Título: Antes Que Eu Vá
Autora: Lauren Oliver
Ano: 2011
Número de Páginas: 368
Editora: Intrínseca

Sinopse: E se tudo o que você tivesse fosse um único dia. O que iria fazer? Quem iria beijar? Até onde se atreveriaa ir para salvar a própria vida?
Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.



Talvez você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Um, dois, três ou dez milhões de amanhãs... Tanto tempo, que você possa nadar nele, deixar rolar e enrolar-se nele, deixá-lo cair como moedas por entre os dedos. Tanto tempo, que você possa desperdiçá-lo. Mas, para alguns de nós, há apenas o hoje. E a verdade, afinal, é que você nunca sabe quando chegará sua vez.

Minha Opinião: Difícil resenhar um livro que se tornou um dos melhores que li na minha vida. Difícil que eu digo no sentido de não ter palavras suficientes para exemplificar o quanto essa história mexeu comigo e me emocionou. A narrativa flui bem e fácil e a capa é linda demais. Chorei, sorri, sonhei, ou seja, amei.
Vou tentar mostrar com minhas palavras um resumo desta história tão magnífica - pelo menos para mim - e tentar convencê-los de que a leitura deste livro não será em vão.

Samantha, popularmente conhecida como Sam, é uma adolescente que possui tudo de bom e de melhor e faz questão de mostrar isso. Ela possui amigas inseparáveis, o namorado mais cobiçado da escola, é linda e popular, tudo o que qualquer garota desejaria. Mas diferente de uma personagem boazinha, Sam também tem seus defeitos e maldades. Seu grupo de amigas formado por Lindsay, Elody e Ally gaba-se em esnobar e humilhar quem tem pouca popularidade, separando as pessoas por grupos de classe mais alta ou mais baixa. Mas engana-se quem pensa que elas se arrependem de seus atos. Mesmo Linday sendo a que tem a personalidade mais forte das quatro, Sam também sente-se bem assim, sem se arrepender de suas atitudes que hoje entitulamos como bullying.
"Uma boa amiga guarda segredos para você. Uma melhor amiga ajuda você a guardar os próprios segredos."
O dia D da história é 12 de fevereiro, o Dia do Cupido, onde os alunos da escola recebem flores de seus admiradores. O nível de popularidade é medido de acordo com a quantidade de flores que a pessoa recebe; quanto mais flores, mais popular você é. Esse é um dia muito comemorado pelos alunos e, principalmente, pelas quatro amigas. Mas este dia também é importante, pois é a data marcada para Sam perder a virgindade com seu namorado, Rob. Ela recebe várias flores e entre elas a de Rob, que diferente do que ela pensava, contém apenas um singelo "Com Amor" no final do bilhete, nada de "Eu Te Amo" ou algo mais romântico. E diferente do bilhete sem graça de Rob, Sam recebe uma rosa linda com um bilhete fofo de Kent, um menino super apaixonado por ela e que tinha sido seu melhor amigo há muito tempo atrás, quando ela não era nada popular. Kent nunca se tornou tão popular, por isso não servia para ser nada além de um 'mero conhecido' de Sam.
"- Eu ia dizer que você está linda com o cabelo solto. - A voz de Kent é firma e baixa. Ele se move ao redor de mim para a escada, parando exatamente no topo. Quando ele olha novamente para mim, parece triste, apesar de esboçar um leve sorriso. - Você não precisa de conserto, Sam. "
Sam recebe um convite para uma festa na casa de Kent e, como festa é festa para qualquer adolescente, Lindsay e suas amigas a convencem a ir também e após a festa sair com Rob para a tão sonhada noite da primeira vez. O problema é que a festa é regada à álcool e como se isso já não bastasse, Sam e suas amigas já vão bebendo pelo caminho até lá. Após algumas surpresas e discussões, no fim da festa Sam acaba decidindo ir embora com suas amigas e Lindsay é a motorista, mesmo depois de beber várias doses de álcool. Um acidente terrível, onde o carro delas acaba batendo em uma árvore, interrompe a vida de Sam.
"Mas antes que comece a me acusar, permita-me fazer uma pergunta: o que fiz foi tão ruim? Tão ruim que eu merecia morrer por isso? Tão ruim que eu merecia morrer assim?
O que fiz foi realmente tão pior do que o que todo mundo faz?
É realmente muito pior do que você faz?
Pense a respeito."
Após morrer no acidente, Sam acorda e percebe que está novamente no dia 12 de fevereiro e tudo está acontecendo exatamente como no dia da sua morte. E e aí que a história se desenrola de verdade.
Sam não sabe, mas terá que reviver seu último dia mais 7 vezes, ou quem sabe, até descobrir como dar valor a tudo que perdeu.
No primeiro dia, Sam ainda acha que tudo não passa de um sonho, um dejavú sem explicação. Mas tudo está exatamente igual e seu dia se encaminha para ter o mesmo destino de antes. É então que Sam resolve aproveitar a vida como se não houvesse amanhã, pois no seu caso, realmente não há. Ela decide viver seu último dia intensamente, fazendo coisas que não fazia antes, agindo diferente com as pessoas e com suas amigas, pois sabe que no fim sempre morrerá.
Esse seu pensamento vai mudando aos poucos, quando Sam percebe que pode tentar corrigir seus erros e talvez tentar evitar a fatalidade que causou sua morte. E se ela evitasse ir para a festa naquele dia? Se ficasse em casa e fingisse estar doente? O que aconteceria? Só lendo para saber.
Sam tenta de todas as formas reconstruir seu último dia, agindo diferente com as pessoas, tratando melhor seus pais e até mesmo se apaixonando de verdade. E esse é o ponto chave principal do livro, onde Lauren Oliver soube construir um tema que nos faz refletir a cada novo dia da vida/morte de Samantha. A cada vez que Sam acorda e descobre que está presa novamente ao dia 12 de fevereiro, é um novo capítulo de descobertas e atitudes que levam ao leitor descobrir o que Sam fará de diferente e parar para pensar o que faria se tivesse mais uma chance de corrigir os erros do passado.
"- É tarde demais - ela diz.
- Nunca é tarde demais - digo."
A história vai se encaminhando para o final de forma que nosso conceito sobre Sam vai mudando, passando a perceber suas mudanças no jeito de agir e torcendo para que tudo dê certo, mesmo sabendo que o final não será feliz, pois ela está mesmo morta. O final gerou algumas controvérsias de alguns leitores, mas eu acho que cada um entende de uma forma e eu achei super digno, apesar de no fundo torcer pra ter sido diferente. =/
O livro divide opiniões e eu sou da opinião que a história foi criada para fazer-nos refletir em como agimos com as pessoas sem pensar no dia de amanhã. Ninguém sabe se será a última vez que veremos um familiar ou um amigo, que talvez não possa existir o amanhã quando saímos de casa, por exemplo. Por isso recomendo o livro a todos que gostam de se emocionar e aconselho a não deixarem nada para depois, principalmente amar. =)

