Teve confusão, longas filas para tudo o que você pode imaginar, autógrafos com gente importante e muito mais.

No meu 2º dia da Bienal eu praticamente repeti o feito do primeiro quando fiquei 12 horas direto pelos pavilhões do Riocentro. É, dessa vez eu também fiquei 12 horas.
Quando cheguei no Riocentro o relógio ainda batia 09:30h da manhã do dia 7 de setembro, feriado nacional. Logo de início, o susto. Me deparei com milhares de pessoas e uma fila imeeeeensa dando voltas e voltas pelo estacionamento. Os portões ainda estavam fechados, bem diferente do dia 03, último sábado, quando abriram antes desse horário e antes das 10hs já tinha gente entrando. Mas diferente do último sábado, milhares de pessoas aguardavam a abertura dos portões e acredito que pelo menos 80% delas estavam lá para ver o tão aguardado Pe. Marcelo Rossi, que estaria autografando seu livro Ágape no estande da Editora Globo.



A fila só aumentava a cada segundo e logo, a confusão estava armada. Pessoas tentaram empurrar os portões e não houve jeito senão abri-los. Em poucos minutos a fila desmanchou e todo mundo correu para a entrada. Eu estava no meio da correria e, por sorte, consegui entrar sem problemas, visto que a grande maioria ainda iria comprar ingresso e eu já estava com os meus em mãos (a internet salvou minha vida!).

Já lá dentro, minha intenção era correr para conseguir participar do Encontro de Blogueiros promovido pela Editora Intrínseca e pelo site Skoob, por isso estava indo para o estande da editora quando me deparei com todos os blogueiros conhecidos instalados na fila para autógrafos da Anne Rice no estande da Rocco. Acabei ficando por lá, mesmo sem ter nenhum livro dela em mãos - o que não foi problema, pois WTF!, eu estava na Bienal do Livro! - e conheci algumas pessoas super legais na fila.

O Alexandre (do Bookaholic Boy) chegou e ficamos juntos na fila com o pessoal. Dei parabéns para a Tita Mirra que estava fazendo aniversário e estava próxima na fila, tirei fotos com a Vivi (da Galera Record) e com a Andyinha (do Mon Petit Poison) que passaram por lá, e depois de 1 hora de espera soubemos pela Rocco que a distribuição de senhas começaria apenas às 15hs. Impossível esperar tanto tempo, já que muitos queriam passear e fazer outras coisas, além de ficar horas na fila esperando. E depois de muita insistência e tentativas de organização, enfim distribuíram as senhas para os 180 da fila (até onde eu sei), apesar de ter muuuuuito mais gente por lá.
De lá, partimos para o encontro de blogueiros onde a Patoka e a Helô da Intrínseca junto com o pessoal do Skoob iniciaram um bate-papo super legal sobre livros e resenhas, seguido de sorteio de alguns brindes e um buffet liberado delicioso. =)

Passeamos pelos pavilhões, conheci a Babi Dewet - que autografava seu livro Sábado à Noite para os fãs que chegavam no estande da Above - e passamos algum tempo com a Natália Puga e com a Maya Moura. Almoçamos pizza com Coca-Cola e nos dispersamos.

