E aí, pessoal? O primeiro fim de semana da Bienal do Livro no RJ foi tenso e repleto de fortes emoções, na mesma medida.
Vamos tentar resumir os 2 dias mais cheios de adrenalina (e de pessoas!) até agora para vocês ficarem por dentro de tudo o que vimos e participamos. Esperamos que todos gostem e em breve tem mais! :)

Sábado - 31/08

- Chegamos na Bienal e nos deparamos com uma multidão que se formava para entrar. Antes do horário marcado para a abertura eles abriram os portões e foi aquela bagunça. Todo mundo querendo correr e chegar primeiro, conclusão: muita gente pisoteada, gente machucada e váaaarias meninas sem sapato. Sim, tinha uma pilha de sapatilhas perdidas lá dentro! Mas isso é papo para o final do post.

- Eu, Michelle, corri para a fila da Conexão com Nicholas Sparks junto com a minha irmã e por pouco não fomos pisoteadas também. Era uma gritaria e desespero sem fim e depois de algum tempo acabei desistindo. Encontrei com a Iris e esperamos pelo Pedro Felipe, um rapaz mega gente boa que está trabalhando na produção da Bienal e que nos garantiu que entraríamos para pegar autógrafo do Nicholas. Por causa da confusão, a Conexão foi cancelada (teve gente sem noção mordendo a mediadora para roubar o crachá!) e abriram somente a sessão para autógrafos. Graças ao bom Pedro, conseguimos entrar sem ficar na fila e, surtando imensamente, conseguimos nossos autógrafos com o NS!! Iris conseguiu uma foto linda e eu fiquei sem a minha de frente, pois a mulher da produção não soube tirar foto com o meu celular. =(


- Depois de surtarmos com os autógrafos em mãos, fomos para o estande da Editora Intrínseca esperar pela sessão de autógrafos com o Matthew Quick, autor de O Lado Bom da Vida e Perdão, Leonard Peacock. Eu estava sem senha e não consegui entrar, mas a Iris conseguiu seu autógrafo (e a foto super engraçada ao lado) e ficou radiante! :)
- Partimos então para o estande da Editora Novo Conceito esperar pela sessão de autógrafos da Emily Giffin, autora de sucessos como Questões do Coração e Ame O Que É Seu. A Anne (terceira resenhista do VPL) chegou e ficou com a gente por lá. Como era por senha, aguardamos nosso número chegar e conseguimos nossos autógrafos e fotos com a Emily. Na última Bienal ela chamou meu marido de 'gatinho' e confesso que por pouco não a relembrei desse fato (Ciumenta eu? Imagina! kkk). 

- Assim que Emily se despediu, teve início a Festa de Blogueiros da Novo Conceito no próprio estande e pudemos beber refrigerante e comer amendoins! Além de ganharmos brindes ótimos que vocês irão adorar! Opsss, surpresa!  
- Pegamos autógrafos também com as fofas autoras nacionais Tammy Luciano (de Garota Replay e Claro Que Te Amo) e Marina Carvalho (de Simplesmente Ana).
- Conhecemos novos blogueiros, reencontramos antigos, fizemos novas amizades. Enfim, foi tudo ótimo, apesar de cansativo. E estávamos prontas para mais! :)
Domingo - 01/09


- Quando cheguei na Bienal, Iris e Anne já estavam no Encontro de Blogueiros organizado pela Intrínseca, no auditório Mario de Andrade. Encontrei com elas por lá e peguei minha senha com a Luiza (fofíssima) para os sorteios que seriam realizados no final do encontro. A Heloísa da Intrínseca apresentou vários vídeos de lançamentos passados e futuros e rolou um bate papo super legal sobre livros e outros assuntos. Ficamos sabendo de vários detalhes interessantes, mas a lista dos principais você lê aí embaixo. :P
  • O site Skoob abrirá vagas para para blogs parceiros;
  • Aplicativo do Skoob para celular será lançado até dezembro;
  • A tiragem inicial de A Marca de Atena foi de 150 mil livros;
  • Serão 200 mil tiragens para A Casa de Hades, lançamento dia 08/10 junto com a cópia americana;
  • O Filho de Sobek será apenas digital, por enquanto;
  • Ratoburguer, novo livro de David Williams, será lançado ainda este ano;
  • O novo livro da série do Soluço será Como Roubar a Jóia de um Dragão;
  • O Mundo do Exterminador é um livro a parte da série O Jogo do Exterminador;
  • A Queda dos Cinco, 4º livro da série Os Legados de Lorien, será lançado até o dia 15 de novembro.
- No final do encontro, fui sorteada e acabei ganhando 3 livros da editora à livre escolha e, junto ao meu marido, acabamos escolhendo Extraordinário, Garota Exemplar e Vida Após a Morte. Três ótimos livros lançados este ano pela Intrínseca.
- Ganhamos cupcakes deliciosos e ainda diversos brindes muito legais (surpresinha para vocês em breve! hehe).
- Como o dia estava tranquilo, nos espalhamos pela Bienal e fomos curtir, cada uma seu espaço preferido, e nos encontramos tempos depois para outros eventos. Esbarrei com o Pedro e acabei gravando um vídeo junto ao meu filho e marido chamando o povo para ir à Bienal (em breve o vídeo estará no Instagram da Bienal! Que vergonha rsrs). Peguei meu autógrafo e bati um papo com a Marina Carvalho, depois consegui entrar no Acampamento na Bienal com os atores da Porta dos Fundos para um bate papo super divertido no auditório. Não peguei autógrafo, pois precisava de senha e eu não tinha, mas valeu a pena acompanhar as perguntas e saber um pouco mais sobre como é gravar cada vídeo de sucesso no canal do YouTube.

- Enquanto isso, a Iris deu um passeio até a Novo Século e tirou foto com o painel do André Vianco (que estará na Bienal no próximo final de semana!). Depois ela assistiu a palestra do autor Pedro Camargo no estande da Novo Conceito sobre o livro dele chamado Eu Compro Sim, Mas a Culpa é dos Hormônios. Ele ainda tirou foto apontando o banner do nosso blog no livro gigante da editora! Super legal, né?

- A Anne foi até o estande da Rocco e pegou autógrafo com a Thalita Rebouças. E também tirou foto de como estava imeeeeensa a fila para ter a chance de tirar uma fotinho sentado na réplica do trono da série Game Of Thrones.


Com Manuela e Vitor da Galera Record
- Acabamos nos reencontrando para o Encontro com Blogueiros da Galera Record e, por falta de espaço e tempo devido à sessão de autógrafos com Corey May, criador da série Assassin's Creed, nos reunimos no próprio estande com a Manuela e com o Vitor - responsáveis pela parceria com os blogueiros - e ganhamos brindes super fofos também.
- Iris e Anne foram embora e eu fiquei, participando ainda do bate papo com autores nacionais no estante da Novo Conceito sobre como publicar o seu livro, que estava sendo transmitido ao vivo online pelo site da editora. Conversei com o Thiago Mlaker, editor da NC, e deixei com ele meus dois livrinhos (Em Busca de Um Sonho e Nas Asas de um Anjo) que foram publicados de forma independente para ver se tenho chance de que eles sejam publicados pela editora nem que seja por E-Book! Me desejem sorte! :)
Pedro de Camargo, Graciela Mayrinc, João Varella, Marina Carvalho, Tammy Luciano, Germano Pereira e Thiago Mlaker

Autógrafos:

Observações importantes: No sábado houve tumulto sim, não vamos negar, mas não podemos ignorar o fato de que não se deve culpar toda a organização da Bienal pelo ocorrido. Muitas pessoas agiram com violência, com total falta de respeito e muita agressividade, sem consciência de que a Bienal é um evento cultural feito para todo mundo, familiar ou não, e que atitudes como as que presenciamos apenas denigrem o real sentindo de estarmos ali. Li muitos relatos nas redes sociais de pessoas revoltadas, denegrindo o evento, e minha família é a prova de que dá sim para aproveitar a Bienal tranquilamente, sem bagunça e sem confusão. Meu filho de 1 aninho se divertiu, brincou e aproveitou os 2 dias inteiros conosco sem nenhum problema. Então pessoal, tenham calma e divirtam-se porque a Bienal ainda não acabou e vale muito a pena ir. Sábado que vem estaremos lá de novo!
Uma fotinho do meu filho - futuro viciado pela leitura! =)
Viram como ele se divertiu? rs

11 Comentários

  1. E eu acompanhei isso de perto! Somos loucos hahahaha.

    Parágrafos e Capítulos

    ResponderExcluir
  2. Quantas fotos! Post bem legal.
    Não pude ir à Bienal do Rio, mas queria muito ter ido para conhecer a Emily Giffin e o Nicholas Sparks, então parabéns sua sortuda!

    Em breve irei comprar Claro Que Te Amo, da Tammy Luciano, e quem sabem na Bienal de SP no ano que vem eu consiga conhecê-la e pegar autógrafo...

    Beijos,
    Letícia - Literature Diary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia!
      De fato fomos sortudas em conseguir ver o Nicholas e a Emily, nem todo mundo conseguiu.
      A Tammy é um amooor de pessoa! Você irá adorar conhecê-la. Ontem comprei o meu Claro Que Eu Te Amo (porque o da foto é da Iris) e ela autografou também.

      Bjuss

      Excluir
  3. Oh que delícia de passeio.
    Espero me divertir bastante no próximo fim de semana na Bienal também.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai? Oba! Se ver a gente por lá pode chegar e falar que iremos adorar conhecê-la! =)

      Bjus

      Excluir
  4. Oi Michelle!
    Eu tenho tanto medo desses tumultos! Mas que bom que no final deu tudo certo, e você ainda conseguiu pegar vários autógrafos.
    Seu filhinho é muito fofo!!!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Ah que sortuda! Foto com a Emily e com o Nicholas? Meu sonho! rsrs.
    Parabéns por ter realizado isso! Queria ter ido... Mas ano que vem vou no de São Paulo, se tudo der certo, rs.
    Ótimas fotos!
    Beijos,
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei o seu post da Bienal, eu nem tentei falar com os autores internacionais que estavam na bienal, não tive animo de me aventurar. hehe. Conheci seu blog por lá e agora estou visitando.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  7. Ai que arraso essa Bienal! Teve muita coisa legal hein? Que engraçada a foto com o Matthew Quick haha Queria ter ido por causa do elenco do Porta dos Fundos. Espero que a bienal daqui de PE seja boa também! :)

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que sorte vc teve de poder ir Michele, você não sabe a vontade que fiquei aqui acompanhando todas as novidades pelos blogs.
    Parabéns pela postagem.

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi,

    Também estive na bienal!

    Foi uma delícia não é mesmo?
    Que venha a de São Paulo agora! rs

    Mil beijos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To lendo

    ResponderExcluir