Titulo: Tempo de Mudanças
Autor: Lisa Jewell

Ano: 2014
Número de páginas: 349
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Em um hospital em Bury St Edmunds, Daniel Blanchard está morrendo. A amiga Maggie May é sua companheira nesta jornada até o fim: senta-se ao seu lado todos os dias, segurando-lhe a mão e ouvindo histórias de sua vida, seus arrependimentos e seus segredos: os filhos que nunca conheceu e que, provavelmente, nunca conhecerá.
Lydia, Dean e Robyn não conhecem o pai e também não se conhecem. Ainda... Todos eles estão passando por uma fase de mudanças e de dificuldades: Lydia carrega as cicatrizes de uma infância traumática e, embora seja rica e bem-sucedida, sua vida é solitária e confusa. Dean é um jovem sobrecarregado por uma responsabilidade imprevista, cuja vida está indo para lugar nenhum. E Robyn começou a faculdade de medicina, mas sente que alguma coisa não está certa.
Três jovens com histórias muito diferentes, mas que se sentem igualmente perdidos e à procura de alguma coisa, como se faltasse um elo para dar sentido às suas vidas.
E então, quando eles percebem que seus caminhos estão se cruzando, tudo começa a mudar...


Resenha: O livro conta a história de uma família atípica,  uma família que compartilha apenas um laço sanguíneo e nada mais,  será?!
Lydia, Dean e Robyn são irmãos,  filhos do mesmo pai, Daniel Blanchard um doador de esperma. Os capítulos são intercalados entre os personagens,  Daniel está muito doente e tem pouco tempo de vida, ele toma uma decisão quer conhecer seus quatro filhos, ele deseja saber se fez a coisa certa, se eles são felizes, e sua amiga Maggie irá ajudá-lo nesta jornada. Enquanto isso as "crianças" passam por outros problemas. 

Lydia tem 29 anos, com a morte da mãe em condições suspeitas ela cresceu com um pai que parecia gostar dela tanto quanto ela dele, então quando ele faleceu foi um alívio, ela vai embora do país de gales depois de se formar e inventa um produto que a torna rica. Vivendo em uma casa enorme e sozinha ela recebe uma encomenda anônima, é quando ela descobre que seu verdadeiro pai é um doador.
Seu pai verdadeiro era um estudante de medicina. Seu pai verdadeiro era francês. Seu pai verdadeiro não era Trevor Pike. Sentiu algo fluido como um alívio percorrendo-lhe os ossos. Sentiu algo como deleite.
Dean tem 21 anos e está prestes a ser pai, ele não sabe o que fazer,  ninguém nunca esperou muito dele ou achou que pudesse ser melhor do que ele é. Quando fez 18 anos a mãe lhe contou que havia feito inseminação artificial e para ele não fez nenhuma diferença,  ele continuou com a vida de enrolando seus baseados por aí,  e agora teria um bebê com sua namorada Sky. Mas algo para o qual estava menos preparado ainda ocorreu.
Não, não tinha perdido o amor de sua vida. Não tinha perdido  sua alma gêmea. Mas tinha perdido a pessoa que iria criar a filha dele. Essa pessoa estava morta, e levara o liete, as cantigas de ninar e o entusiasmo para comprar vestidinhos cor-de-rosa. Aquela menininha não tinha mãe…
Sentiu-se enjoado. Sentiu-se fraco… Sentia-se aprimido por todos os lados. Sabia que precisava correr, numa direção ou em outra.
Ele preferiu ir embora.
Robyn tem 18 anos,  está começando a faculdade de medicina,  seus pais sempre foram muito abertos com ela e por isso ela sabe desde sempre sobre a inseminação que lhe deu a vida.
Robyn sempre se considerou especial,  com seu pai doador,  um médico,  mas nunca quis conhecê-lo afinal era muito melhor imaginar a perfeição do que a pessoa real, seria médica como seu pai biológico, estava no seu sangue afinal.
Mas agora seu mundo parece que vai desabar, o curso escolhido não parece ser para ela, não tem mais certeza e agora se apaixonou por um homem maravilhoso,  mas que pode ser seu irmão. 
Prezada Srta. Inglis,
Agradecemos o seu pedido relativo ao doador 32. De acordo com nossos registros, existem três outros nascimentos relacionados a esse doador. Uma menina, em 1980, um menino, em 1983, e um menino, em 1989…
Atenciosamente,
Clínica de Fertilidade de Wigmore.

Robyn deixou a carta cair na cama.
Um menino nascido em 1983.
O mesmo ano em que seu Jack nasceu.
Durante o livro conhecemos as personalidades e características de cada um dos filhos, como cada um chega ao Registro de Parentes e suas dúvidas e inseguranças ao conhecer uns aos outros, além da morte misteriosa da mãe de Lydia.
Através de Maggie vemos o desenrolar da doença do pai e um pouco sobre sua vida.

Lisa Jewell nos conta sobre identidade, a procura de si mesmo, sobre encontrar o seu caminho independente do sangue ou raízes. Um livro leve e simples, com uma ótima escrita que mostra as mudanças que ocorrem após o encontro dessa nova “família”.

Nível do vício:

6 Comentários

  1. Acho que essa é a primeira resenha que vejo sobre esse livro!
    Até me interessei MUITO, mas não parece o momento exato para ler. Estou mais na onda dos livros bem levinhos, sabe?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo Luara, tenho esses momentos também.

      Obrigada pela visita.
      Bjs!

      Excluir
  2. Oiee Anne :)
    Eu li esse livro e concordo com as tuas palavras, tive bom momento com ele, foi bem escrito e bem simples como falaste.
    Beliscões da Máh♥
    Blog | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Máh.
      No início achei meio parado, mas depois pegou ritmo e gostei bastante.

      Bjs!

      Excluir
  3. Ah, eu tenho esse livro, mas nunca me interessei em lê-lo! Está na hora! Otima resenha!

    Abraços,
    Matheus.
    http://terradecarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Matheus.
      No inicio também fiquei na dúvida, mas gostei muito.

      Bjs!

      Excluir