Título: A formatura
Autor: Joelle Charbonneau
Ano: 2014
Número de Páginas: 320
Editora: Única


Sinopse: O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas.
Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso.
Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos.

Spoiler “O Teste” e "Estudo Independente"!!! 

Resenha: Oi Povo, tudo bem?
"A Formatura" é  último livro da trilogia "O Teste". Sabe aquele livro que você começa a ler e não consegue largar até saber o final? "A Formatura" é esse tipo de livro! Rsrs
Cia sempre sonhou entrar para a universidade para ajudar a reconstruir seu país, mas quando entrar para a universidade descobre que nem tudo é o que parecer ser. Ela esta disposta a mudar isso e poupar vida de adolescentes que entram para O Teste e para universidade. E com isso ela precisa acabar com O Teste definitivamente e finalmente saber o que aconteceu com os alunos redirecionados. Ela não consegue acreditar que as mentes mais brilhantes do país foram mortas sem nenhuma chance.
Sempre gostei de Cia desde do primeiro livro, mas nesse último livro ela conquistou meu respeito! Rsrs Do primeiro ao última o livro da trilogia acompanhamos a evolução da personagens. Ela é uma líder nata, mas soube aprender muito com que passou no O Teste, Nos Estudos Preliminares e na Iniciação.
Para acabar com O Teste, Cia resolver confiar na presidente Collindar e contar tudo o que aconteceu. Após, a conversa com a presidente ela ganha um missão “impossível”, ela deve eliminar os principais responsáveis pelo O Teste.
Cia volta para universidade sem saber o que deve fazer, será que ela deve confiar na presidente e eliminar todos os membros da lista?
"- Cia, eu preferiria não envolver você nisto, mas às vezes um líder tem que confiar nos recursos disponíveis. Minha equipe foi infiltrada uma vez, pelo que sabemos. Acredito não haver dúvida de que onde existe um espião há outros, o que significa que não se pode confiar nas pessoas deste prédio. Nem nos rebeldes." Pág: 44
Ela resolve seguir seus instintos, afinal foi isso que a manteve viva desde que saiu de Cinco Lagos. Com isso Cia, resolve montar uma equipe para ajuda-lá, mas o conselho de seu pai não lhe sai da cabeça. Então ela faz um teste com todos os da sua “equipe”. Será que todos os membros escolhidos passaram no teste?
"E se as pessoas a quem eu resolver pedir pra participar dessa terrível empreitada estiverem dispostas a lutar por essas coisas, ainda resta uma pergunta: dá para confiar nelas?" Pág: 98
Confesso, que nessa hora fiquei surpresa com a força que ela teve de testar seus próprios amigos.
Daí em diante o livro ficar cada minuto mais eletrizante, pois num lado encontramos Cia e sua equipe do outro encontramos os rebeldes. Entre os rebeldes está o irmão mais velho dela (Zeen), esse fato só dá mais força para que ela consiga acabar com O Teste sem estourar uma verdadeira guerra civil.

Sério, não posso contar mais que isso por que tudo pode ser uma grande spoiler!! Rsrsrs A única coisa que me deixou chateada com esse livro foi que o final deixa margem para mais uma trilogia.

Nível do vício:

18 Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Iris.
    Fico feliz que o fim dessa trilogia tenha sido bom e que tenha agradado. Quanto ao fim que dá margem para continuação, isso está quase virando uma tendência.
    Excelente dica.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Confesso que dá margem a continuação da vontade de matar! hahahaha
      Bjs!

      Excluir
  4. Assim que der vou ler essa trilogia. Tenho muita vontade de ler. Que bom que o ultimo livro é daqueles que não conseguimos largar, sinal que deve ser ótimo hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/5/15 20:41

    Detesto estas histórias que dão margem para continuações sério, me irrita. Logo que não curto muito trilogias, daí... Então, querida este eu passo. Mas fico feliz que tenha gostado. Beijocas.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  6. Ai, não li a resenha por causa da indicação de spoiler, já que to LOUCAAA pra ler essa série! heheheh Mas adorei o blog, viu, Iris? Parabéns!

    Beijão, Guta!
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha Iris. Só ouço ótimos elogios a respeito desta distopia. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Iris,
    Eu amei o primeiro livro e estou lendo o segundo, e adorando.
    Gosto da escrita da autora e espero que nada aconteça com Zeen haha

    bjs e tenha um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana,
      Não posso contar o que vai acontecer com o Zeen, mas é tenso! Rsrs

      Excluir
  9. Acredita que não sou muito fã de distopias? Hehe, acho que não sou meio normal mesmo pois, vejo todo mundo super elogiando os livros e filmes do gênero e eu sigo nos romances, rsrs. Mas se tem uma série que me faria dar uma chance, seria esta...

    Beijo, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      Ah também amo romances, mas as vezes curto algo diferente!

      Excluir
  10. A formatura é o único que falta para completar minha sequência de livros da série, eu simplesmente amo, tenho O teste e Estudo independente autografados, sou apaixonada <3 A escritora é um amor, amei sua resenha, só me deixou mais curiosa ainda de ler !!

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir