Título: Estilhaça-me - Livro 1
Autora: Tahereh Mafi
Ano: 2012
Número de Páginas: 302
Editora: Novo Conceito

Leia o 1º capítulo

Sinopse:
Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma cela. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser uma guerreira.



Resenha:
Uma história surpreendente e bem diferente, que vai encantar você. É assim que eu definiria o livro.
Estilhaça-me chamou minha atenção primeiramente por dois motivos: a capa que é linda e super diferente; e a sinopse que fala sobre Juliette e um mundo que se tornou bem diferente do que conhecemos hoje.

O livro é narrado por Juliette, uma garota de 17 anos que está confinada a 264 dias em uma cela por ser considerada perigosa demais. Ela possui um dom/maldição capaz de mudar o futuro do mundo se for utilizado para bem ou para o mal. Juliette não pode tocar em ninguém, pois seu toque é extremamente mortal, e no meio de uma guerra esse poder seria muito útil.
"Há dezessete anos tenho tentado escalar de volta, mas é quase impossível superar a gravidade quando ninguém está disposto a lhe dar a mão.Quando ninguém quer correr o risco de tocar em você."
No começo do livro ficamos um pouco confusos com tudo o que está acontecendo com a personagem criada por Tahereh Mafi, já que a mente de Juliette depois de tanto tempo isolada do mundo se tornou confusa e deturpada, presa em seus próprios pensamentos. Ela se sente um monstro, já que nem mesmo seus pais podia tocá-la, e passou a aprender a conviver sem carinho e amor de ninguém.
"Meus pais pararam de tocar em mim quando passei a engatinhar. Fiz meus colegas de classe chorar só por lhes segurar as mãos. Os professores me faziam trabalhar sozinha para que eu não machucasse as outras crianças. Nunca tive um amigo. Nunca conheci o aconchego do abraço de uma mãe. Nunca senti a ternura do beijo de um pai. Eu não sou louca."
Dentre os personagens existentes (que não são muitos, pois lemos apenas o que Juliette vê), existe Warner, um vilão possessivo e complexo (e convenhamos que muito gato também!) que vê no poder de Juliette a chance de ter impor o medo nas pessoas e dominá-las.
“Absolutamente nada escapa Warner. Warner absorve cada detalhe. É claro que ele sabe. Mas estou sob o impacto da ternura em sua voz. A sinceridade com a qual ele deseja saber. Ele é como um cão selvagem, enlouquecido e feroz, sedento de caos, ao mesmo tempo que deseja reconhecimento e aceitação.(...)"
Outro personagem importante e que fez muitas leitoras suspirarem foi o Adam Kent. (Ai ai Adam - "Eu sou o oxigênio e ele está morrendo de vontade de respirar." - pausa para suspirar). O romance entre ele e Juliette é super fofo e merece destaque.
"A possibilidade de perde-lo é como ter 100 anos de solidão que não quero imaginar. Não quero que meus braços sintam falta de seu calor. Seu toque. Seus lábios, Deus, seus lábios, sua boca em meu pescoço, seu corpo envolto ao meu, ligando-me como a afirmar que minha existência na Terra não é em vão. A compreensão é um pendulo da dimensão da Lua. Ele não para de bater em mim."
E como citei no início, o mundo na trama não é mais como conhecemos. Não existe mais estações do ano, inverno e verão por exemplo. Nem plantas nem animais, nem a natureza que temos hoje. A humanidade luta para sobreviver, dominada pelo medo e pelas novas regras que devem ser seguidas.
Gostei muito de alguns detalhes interessantes, como as frases cortadas e riscadas de Juliette sempre que ela trava algum pensamento pela metade (Não sou louca), com medo do que pode dizer, e quando passa a repetir várias vezes a mesma coisa. É aí que entendemos como o confinamento afetou seu jeito de ser e pensar.
"Eles tomaram tudo. Minha vida. Meu futuro. Minha lucidez. Minha liberdade."
(...)
"Às vezes penso que a solidão dentro de mim explodirá pela pele e, às vezes, não tenho certeza se chorar ou gritar ou rir de histeria resolverá alguma coisa. Às vezes estou tão desesperada por tocar, por ser tocada, por sentir, que tenho quase certeza de que vou cair de um penhasco em um universo alternativo no qual ninguém, nunca, será capaz de me encontrar."
Resumindo, Tahereh Mafi está de parabéns por ter criado uma história envolvente, que lembra bem o estilo de X-Men, com seus personagens especiais e complexos. Estilhaça-me é o primeiro livro de uma trilogia. Eu viciei e aguardo pelo próximo livro ansiosamente. ;)
Nível do vício: 

3 Comentários

  1. apesar de eu não ter achado a história exatamente criativa, Estilhaça-me é um livro fantástico principalmente pela narrativa. Nunca tinha visto uma narrativa que, por si só, transmitisse tanto. A Tahere não precisou brincar com palavras, fazer uso de metáforas, não precisou de exageros pra transmitir o que a Juliette passava. Ela só precisou deixar a personagem FALAR. Do jeito como ela pensava. Do jeito como a gente escutaria a Juliette falar. E cara, que coisa fantástica foi essa leitura! Apesar de todos os clichês, fiquei arrepiada, desesperada, animada, assustada, sofri e amei junto com a Juliette, tão intensamente quanto ela. Depois de ler, me surpreendi e me apaixonei :)
    Beijão!!


    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Verdade Lady, eu também adorei a narrativa e achei super diferente. Me deixou super encantada e querendo ler a continuação. :)
    Obrigada por comentar!
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Vou ter que discordar da Lady aí em cima.
    Lendo a sinopse achei a estória criativa e apesar de ainda não ter lido me parece muito intensa. Já ouvi falar bem desse livro e já o coloquei na minha lista de leitura de 2013 vamos ver se faz jus a consideração.

    Quero me apaixonar e viciar! ^_^
    Bjo

    ResponderExcluir