Junto com o Alexandre, fui para o estande da Novo Conceito onde começaria um bate-papo com as autoras nacionais super consagradas Leila Rego, Patricia Barboza e Tammy Luciano. As três contaram como iniciaram no mundo literário, falaram sobre como surgem as idéias para os seus livros e deram dicas e conselhos para quem quer se tornar escritor um dia (eu!). Depois do bate-papo, ainda tirei fotos com elas e ganhei alguns brindes e marcadores autografados (surpresinha no final do post). Todas são mega fofas e super simpáticas. *---*
Encontrei a Dani Fuller, tiramos fotos, e em seguida continuei por lá para participar do evento Nicholas Para Recordar apresentado pela Ju Oliveto (do Livros e Bolinhos) e pela Tathy (do Eu Sou Assim). Elas falaram sobre os livros, os filmes e até das vidas pessoal e profissional do Nicholas Sparks. Soube que em outubro será publicado no Brasil o próximo livro do Nicholas chamado "The Lucky One" (título em inglês) e tenho certeza que também irei chorar quando lê-lo. Só em saber a sinopse já me emocionei. *--*
No final foi feito um quiz e eu acertei uma das perguntas, ganhando um kit lindo com camisa, caixinha de lenços, cordão de A Última Música, bottom e marcador. E pra completar, ainda ganhei um exemplar de Diários da Paixão no sorteio que fizeram após o quiz. Agora sim, completei minha coleção! =)
Minha amiga Helen me encontrou por lá e ficamos passeando pelos estandes. O Alexandre foi para a Sextante e pegou autógrafo com o autor de A Cabana, William P. Young. Fiquei triste pois não tinha levado meu livro e quando o li, a história realmente me tocou.
Quando meu marido chegou eu já estava na fila - enoooorme - para os autógrafos da Anne Rice. Deixei minha amiga na fila e fui comprar o livro Tempo dos Anjos na Rocco para a Anne autografar. A fila estava imensa para pagar e o tumulto ficou ainda maior quando a fila de pagamento se misturou com a fila dos autógrafos. Foi aquela correria, gente pra lá e pra cá, ninguém sabia explicar onde e quando seria a sessão de autógrafos. Anne Rice chegou da paletra e, então, começou uma confusão ainda maior.
Todo mundo perdeu seu lugar na fila e eu acabei ficando bem no final. Quando chegou a minha vez, a Anne foi super simpática e eu consegui trocar algumas palavras com ela enquanto ela autografava meu livro. Tenho que dizer que ela lembra muito a minha querida avó, talvez por seus cabelos brancos, talvez pela total simpatia.
E depois de toda essa aventura só me restava passear e fazer o que eu mais gosto: comprar livros! Hehehe
Todo mundo que estava comigo durante o dia se separou e eu não encontrei mais ninguém. Comprei livros na Novo Conceito, na Rocco e por fim, na Underworld, onde tirei fotos e ganhei autógrafos das gêmeas Mônica e Monique Sperandio, autoras do livro Sete Vidas. A Rachel Caine, autora do livro Os Vampiros de Morganville, já tinha ido e eu não consegui nem ao menos vê-la. =/

Cansada após 12 horas andando pra lá e pra cá, enfim era hora de ir. Sábado estarei lá novamente. E o evento da Lauren Kate vai bombar! =D

Saldo do dia:
Surpresinha: Quem comentar primeiro que quer marcadores autografados irá ganhar 2 marcadores dos livros Pobre Não Tem Sorte e Pobre Não Tem Sorte 2 autografados pela Leila Rego + 1 marcador do blog.
Os outros 5 que comentarem irão receber 4 marcadores diversos + 1 marcador exclusivo do blog.

Mais fotos no álbum do Facebook e no Twitter @viciadosleitura.

11 Comentários

  1. Quero ganhar marcadores autografados *-*

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, super invejinha de vc!
    Queria muuito poder ir na Bienal.

    Ameeei as coisinhas que vc pegou e os livros então ... MARA *-*
    Beiijo :* @caarolgarcia

    ResponderExcluir
  3. Ahhh que post incrível! Eu não pude ir :(
    Mas deve ter sido cansativo, porém maravilhoso hein?
    Conheceu gente famosa no mundo literário uhul!!!!!!!!
    Quantos brindes, eu querooooo!

    Beijos!!!!

    @Viajenaleitura

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Nossa deve ser muito cansativo porem gratificante!
    Adorei o seu "Saldo do Dia" Queria todos...kkkk
    Post Maravilhoso!

    Ahhhh mais uma surpresinhaa...Adoro
    Não fui na Bienal mais vou ganhar os Marcadores que a Viciados pela Leitura vai me dar...
    AMOOO
    Michelle Muito Obrigado pela Oportunidade e Amei a Sua visitinha no meu Blog *-*

    ResponderExcluir
  6. Nossa a Bienal está linda mesmo, estou doida para vir a de São Paulo para eu comprar um monte de livros!

    ResponderExcluir
  7. Adoro ver os posts sobre a Bienal. Sempre tem alguma coisa nova neles. =)
    Não entendo como você conseguiu ficar 12 horas lá. Depois de 3 horas andando lá, eu já estava morrendo de cansaço.
    Eu quero os marcadores! *-*

    ResponderExcluir
  8. Aeeee muito legal te conhecer, no evento na novo conceito, e mais uma vez obrigada pelo marcador. Ficou lindooo!!!
    bjãooo

    ResponderExcluir
  9. Aiin que invejinha. Fico vendo aqui as fotos e lendo os posts de quem foi pra bienal e fico vendo tudo que perdi.
    Adorei o post e todas as suas aquisições *-*

    ResponderExcluir
  10. Adorei o blog!!! E nossa só da post de Bienal pela blogosfera haha!

    Estou seguindo!

    Beijos

    Bruna in Wonderland
    www.brunainwonderland.com.br

    ResponderExcluir
  11. Tbm fui na bienal, mas n vi vc =/
    Bem legal ne?
    Autores, editoras ^^
    TDB
    bjs

    ResponderExcluir