Título: Finale, Vol. 4 Série Hush Hush
Autora: Becca Fitzpatrick
Ano: 2012
Número de Páginas: 304
Editora: Intrínseca

Sinopse: Nora e Patch pensavam que seus problemas tinham ficado para trás. Hank estava morto, e seu desejo de vingança não precisava ser levado adiante. Na ausência do Mão Negra, porém, Nora foi forçada a se tornar líder do exército nefilim, e era seu dever terminar o que o pai começara — o que, essencialmente, significava destruir a raça dos anjos caídos. Destruir Patch. Nora nunca deixaria isso acontecer, então ela e Patch bolam um plano: os dois farão com que todo mundo acredite que não estão mais juntos, manipulando, dessa forma, seus respectivos grupos. Nora pretende convencer os nefilins de que a luta contra os anjos caídos é um erro, e Patch tentará descobrir tudo o que puder sobre o lado oposto. O objetivo deles é encerrar a guerra antes mesmo que ela venha a eclodir. Mas até mesmo os melhores planos podem dar errado. Quando as linhas do combate são finalmente traçadas, Nora e Patch precisam encarar suas diferenças ancestrais e decidir entre ignorá-las ou deixá-las destruir o amor pelo qual sempre lutaram.



Minha Opinião: Um final inesquecível e incrível para os fãs de Nora e Patch.
Becca Fitzpatrick soube como escrever um final épico, recheado de lições sobre o amor verdadeiro, amizade e perdão. Um livro que me fez chorar e querer que a história de Nora e Patch não terminasse nunca.

Depois do eletrizante final de Silêncio, o terceiro livro, em Finale temos Nora tendo que cumprir sua promessa de liderar o exército dos nefilins em uma batalha que nunca foi realmente dela e ao mesmo tempo lutar para manter seu namoro com Patch longe dos 'holofotes'. Nora precisa mostrar para os outros de sua raça que está preparada para liderá-los na batalha contra os anjos caídos - ou seja, contra Patch, seu grande amor. E por esse motivo ninguém pode saber que eles ainda estão juntos, o que é basicamente o plano deles - manipular cada qual o seu grupo e tentar impedir que a guerra aconteça. O problema é quando o plano que tinha tudo para dar certo algo sempre pode dar errado...
"A tentação de voltar e lutar cresceu de repente dentro de mim. Os nefilins tinham direitos. Eu tinha direitos. Nossos corpos não pertenciam aos anjos caídos. Eles não tinham um motivo justo para nos possuir."
O Cheshvan (período em que os anjos caídos habitam os corpos dos nefilins) está próximo e Nora e Patch precisam correr para que tudo saia como planejado. Sabendo que não é bem aceita por sua própria raça que idolatrava seu pai, Hank Millar, Nora sofre pressão para abdicar do posto enquanto tenta provar que pode sim, liderá-los. E para mostrar que não tem mais ligação alguma com os anjos caídos, Nora tem que fingir que seu namoro está acabado e que Dante é seu novo amor. O problema é que Dante pode não ser um aliado tão bom assim...

Com desafios cada vez maiores e a incerteza de um futuro juntos, Nora e Patch terão que pôr em prova o amor que os mantém unidos até mesmo na escuridão, em meio à guerra que está por vir. Talvez mais cedo do que eles esperavam.
"As lágrimas rolaram pelo meu rosto. Meu coração estava por um fio. A esperança a que eu me prendia se soltou, vagando à deriva, fora de alcance. Senti minha alma se estilhaçar, pedaços irreparáveis de mim voando para longe."
O desfecho conseguiu me deixar surpresa, chocada e ainda mais apaixonada pela série.
Patch se mostra mais apaixonado e aberto que nunca e suas declarações são lindas demais. Ele deixou de ser um bady boy  para se tornar um homem, ou melhor, um anjo apaixonado. (*suspirando*)
"- (...) Você é minha, Anjo. Cada pedacinho de você. Não vou deixar que nada mude isso.
A boca, quente e atrevida, encontrou a minha. Então ele deixou toda a brincadeira de lado e me beijou com seu próprio fogo negro, intenso e possessivo, consumindo meu corpo, minha alma, e tornando obsoleta qualquer noção anterior do que significava ser beijada."
"– Concordo – disse ele. – Você merece alguém melhor. Mas está presa a mim e é bom se acostumar com isso. – Com um movimento ágil, ele me puxou para junto de si e rolou por cima de mim, os olhos negros bem sedutores. – Só para que não esqueça, não tenho nenhuma intenção de deixar você escapar facilmente. Não vou ligar se outro homem, sua mãe ou os poderes do inferno tentarem nos separar, não vou facilitar as coisas e não vou dizer adeus."
Nora está mais forte do que nunca, e diferente dos livros anteriores, a narrativa deste é feita por ela, assim temos uma visão melhor dos fatos que acontecem na história. Com suas descrições beirando a realidade, vivenciamos a batalha como se estivéssemos presentes e isso foi genial.
Scott, Vee e Marcie, que até então eram meros coadjuvantes, neste livro estão bem mais presentes e se tornam quase protagonistas com suas histórias entrelhadas com o casal principal. O final deles, inclusive, é de emocionar qualquer um.

Envolvente, emocionante e na medida certa para um final simplesmente perfeito. E com Finale, Hush Hush provou ser uma das minhas séries favoritas.
Como eu disse no início, essa foi a minha opinião. Sintam-se à vontade para deixarem as suas. :)

E para finalizar, um quote que me deixou sem fôlego. hehehe
"– Você veste essas roupas para impressionar. – falei, em tom de aprovação.
– Não, Anjo. – Ele se inclinou e mordeu de leve minha orelha. – Eu tiro a roupa para impressionar."
Book Trailer:
Níveis do vício: 

6 Comentários

  1. eu gostei muito de Finale, mas esperava BEM mais. teve um desenvolvimento bacana, mas achei que ela forçou a barra em algumas situações - Vee, principalmente - e solucionou tudo depressa demais, como se quisesse apressar o final, quando chegou nele. isso me deixou desapontada. mas no todo, foi um encerramento digno pra uma série maravilhosa =D

    Beijão!
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa! Li alguns relatos de pessoas que tiveram a mesma opinião sua e, de fato, o final foi meio corrido, mas eu me apaixonei por tudo mesmo assim! Achei o final muito digno também! :)
      Bjuusss

      Excluir
  2. Michelle, esse livro é realmente tudo que você disse <3 envolve, faz a gente suspirar e temer por fechar o livro e acabar a série! Eu adorei tudo, achei mesmo que o final foi digno para quem acompanhou tudo! Amei a Vee super presente nesse volume, tbm. O ultimo quote é realmente o melhor hahhaaha
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas! Sou completamente apaixonada pela série, uma de minhas favoritas, e o Patch - ah, o Patch - me matou com essa frase que postei no final! kkk
      Bjusss

      Excluir
  3. Oi Michelle, tudo bem? Acredita que eu não li essa série ainda? Mas tb quero me apaixonar pelo Patch, todos falam tão bem dele *-* Acho que já to apaixonada por ele só por ler a opinião dos outros. Espero poder ler em breve!

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel!! Então leia que tenho que certeza de que irá se apaixonar pelo Patch assim como eu!! *--*
      Bjuss

      Excluir