Título: Eu Sou O Número Quatro - Os Legados de Lorien Vol. 1
Autor: Pittacus Lore
Ano: 2011
Número de Páginas: 352
Editora: Intrínseca

Sinopse: Eu sou o Número Quatro é o primeiro volume da série Os Legados de Lorien, idealizada por James Frey, autor do polêmico Um milhão de pedacinhos, e escrita em coautoria com Jonie Hughes sob o pseudônimo de Pittacus Lore, o ancião de Lorien a quem foi confiada a história dos Nove.
Esta obra conta que no passado, nove jovens alienígenas fugiram do planeta Lorien, ameaçado pelos Mogadorians, para se esconder na Terra. Uma vez aqui, e na medida em que se tornaram adultos, começaram a desenvolver poderes sobrenaturais. Mas os invasores estão dispostos a pegá-los e isso precisa acontecer na sequência certa, já que eles são reconhecidos por números.
Um, Dois e Três já foram assassinados e agora o número quatro conhecido entre os humanos como John Smith será o próximo alvo. Ele muda-se para Paradise, no estado de Ohio, disfarçado de estudante colegial e lá conhece Sarah Hart, por quem se apaixona e começa a acreditar ser ela um bom motivo para deixar de fugir.
O planeta Lorien foi destruído. Os habitantes foram dizimados, exceto nove crianças e seus Guardiões, que se exilaram na Terra. Mas a raça que devastou aquele planeta os seguiu. Os Nove estão sendo caçados. A guerra deles chegou à Terra, e aqui será decidida.

Minha Opinião: John Smith tenta ser um garoto normal, pratica esportes, tem amigos, participa de festas, tudo o que qualquer adolescente de sua idade faz. Mas ele não é como nós e John não é seu nome verdadeiro. Três de sua espécie já morreram. Ele é o número quatro e agora terá que correr para aperfeiçoar seus poderes e lutar para manter sua existência no planeta Terra.
Essa é apenas uma introdução do que te espera nesse livro cheio de aventuras, ação, drama a e romance. E que está ganhando cada vez mais destaque não somente nas livrarias como também nas salas de cinema. Eu vi o filme e tenho a dizer que gostei bastante do que vi, mesmo com algumas cenas alteradas (isso se chama adaptação, eu sei) o conteúdo principal estava ali e isso foi muito importante.
"No início éramos um grupo de nove.
Três se foram, morreram.
Agora restam seis.
Eles estão nos caçando e não vão parar enquanto não matarem todos.
Eu sou o número quatro.
Sei que sou o próximo."
Eu Sou O Número Quatro é o primeiro volume da série Os Legados de Lorien e se inicia já em ritmo de aventura. Como já diz na sinopse, descobrimos que o planeta Lorien foi invadido e destruído pelos Mogadorianos e 9 crianças foram enviadas à Terra para dar continuidade à espécie. Todas foram espalhadas pelo mundo e não se conhecem, tudo para dificultar que fossem caçados e mortos. Cada uma delas possui um Cêpan, que é uma espécie de guardião que deve protegê-la até a morte dos Morgadorianos que vieram até a Terra para caçá-los um a um. Um fato que achei muito interessante é que um encantamento foi lançado pelos anciãos de Lorien nas 9 crianças para que elas só pudessem morrer em seqüência, levando mais dificuldade para os Morgadorianos. Logo de início, temos a morte do Número Três e a criança que foi marcada como o número seguinte, no caso o Número Quatro, recebe uma marca de queimadura que demonstra que ele é o próximo a ser caçado. E é aí que conhecemos de fato o herói dessa história. Pela leitura ser narrada por ele, fica ainda mais prazeroso mergulhar nessa história cheia de aventura.
"Nove de nós vieram para cá. Somos parecidos com vocês. Falamos como vocês. Vivemos entre vocês. Mas não somos vocês. Temos poderes com os quais vocês só podem sonhar. Somos mais fortes e mais rápidos que qualquer coisa que já viram. Somos os super-heróis que vocês idolatram nos filmes, mas somos reais".
Daniel vive na Flórida com Henri, seu cêpan, que o trata como um filho. Ele é um adolescente de 15 anos e como qualquer garoto ele quer fazer amizades e viver como um humano comum. Mas ele não é como nós e Daniel nem mesmo é seu nome verdadeiro. Ele é o Número Quatro e precisa manter sua verdadeira identidade em oculto antes de todos os seus legados (poderes) se desenvolverem totalmente, senão será obrigado a se mudar novamente. Nome, escola, amigos, tudo fica para trás. E quando ele recebe a terceira marca, Henri diz que eles precisam fugir novamente. Mesmo chateado por deixar tudo para trás mais uma vez sem ter tempo de se despedir, Quatro se muda com Henri para Paradise em Ohio. E é lá que a história de verdade se desenrola.

