Título: Inferno
Autora: Dan Brown
Ano: 2013
Número de Páginas: 448
Editora: Arqueiro

Sinopse: Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em "O Código Da Vinci", "Anjos e Demônios" e "O Símbolo Perdido" e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento. No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.


Minha Opinião: Não é preciso muito para que uma fã dos livros de Dan Brown como eu se apaixone por mais uma de suas histórias. Principalmente quando ela envole o "imortal" personagem Robert Langdon. Mas tenho que dizer que Inferno superou todas as minhas expectativas. E olha que não eram poucas. ;)

Em Inferno, Dan Brown criou algo tão próximo à realidade que ainda tenho minhas dúvidas quanto à ficção do tema. Nela, acompanhamos o professor Langdon em mais uma de suas aventuras, mais uma vez pela Itália, desta vez em Florença.
Langdon (como ele é constantemente chamado nos livros, na maioria das vezes apenas pelo sobrenome), acorda em meio ao caos, sem noção alguma de onde está e o que está acontecendo. Ele acorda em uma cama de hospital, com a mente confusa, tendo visões estranhas e um ferimento de tiro na cabeça. Além disso, sua mente apagou os 2 últimos dias de sua vida.

Em meio à toda essa confusão, Langdon ainda sofre um atentando misterioso no hospital, onde acaba conhecendo Sienna Brooks, uma médica que cuidava do caso dele e que acaba se mostrando muito mais do que uma simples funcionária.
Em posse de um objeto cilíndrico com um símbolo de risco biológico que Robert não se recorda de ter conseguido, ele e Sienna partem em uma busca desenfreada para descobrir o que está acontecendo. O objeto estranho contém um misterioso mapa que dará início a uma perigosa pesquisa que poderá custar o destino de toda a raça humana, caso Robert não solucione o quebra-cabeça a tempo.

Com revelações bombásticas (feitas pouco a pouco, é claro) e um novo clímax a cada capítulo, Inferno nos mostra que o mundo está se tornando pequeno demais para o crescimento desenfreado da população mundial e que isso abre uma larga margem para que pessoas com grande poder ponham em prática soluções cada vez mais perigosas para todos nós. E quando digo todos, quero dizer toda a população mundial.
"Os lugares mais sombrios do Inferno
são reservados àqueles que se mantiveram neutros
em tempos de crise moral."
O começo pode ser meio confuso com tantos dados históricos, mas ao longo da história nossas expectativas vão sendo atendidas e até superadas com aventuras dignas de cenas de cinema.

É interessante ver o quanto foi necessário pesquisar sobre símbolos, religião, biologia, e até mesmo sobre os antigos desenhos e pinturas feitas na época da Renascença Italiana para que esse livro fosse escrito. A trama basicamente é baseada no poema "Divina Comédia", escrita por Dante Alighieri e talvez seja a obra literária mais influente no mundo escrita nos últimos séculos, inspirando grandes artistas e músicos desde muito tempo atrás.
Dan Brown nos surpreende mais uma vez com tantos fatos históricos seriamente detalhados que beiram uma realidade totalmente desconhecida para muitos de nós. Confesso que após terminar de ler, fui ao bom e velho Google e pesquisei sobre os mapas e lugares citados. E me surpreendi ainda mais com o final chocante e inteligente que ele escreveu.
"Queridíssimo Deus, rogo-lhe que o mundo se lembre do meu nome não como um pecador monstruoso, mas como o salvador glorioso que o Senhor sabe que na verdade sou. Rogo que a humanidade entenda o presente que deixo.
Meu presente é o futuro.
Meu presente é a salvação.
Meu presente é o Inferno.
Com essas palavras, sussurro amém… e dou o último passo para mergulhar no abismo." (trecho do Prólogo)
Uma ótima leitura para quem é fã de aventuras e suspense. Altamente recomendado! :)

Pintura de Dante, na entrada para o Inferno com o Purgatório ao fundo:

Curiosidades:
- Em uma conversa exclusiva direto de Florença, a GloboNews conseguiu descobrir indícios de que "Inferno" já tem contrato para as telas de cinema! Yey!!!
"Os livros de Dan Brown são considerados cinematográficos, feitos com o esquema de roteiros de filme, com o fim já definido no começo da história. O escritor revela que os filmes feitos a partir de seus livros o agradaram, e dá indícios de que “Inferno” está para ter ou já tem contrato para o cinema: “Vou deixar a Sony Pictures anunciar tudo isso, mas posso dizer que estão muito eufóricos com a ideia de realizar um novo filme”."
Veja a entrevista exclusiva em: http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2013/06/dan-brown-da-indicios-de-que-inferno-ja-tem-contrato-para-o-cinema.html

Níveis do vício: 

10 Comentários

  1. Gosto muito dos livros do autor e este com certeza vou querer ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim porque todos os livros do Dan Brown são ótimos!
      Bjus

      Excluir
  2. Eu adoro Dan Brown, sou louca para ler esse livro há eras! Mais um dia eu leio <33


    Beijinhos,
    Lia *.*
    www.limaoealecrim.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de ler esse. Sem dúvida, foi o melhor até agora! ;)
      Bjus

      Excluir
  3. Li e amei o livro, muito empolgante, cada detalhe que o autor traz, vivia no google pra ver as imagens. E hoje soube que no final de 2015 sai o filme dele, ja estou ansiosa pra ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso que acho interessante nos livros dele. Faz a gente querer pesquisar sobre os fatos na internet. Não sabia que já tinha data para o filme! Com certeza também verei! ;)
      Bjuss

      Excluir
  4. Eu gosto das histórias de Dan Brown, mas ele tem uma formula pronta para todos os livros. Lagdon sempre acordando ( sempre? ), Sempre tem uma jovem sedutora que eles acabam despertando sentimentos um por outro ( coroa sedutor, não? xD), personagens secundários são vazios . O único que realmente me empolguei foi Anjos e Demônios. Mas creio que Inferno vale a pena ser lido por envolver o genial Dante!
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zeus! De fato você tem um pouco de razão, mas em Inferno não achei que Langdon foi tão sedutor assim.. rs
      Vale a pena ler sim, pois até os personagens secundários são ótimos!!
      Bjus

      Excluir
  5. Oi adorei...muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reversoescrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em
    cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de
    forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar
    verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da
    livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda

    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir