 Comentários

  1. Oi, Anne.
    Não sabia que era uma série, eu já tinha ouvido falar do Doador de Memórias.
    Achei muito fofa a premissa, acho que eu vou gostar.
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  2. Oi, Anne!

    Eu não li o primeiro livro, mas assisti o filme e gostei muito. Não curto muito a história desse, acho que fugiu bastante do universo da série...não sei se essa era realmente a intenção, mas gostaria de saber o que acontece depois daquilo que aconteceu no primeiro livro! Se as histórias se cruzarem mesmo daí dá pra entender a diferença... hahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  3. Oi Anne!

    Não li o primeiro da série então li a resenha muito por alto, no momento não é uma leitura que faria agora. Principalmente por não ter o livro na estante e os que estão aqui são muitos e quero prioriza-los

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Anne!
    Tenho muita vontade de ler O Doador de Memórias, não sabia que tinha continuação! Gostei muito da resenha, o enredo é ótimo. Fiquei curiosa. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Participe do sorteio

    ResponderExcluir
  5. Anne, não li "O doador de Memórias", também não vi o filme, estou me decidindo ainda por qual começar. Mas lendo essa sua resenha do proximo livro, fiquei ansiosa em saber o que acontece em ambas as histórias. Amei a resenha.

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir