Título: A Culpa é Das Estrelas
Autor: John Green
Ano: 2013
Número de páginas: 288



Sinopse: "A culpa é das estrelas" narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.

Resenha: Oi Povo, tudo bem?
Sei que vocês devem estar se perguntando: “Por que motivo a Iris está resenhando um livro mais que batido?”. Afirmando: “Isso não é mais novidade!!! O Culpa se vende sozinho!! O filme fez o livro ficar mais conhecido ainda!!”
A Resposta é que eu precisava descrever a sensação de ler esse livro com calma, pois é única. Da primeira vez que li deixei muitos detalhes passarem na ânsia de saber o que aconteceria no final.

“A Culpa é das Estrelas” é um livro completamente diferente de tudo o que já li, afinal não é qualquer autor que consegue falar tão bem de amor, amizade, morte e de uma doença tão delicada. Confesso que demorei um tempo para criar coragem de ler o livro da primeira vez, devido a tantas resenhas positivas, tinha medo de pegar o livro é odiar.
Hazel é uma menina normal, mas não leva uma vida normal. Ela foi diagnosticada com câncer a alguns anos, e é um verdadeiro milagre ainda estar viva. Sua mãe acha que ela está depressiva e precisa tentar ter uma vida normal, por esse motivo ela insiste que Hazel frequente o grupo de apoio. Hazel acha que o grupo de apoio é um grande saco, mas decidi ir para agradar sua mãe. Na ida ao grupo de apoio ela conhece Augustus e acaba rolando um “amor a primeira vista”. Augustus, mais conhecido como Gus está frequentando o grupo de apoio para apoiar seu amigo Isaac. Gus, sem sombra de dúvida é o personagem que mais curti do livro por que apesar de tudo o que passou na vida, ele possui um lado super sábio e divertido. O romance de Hazel e Gus é desenvolvido de forma delicada e com eles aprendemos a não desperdiçar o tempo magoando a pessoa que amamos. O jeito que os dois falam da morte é uma verdadeira lição de vida, afinal se paramos para pensar: “Para morrer basta estar vivo.”
Os pais de Hazel e Gus são pessoas incríveis que sofrem imensamente pela doença de seus filhos, e mesmo assim não perdem a força, o amor e a esperança. Issac é um amigo para todas as horas e nos mostra como deve ser uma amizade sem egoísmo.
Separei os quotes que mais me marcaram, como podem observar foram muitos! rsrsrs
- Às vezes as pessoas não têm noção das promessas que estão fazendo no momento em que as fazem - falei. Pág: 61.
- Esse é o problema da dor - o Augustus disse, e aí olhou para mim. Ela precisa ser sentida. Pág: 63.
- Mas eu acredito no amor verdadeiro, sabe? Não acho que todo mundo possa continuar tendo dois olhos nem que possa evitar ficar doente, e tal, mas todo mundo deveria ter um amor verdadeiro, que deveria durar pelo menos até o fim da vida da pessoa. Pág: 74.
- Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e estou apaixonado por você. Pág: 174
Alguns infinitos são maiores do que outros. Pág:235
Você me deu uma eternidade dentro dos nossos dias numerados, e eu sou muito grata por isso. Pág: 235
Não dá para escolher se você vai ou não vai se ferir neste mundo, meu velho, mas é possível escolher quem vai feri-lo. Eu aceito as minhas escolhas. Pág: 283.
Super indico o livro, mas você precisa esta preparado para refletir sobre a vida.
Nível do vício:

32 Comentários

  1. Iris!
    O livro realmente é bem dramático e emocionante.
    Não li ainda, mas tenho muita vontade e também de assistir o filme.
    Gostei da resenha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      O livro é realmente emocionante, leia assim que puder!

      Excluir
  2. Hey!
    O filme me emocionou mais, mas foi uma boa leitura :D

    bjs e tenha um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. o livro a "culpa e das estrelas" com certeza e lindo/emocionante. e o que falar desses quotes? perfeitos!

