Título: Abandono - Volume 1
Autora: Meg Cabot
Ano: 2013
Número de Páginas: 304
Editora: Galera Record

Sinopse: Pierce tem dezessete anos de idade e sabe o que acontece quando morremos. É assim que ela conheceu John Hayden, o misterioso estranho que fez ela voltar a vida normal — ao menos a vida que Pierce conhecia antes do acidente — quase inacreditável. Embora ela pense que escapou dele — começando em uma nova escola em um novo lugar — confirma-se que ela estava errada. Ele a encontra. O que John quer dela? Pierce acha que sabe… também acha que ele não é um anjo da guarda, e seu mundo sombrio não é exatamente o céu. Mas ela não consegue ficar longe dele, especialmente porque ele está sempre lá quando ela menos espera, exatamente quando ela mais precisa. Mas se ela deixa cair qualquer coisa, ela pode se ver no lugar que ela mais teme. E quando Pierce descobre uma verdade chocante, sabe de onde John a salvou: o submundo.


Minha Opinião: É difícil achar alguém que nunca tenha lido nenhum livro da diva Meg Cabot, mas se você é uma dessas pessoas corra e leia! rs
Eu já tinha lido alguns quando me deparei com "Abandono", o primeiro volume de uma trilogia. E confesso que gostei muito, apesar de algumas coisinhas que irei citar depois.

Pierce Olivieira é apenas uma garota comum, de 17 anos, mas que há 2 anos sofreu uma EQM (experiência de quase morte) que mudou literalmente sua vida. Era um dia de inverno quando Pierce resolveu salvar um passarinho na piscina de sua casa, mas acabou caindo e se afogou. Por estar com o corpo já frio, ela conseguiu ser salva pelos médicos, mas durante esse tempo em que esteve 'morta' por hiportemia, Pierce visitou o Submundo. Um lugar estranho com pessoas esquisitas aguardando na fila por uma balsa que os levaria para o céu ou para o inferno. E para o seu espanto, ela era uma dessas pessoas. Foi quando conheceu John Hayden, praticamente um 'gerente' do submundo. Pierce já havia conhecido John quando tinha apenas 7 anos, durante o enterro do seu avô, e o reconheceu indo até ele pedindo ajuda. John então a leva para o seus aposentos, com a promessa de que ela ficaria com ele para toda a eternidade. Pierce se desespera e foge, mas levando consigo um colar que fora presente de John com o intuito de protegê-la das Fúrias - espíritos inconformados e com ódio de John.
Pierce consegue reviver e tenta seguir a vida normalmente, até que nada parece estar tão normal quanto deveria. Seus pais se divorciam e ela se muda com a mãe para a a Isla Huesos, com a intenção de fugir dos problemas e recomeçar.
Amigos novos, escola nova, cidade nova. Tudo deveria correr bem, até que Pierce se mete em apuros - as Fúrias a perseguem e o colar sempre muda de cor quando ela está em perigo - e John sempre aparece para salvá-la. Sim, o mesmo John do Submundo. E não importa onde ela vá, ele sempre parece estar lá também. Os dois então começam uma relação de amor e ódio, recheada de mistérios que são explicados durante a história.
"Tudo pode acontecer num piscar de olhos. Tudo.
Um.
Dois.
Três.
Pisque.(...)
Portanto, escute meu conselho. Aconteça o que acontecer, não pisque."
Para quem reparou, Meg Cabot recria nessa trilogia a história mitológica de Hades e Perséfone, usando do amor e do ódio para recriar cenários e situações modificadas para o mundo atual. Quem é fã de mitologia grega irá gostar, mas a similaridade com a mitologia não é tão presente assim.
"Que diferença faz o que aconteceu com Perséfone? Não foi nada comparado ao que aconteceu comigo. Na verdade, Perséfone teve sorte, pois sua mãe veio salvá-la. Ninguém veio me salvar."
Sobre os personagens, Pierce é uma mocinha diferente das que vemos muito por aí. Ela é bem chorona e vive se sentindo sozinha e abandonada. John não é diferente, mas ele tenta ser um personagem misterioso, durão e bem sinistro, mas sempre preocupado em proteger Pierce de todo o mal. Além disso é mega sexy e charmoso, o que deixa qualquer leitora em polvorosa ao ler algumas de suas frases. Outros personagens também se tornam importantes ao longo da história, como Richard Smith e a avó de Pierce, mas não vou contar porquê. ;)
"Por isso meu coração estava batendo tão forte. Ele era fogo, e eu era inflamável."
"Percebi várias coisas. Primeiro, seus olhos não estavam mais mortos. Estavam tão vivos quanto fios elétricos, e tão perigosos quanto eles também."
A história é bem ágil - apesar de ter muitos flashbacks que são inseridos durante os capítulos, sem mais nem menos, confundindo um pouco o leitor - e o que eu gostei mais foi de ter trechos do poema "A Divina Comédia", de Dante Alighieri, no início de cada capítulo. Além disso, a capa é linda e as páginas são amareladas dando um toque especial ao livro.
"Irá caçá-la por todas as cidades,
Até que a tenha levado ao Inferno,
De onde a inveja a libertou". (Dante Alighieri - Inferno, Canto I)
O segundo livro, "Submundo", ainda não foi lançado pela Record mas não vejo a hora de lê-lo. E digo para quem é fã de histórias assim, envolvendo mitologia e principalmente fãs da Meg Cabot, não deixem de ler.

Níveis do vício: 

Um Comentário

  1. Oi Michelle, tudo bem?
    Quando foi anunciado o lançamento do livro, não fiquei lá muito animada. Eu amo a Meg, mas achei a premissa desinteressante. Foi então que uma amiga minha leu e disse que era muito bom, e comecei a ficar curiosa. Agora, com sua resenha, acho sinceramente que vou ler ;D

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir