Título: Círculo Secreto: A Iniciação, Vol. 1
Autora: L.J. Smith
Ano: 2011
Número de Páginas: 255
Editora: Galera Record

Sinopse: A história começa quando Cassie se muda da Califórnia para New Salem, depois de passar as férias em Cape Cod, e começa a se sentir estranhamente atraída pelo grupo de jovens que domina sua nova escola. Cassie logo é iniciada no Círculo Secreto, uma irmandade de bruxas que controla a cidade há séculos, numa aventura ao mesmo tempo fascinante e mortal. Ao se apaixonar pelo sombrio Adam, será preciso escolher entre resistir à tentação ou lutar contra forças obscuras para conseguir o que deseja – mesmo que um simples passo em falso possa significar a sua destruição.




Minha Opinião: Mesmo fã da série de vampiros The Vampire Diaries que também é da mesma autora, confesso que fiquei com um pouco de receio de ler essa nova série pois minhas últimas experiências com os livros recém lançados da outra série fugiram um pouco do meu conceito "ótimo" para caírem até o conceito "médio". Com isso, quando tive a chance de ler o primeiro volume da série Círculo Secreto (The Secret Circle) pensei um pouco mais. Hoje me arrependo de não ter lido antes, pois a série - de livros, já que a de TV eu vi poucos episódios - é bem interessante e vale muito a pena ser lida e acompanhada.

Diferente da série de TV (sim, temos diversas diferenças entre as duas e irei citar algumas mais para o final do post), na série de livros somos logo apresentados à Cassie Blake, a personagem que L.J. Smith usa para nos dar a visão dos acontecimentos ao redor. Cassie é a típica boa moça, uma adolescente comum que vive com a mãe e se vê obrigada, de uma hora para outra, a se mudar para uma nova cidade chamada New Salem, onde vive sua avó que ela mesma nunca conheceu, pois sua mãe fugiu de casa antes de sonhar em tê-la. Ela precisa abandonar tudo, seus amigos, escola, absolutamente tudo, e é claro que não gosta nada disso. Mas antes de ter que se mudar, Cassie está passando as férias com a mãe em Cape Cod e acaba conhecendo um garoto e ajudando-o a escapar de alguns problemas, tudo isso sem nem mesmo saber seu nome. Ela fica encantada com o garoto e imagina quando e se o verá novamente algum dia.

Em New Salem, Cassie conhece sua avó e à primeira vista acha que ela é muito feia e estranha, como tudo ao redor, incluindo a casa. Diferente do que estamos acostumados a ver em histórias assim, o novo lar de Cassie cheira a mofo, o jardim não possui nenhum tipo de flores, apenas ervas e plantas que ela não conhece, e sua avó não lembra nada aquelas vovózinhas fofas e gentis. Logo, sua mãe adoece e Cassie se vê tendo que se virar sozinha para conhecer tudo na nova cidade.
Nem a timidez evidente de Cassie a impede de ir à escola nova e tentar se aproximar mais das pessoas e tentar fazer novas amizades, principalmente após ver uma menina linda e que aparenta ser simpática através da janela de uma casa vizinha. Cassie fica curiosa para conhecê-la, mas antes disso ela descobre um grupo de alunos na escola capaz de despertar medo em todos, professores e alunos. Esse grupo é formado pelos membros do círculo - um grupo de adolescentes descendentes dos bruxos de Salém. O que ela não esperava era descobrir que o tal garoto por quem ela nutria sentimentos desde as férias também faz parte do grupo. E que ele não está disponível. =P
"Eu sou uma bruxa, pensou Cassie, admirada. Metade bruxa, pelo menos. E minha mãe e minha avó... as duas também são bruxas, é hereditário. Era uma ideia estranha e quase impossível de engolir."
Dentre os personagens e membros do grupo - que no livro são 12, 6 a mais que os da série de TV - destaca-se Faye. A personagem de Faye é má, muito má, e faz maldades capazes de despertar o ódio de qualquer pessoa. Usando seus poderes para o mal, Faye nem sempre mede suas consequências e faz de tudo para conseguir o que quer.
A Diana dos livros também é bem diferente da série de TV, além dos aspectos físicos, achei a do livro muito mais legal e simpática do que a da série de TV.
O que acho estranho é o fato de Cassie se apaixonar tão facilmente e rapidamente por Adam, já que o viu apenas umas duas vezes antes de New Salem e logo assim que eles se reencontram o amor é quase que imediato. Talvez pela história ser curta e rápida, L.J. Smith tenha acelerado as coisas, mas acredito que esse "amor" poderia ter sido melhor explorado.
"- Adam - disse ela - Nós...
Mas ela não terminou a frase. Ele estava perto demais de Cassie; ela sentia seu calor, a energia entre eles se fundindo. Sentia as mãos dele em concha em seus cotovelos. Depois lentamente, bem devagar, ela foi puxada para ele até que seus braços estavam em volta dela, abraçando-a inteiramente. O cordão prateado não podia mais ser negado."
Citando algumas diferenças para quem assiste à série de TV, mas ainda não leu o primeiro volume, uma grande diferença é sobre a mãe de Cassie. Isso mesmo, aqui ela aparece e vivinha da Silva! Na série de TV, a mãe da Faye é a diretora do colégio, mas no livro ela nem é citada. Outro fato interessante é que, pela história do livro se passar nos anos 90, você não encontrará nada referente a Twitter, Facebook, celulares ultra modernos e câmeras digitais.

Recomendo pela história ser bastante interessante e introdutória do que ainda há por vir, e principalmente pelo fato da história ter uma escrita leve e bem tranquila. L.J. Smith soube deixar um clímax no final que deixa o leitor curioso pela continuação. Afinal... Cassie, o que deu em você criatura? rsrs


Níveis do vício: 

4 Comentários

  1. Só uma carinha?Pensei que merecesse mais heheheh

    Adorei a resenha.

    Beijocas,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Michelle! Já li Círculo Secreto e curti bastante, apesar de ter achado a Cassie sem personalidade e muito dependente da Diana. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Minha experiência com os livros da L.J. Smith foram tão, mas tão ruins que não tenho vontade nenhuma de ler Círculo Secreto =/
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Finalmente, alguém + velho q eu na Blogosferaaaaaaa!!!!!!!!! São só dois aninhos, mas já tá bom!!! Tava m sentindo uma velha, haha, sobre o livro. Não li. Dessa autora, eu li 2 livros do Vampire Diaries a contra gosto pq tava traumatizada por crepúsculo, me surpeendi e gostei. Mas adorei a adaptação da Warner, viciei msm. Gostei da sua resenha, qd eu puder vou ler. Beijos

    brogandome.blogspot.com
    facebook.com/brogadome<--curte, pls!
    flickr: carolposeidon
    twitter: @carolposeidon
    tumblr: carolglitterkitty.tumblr.com
    skoob: caroldarkpink

    ResponderExcluir