    ResponderExcluir
  4. Olá querida, vim conhecer o seu cantinho e amei, muito bom, parabéns! Quanto a esse livro... ainda não li e nem vi o filme, estou atrasada, só não sei se opto pelo livro ou pelo filme, pois nunca gosto das duas versões, sempre prefiro uma das duas...
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Iris! Já li A Culpa é das Estrelas e amei! Este livro é emocionante demais! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Esse livro realmente é muito lindo, eu li ele, chorei bastante e cheguei até a ficar de luto por causa da morte do Gus. Assisti também a adaptação, mas achei que não chegou nem perto do livro. Ótima resenha!
    Já estou seguindo o seu blog. Poderia seguir o meu?
    Abraços,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Confesso que gostei bastante do filme, mas o livro é mt especial

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?
    Ótima resenha! O que me chamou atenção nesse livro foi a forma como o John Green trabalhou com todos essas coisas que você citou no começo: amor, amizade e morte.
    Adorei os quotes!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Samantha,
      O John Green se superou nesse livro!

      Excluir
  8. Oie, tudo bom?
    A Culpa é das Estrelas é um livro maravilhoso e muito bem escrito. O que mais curto é que essa história possui personagens humanos que choram, riem e sentem raiva. Um livro que indico para todos.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Também super indico, acho que o tipo de livro que todos deveriam ler.

      Excluir
  9. Apesar de não ter achado tão maravilhoso como muita gente achou, eu gostei bastante do livro. Gus é um personagem encantador.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  10. Tão triste :(
    - Esse é o problema da dor - o Augustus disse, e aí olhou para mim. Ela precisa ser sentida. <3

    www.alinefranca.com

    ResponderExcluir
  11. Li faz tempo o livro e adorei! Deu vontade de reler. *-*
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Meu livro e filme preferidos! Gosto da sutileza e da delicadeza que John Green trata toda a história. Mostrando que pessoas com câncer, são mais do que pessoas com câncer e que elas podem sim, preencher seus pequenos infinitos. :D

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oieee

    Sou uma das poucas pessoas, da blogosfera que ainda não leu esse livro. Sabia que iria derramar o Nilo inteiro em forma de lágrimas. Dai fui deixando de lado, até ver o filme no cinema, vi e até agora nada. Mais pretendo ler ainda esse ano. Adorei a resenha!

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, acho que você não deve pensar em uma resenha porque o livro é batido ou vende bem e sim porque você gostou e quer mostrar o seu lado da história! Eu, por exemplo, ainda não li este! Sei que pode ser lindo e tal, mas sempre vejo as opiniões nos blogs porque cada um tem uma visão e não leio porque sou chorona. hahahahaha

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice,
      Ainda bem que vc me entende! :D
      Também sou mt chorona, mas criei coragem e encarei o livro! rs

      Excluir
  15. Oi Íris.
    Eu dificilmente me apego e crio um vínculo contínuo com algum personagem, mas com A Culpa é das Estrela foi diferente, Gus é inesquecível, ele me fez rir e me fez chorar, por conta dele até hoje não tive coragem de assistir o filme, acho que vou me afogar em lágrimas rsrs.
    Essa história é surpreendente, e não foi apenas modinha, ela realmente toca de uma forma diferente.
    Adorei saber sua opinião, não me importo que seja mais uma resenha de ACEDE, cada opinião é singular.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty,
      Eu chorei mt no cinema, foi o maior mico! rsrs
      Ainda bem que vc curtiu minha resenha :D

      Excluir
  16. Que bom que o livro foi tudo isso para você. Eu me decepcionei muito com ele. Li com as expectativas lá no alto e acabei me decepcionando. Não foi tudo o que esperava.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil,
      Que pena! As vezes quando criamos uma expectativa mt alta acontece isso :(

      Excluir