Título:  A última carta de amor
Autor: Jojo Moyes
Ano: 2012
Número de páginas: 284


Sinopse: Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. De volta à casa com o marido, ela tenta, em vão, recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer falta alguma coisa. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por “B”, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante. Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalhava. Obcecada com a ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido — em parte porque ela mesma está envolvida com um homem casado —, Ellie começa a procurar “B”, sem desconfiar que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas do seu próprio relacionamento.

Resenha:
Em à última carta de amor mais uma vez Jojo Moyes me deixa deslumbrada, emocionada e rindo à toa.
O livro alterna entre o passado e o presente. Logo no início conhecemos Ellie Haworth, uma jornalista do Nation que está envolvida com um homem casado e passa os dias tentando decifrar suas mensagens. Quando vai ao arquivo do jornal, a procura de uma nova e magnífica matéria, ela se depara com uma carta de amor datada de 4 de outubro de 1960.

A única forma de eu poder suportar isso é estar em um lugar em que não a veja nunca, em que eu não seja assombrado pela possibilidade de vê-la com ele. Preciso estar em um lugar onde a pura necessidade impeça que você ocupe cada minuto, cada hora dos meus pensamentos. Aqui isso é impossível.
Vou aceitar o trabalho. Estarei na Plataforma 4, Paddington, às 19h15, sexta-feira à noite, e nada no mundo me faria mais feliz do que você encontrar coragem para vir comigo.
...
Saiba que você tem meu coração, minhas esperanças, em suas mãos.
Seu,
B.
Trecho da carta Pg 21 e 22

Ellie ao ler a carta fica com os olhos cheios d'agua e com a curiosidade de jornalista aguçada.

Nesse momento somos transportados a 1960, para conhecer a história de amor que deu início a tudo. 
Jennifer acorda em uma cama de hospital, sem saber o que aconteceu ou mesmo quem é, mas quando abre os olhos ali está Laurence, seu marido, pelo menos é isso o que ele diz ser. 
Aos poucos Jennifer vai descobrir seu passado em cartas de amor escondidas pela casa, mas quem será B. Ela não se lembra, mas vai descobrir  porque um amor assim não acaba.

No decorrer do livro vamos conhecer a história de amor conturbada de Jennifer e B., a raiva de Laurence que acredito eu a amava verdadeiramente, mas nem por isso era um bom marido, e não menos importante Ellie a jornalista que está deixando sua carreira ir por água abaixo por um amor no qual só ela acredita.

A última carta de amor vai deixar o leitor nas nuvens, acreditando que tudo é possível, basta coragem e a certeza de seu coração.

Atenção para os trechos de carta no decorrer do livro. São de pessoas anônimas ou famosas, mas assim como farão você sorrir, também a farão  sentir a dor da pessoa a quem foi destinada.

Nível do vício:

6 Comentários

  1. Oii
    Acho a capa desse livro tão fofa.
    E sou doida pra ler algo da autora, sempre leio resenhas positivas.

    E lendo a sua resenha, já vi que pode ter partes emotivas.. gosto quando leituras envolvem cartas, mensagens...

    bjs e tenha um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tenho esse livro, mas está na listinha dos desejados, acho que vou adorar essa leitura!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Anne!
    Nunca li nenhum dos livros da Jojo Moyes, mas simpatizo com as premissas dos livros da autora (mesmo não sendo fã de romances). Nessa, gosto da ideia das cartas e da divisão temporal. Você acha que é um bom livro para começar a conhecer a obra da autora?
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Andei pela livraria, fiquei com vontade de comprar, a história parece instigante. Eu quero este livro!!!! Ainda não tive oportunidade de ler um livro de Jojo Moyes, mas com certeza encontra-se na minha lista de desejos.

    ResponderExcluir
  5. Aiii, eu li um único livro dela e já achei lindo. Ela usa esta mesma temática de passado e presente. Nossa este parece ser lindo também! Me arrepiei em ler a sua resenha...

    Greice

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  6. Já li como eu era antes de você e ganhei a garota que você deixou para trás e estou louca para ler a ultima carta de amor

    ResponderExcluir