Título: Questões do Coração
Autora: Emily Giffin
Ano: 2011
Número de Páginas: 438
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Tessa Russo é mãe de dois filhos e esposa de um renomado cirurgião pediátrico. Apesar de todos os seus receios, ela recentemente abandonou sua carreira para se concentrar em sua família, na busca pela felicidade doméstica. Por fora, parece destinada a viver uma vida encantada.
Valerie Anderson é uma advogada e mãe solteira de um garotinho de seis anos, Charlie, que nunca conheceu seu pai. Depois de muitas decepções, desistiu do amor e até mesmo das amizades. Acreditando que é sempre mais seguro não criar muitas expectativas.
Embora as duas vivam na mesma área de Boston, elas têm pouco em comum, com exceção do amor incondicional por seus filhos. Mas em uma noite, um trágico acidente faz suas vidas se convergirem de uma maneira inimaginável.
Com pontos de vista alternados e absolutamente bem delineados, Emily Giffin cria uma história comovente e brilhante de pessoas de bem sendo pegas em circunstâncias insustentáveis. Todas sendo testadas como nunca imaginaram ser possível. Todas questionando tudo no que um dia acreditaram.
E todas por fim descobrindo o que realmente importava.



Minha Opinião: Esse é o segundo livro que leio de autoria da Emily Giffin (o primeiro foi "Ame o Que é Seu") e eu só tenho a elogiar seu modo de escrever e emocionar quem lê seus romances. Com "Questões do Coração" não foi diferente e essa foi uma história que me despertou diversos sentimentos: entre eles raiva, pena, entendimento por algumas situações e uma grande lição de vida - que nem tudo acontece como queremos e que o melhor e mais importante é seguir em frente e viver.

A narrativa é dividida entre as duas personagens principais que dão o rumo à história: Tessa e Valerie.
Tessa Russo é uma mulher rica, casada com um famoso cirurgião plástico, mãe de dois filhos e que decidiu largar o emprego para se dedicar a vida de dona de casa e mãe de família, com a intenção de dar mais atenção à seu marido e seus filhos. Ela acredita que seu casamento é perfeito e aos olhos da socidade ele realmente é. Sua mãe sempre disse que ela deveria buscar sua independência, mas ela não seguiu seus conselhos.
Valerie Anderson é totalmente o oposto: mãe solteira de um menino de 6 anos chamado Charlie - o pai de Charlie nunca soube de sua existência e eles se separaram antes que ela descobrisse que estava grávida -, conta com a ajuda do irmão gêmeo para cuidar do filho, trabalha como advogada e espera nunca mais se apaixonar. Não possui mais amizades, pois acredita que o melhor para não se machucar seja não criar expectativas. Ela decide que o melhor é cuidar do filho e não se preocupar em achar alguém que ganhe seu coração.
As duas histórias podem até parecer diferentes, mas se cruzam quando um acidente envolvendo o filho de Valerie serve de base para unir as duas famílias de uma forma impensável e arrebatadora.
"Pego no sono sem saber a resposta. Sem saber, no entanto, se essa será a noite da qual me lembrarei para sempre." (Tessa)
Nick Russo é marido de Tessa e um cirurgião plástico bastante conhecido. É ótimo no que faz e tido como o marido perfeito na visão das amigas de Tessa e na dela mesma. Seu casamento era para ser perfeito, mas aos poucos ela vai percebendo que nem tudo está tão bem assim. Seu marido está cada vez mais distante e ela passou a aceitar perdê-lo muitas noites para o plantão no hospital. E, de acordo com as narrativas de Tessa e Valerie ficamos sabendo de detalhes sobre as ações de Nick, que acabam trazendo um novo rumo à vida das duas mulheres.

A história é tocante em vários sentidos e confesso que quando li a sinopse imaginei algo totalmente diferente para que a vida de Tessa e Valerie se cruzassem. E o que descobri ao decorrer da leitura me deixou totalmente de queixo caído. Apesar dos dois sofrimentos e frustrações serem causados por situações parecidas e até mesmo personagens em comum, não consegui escolher um lado para quem torcer. Talvez pelo fato de ser algo tão complicado que não consegui definir o que faria no lugar de ambas. Talvez agiria como Valerie, sempre forte e decidida, ou como Tessa, que segue sempre o seu coração.
Também não vou contar o motivo que ocasiona isso tudo, pois seria spoiler demais, mas deixo uma pergunta no ar: até que ponto você seria capaz de perdoar uma pessoa? =P

Entre os personagens secundários, além dos pais de Tessa e do irmão de Valerie, temos também Dex, irmão de Tessa e personagem de "O Noivo da Minha Melhor Amiga", outro livro da autora e que também virou filme.

O fato é que Emily Giffin consegue fazer com que a leitura desperte em nós sentimentos bem parecidos com os das personagens, por descrever reações sempre tão reais e vívidas que podem acontecer no nosso dia a dia. As dúvidas que também teríamos em cada situação, o não aceite da sociedade em certos assuntos e a sensação de que o final poderia ou não ser daquele jeito. Simplesmente brilhante.

Outro detalhe é que a capa é linda, com uma paisagem de neve que tem um significado interessante para a história. Veja as outras capas ao redor do mundo:


OBS: Ainda dá tempo de participar da promoção de aniversário do blog e concorrer a um exemplar desse livro tão emocionante! Aproveite! Clique na imagem para participar.
 
Nível do vício: 

14 Comentários

  1. Oi, Mi.

    Eu adorei esse livro, apesar de ficar frustrada com as decisões erradas dos personagens. Foram sentimentos conflitantes. Durante a leitura, tive uma relação de amor e ódio por conta disso, mas adorei a história e a dinâmica, que surpreendeu-me demais.

    Achei muito fofo o garotinho Charlie, ri demais com o Jason e emocionei-me com os demais.

    Ansiosa p/ ler "O Noivo da minha melhor Amiga" p/ conferir a história do Dex.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da resenha e há um tempinho eu tenho bastante vontade de ler esse livro. O que me atraiu foi principalmente esse aspecto de vidas que se cruzam (inclusive gosto muito dessa característica em filmes também).

    ResponderExcluir
  3. eu nem tenho mta vontade de ler esse livro., eu gosto de romances, mas não estou no clima pra um ultimamente, então vou fugir dele por ora :P mas deve ser muito bonito mesmo, todo mundo só fala maravilhas a respeito :D

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha, espero que ele inteiro seja bom. rs Quero férias da faculdade logo pra poder livros que não fale de semiótica e gestalt! rs é terrível querer ler e não ter tempo! =(
    Aaaah, meu bottom+chaveiro Halo chegooou!!! Um mais lindo que o outro! *-* Obrigada! =D

    ResponderExcluir
  5. Realmente mt booooooooooooooooooooom, me apaixonei por esse livro!!! Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler esse livro. A história parece ser apaixonante ;)
    Ótima resenha!

    bjs
    www.booksemporium.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita vontade de poder ler esse livro um dia. O enredo parece bem feito, eu adoro romances e com certeza iria me apaixonar! Parbéns pela resenha. Beijos,

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  8. Desde que li sobre este livro, me apaixonei por ele, fiquei super curiosa para saber como a autora desenvolveria a história, e pela sua resenha deu para perceber que o livro é cheio de sentimentos, realmente capricharamna capa.
    Eu ainda não li "Ame o que é seu", mas já coloquei na minha lista de futuras leituras.
    Bye ~~ ;)

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tive coragem para incluir esse livro na minha lista (-_-)

    Beijos

    Lulu do Blog Apaixonada por Romances
    @Appromances

    ResponderExcluir
  10. Este livro já está na minha lista desde a primeira resenha que li dele. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não li mas minha Noiva ganhou esse livro em uma promoção em breve vou ler.

    Marcos
    http://espacoeditorial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. ahhh eu quero mtoo le esse livro, a capa é perfeita ;)

    ResponderExcluir
  13. Esse livro me deu varias sensações durante a leitura, raiva, pena, angustia, e no final so raiva..muita. Mas depois eu parei pra pensar, no livro do Dex eu fiquei do lado dele e até achei lindo :S então porque condenar aqui..
    Acho que esse livro foi escrito exatamente por isso, por que no outro todo mundo viu um lado e apoiou..nem mesmo questionei o amor dos personagens, e aqui nesse livro, foi o contrario. E depois de semanas de ler eu passei a ver com outros olhos...e hoje eu entendo, não aceitaria, mas entendo.
    beijos.

    ResponderExcluir