Críticas:

"Oliver, perfeita na voz de uma adolescente, explora nessa história muito verossímil nosso poder de influenciar aqueles que nos cercam... É um livro instigante, com uma grande mensagem, e ninguém pode deixar de ler." - ALA Booklist.

"Franco, emocional e, em alguns momentos, belo... Os leitores vão amar Samantha cada vez mais à medida que ela caminha para um final corajoso e de partir o coração." - Publishers Weekly

"As tentativas de Samantha para salvar a própria vida e consertar os estragos que provocou são justamente o que vai envolver os leitores e mantê-los vidrados até o momento em que ela consegue viver seu último dia da maneira certa." - VOYA

Leia o primeiro capítulo.



Nível do vício: 

6 Comentários

  1. Li esse livro há pouco tempo e eu também amei! Muito legal a lição que eles nos passa no final de tudo. Lindo demais! E eu quero um Kent pra miiim! uhaeiuhe :D
    Ótima resenha!

    beijos!
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha, este livro já esta na minha estante, agora só falta o tempo para conseguir le-lo!!
    Beijokas enormes, a sua postagem esta linda.
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Este foi um dos livros mais difíceis que li, porque achei meio cansativo reviver a mesma cena por sete vezes, mas adorei a história apesar de não gostar das atitudes de alguns personagens.

    É um livro denso, profundamente intenso, que chegou ao ponto de comover-me e tocar-me com um tema polêmico, atual e introspectivo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. A história deste livro parecer ser muito boa, quero muito ler. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Quero mt ler esse livro.
    Só estou vendo resenhas positivas sobre ele *-*

    ResponderExcluir
  6. Nossa já li tantas Resenhas sobre este livro e todos me deixam mais loka ainda para lelo...
    Sua Resenha esta Ótima...
    Parabéns!

    ResponderExcluir