Quatro assume a identidade de John Smith e, contrariando a vontade e preocupação de Henri, ele se matricula na escola local. Como a cidade é pequena, não demora muito para que John chame a atenção de alguma garota. E isso acontece com Sarah, a aspirante a fotógrafa da escola. Logo de cara, Sarah e John sentem-se atraídos um pelo outro e, mesmo sem entender esse sentimento novo, ele fica muito apaixonado por ela e decide que nada o fará fugir mais uma vez. Henri conta que o amor para os Lorianos é diferente, é eterno. Agora ele irá lutar contra tudo e todos para que possa continuar vivendo como um garoto normal.

Em suas tentativas de se tornar oculto, John não tem muita sorte. Logo em sua primeira aula, John arruma confusão com Mark, um dos valentões da escola e ex namorado de Sarah. Um dos seus legados também surge de surpresa e John é resgatado por Henri. Por causa de toda a confusão, Henri diz que eles precisam fugir novamente mas John é incisivo em sua decisão de ficar e consegue convencê-lo.
"- Já olhou suas cicatrizes hoje ?
- Não. Por quê ?
- Por que isso tudo não tem a ver com você. Trata-se da sobrevivência de nossa raça, quase inteiramente destruída, e de mantê-lo vivo. Cada vez que um de nós morre ... cada vez que um de vocês, um dos Gardes, morre ... nossas chances diminuem. Você é o Número Quatro, é o próximo da fila. Há uma raça inteira de assassinos cruéis à sua caça. Vamos nos mudar ao primeiro sinal de problemas, e isso não está aberto a discussão."
Na escola ele também conhece Sam, que na minha visão, foi um dos melhores personagens do livro. Sam é um nerd fanático por histórias alienígenas e que acredita que seu pai foi raptado por algum alien e que logo se torna seu melhor amigo. Quando Sam descobre o que John realmente é a amizade dos dois cresce ainda mais e Sam decide ajudar John a seguir lutando. Sarah também descobre, aceita sem problemas e decide continuar junto com John, agora seu namorado.

A partir daí o livro é cheio de ação e muitas aventuras. Temos a busca implacável – e cruel – dos Morgadorianos para localizar Quatro e matá-lo até o embate final cheio de tensão e emoção. Uma nova personagem, a Número Seis, surge para movimentar ainda mais a história e ela será muito importante nas próximas sequências da série.  Também não posso deixar de citar o Bernie Kosar, o dócil cachorrinho de Quatro, que se mostra ser muito mais do que um simples animal de estimação. =D

E é claro, o livro possui uma dose dramática no final com uma tragédia envolvendo um dos personagens que me fez ficar com os olhos marejados e que fará qualquer leitor no mínimo sensível também se emocionar. :(

Outro detalhe interessante é o nome do autor do livro, que se autodenominou Pittacus Lore, o que na verdade é o nome de um ancião de Lorien. Achei muito legal esse diferencial e o próprio autor ter sua participação na história.

Indico muito essa história e também não deixem de conferir o filme, que também superou minhas expectativas. Os efeitos especiais foram ótimos e os personagens (pausa para suspirar pelo o Alex Pettyfer *--*) atuaram muito bem e eu consegui ver os personagens dos livros em cada um deles sem problemas. =)

Trailer de "Eu Sou O Número Quatro" (legendado):


O próximo livro que se chamará The Power Of Six (O Poder "de" Seis - ou "dos" Seis) será lançado nos Estados Unidos em agosto desse ano e já está deixando todo mundo na expectativa para saber o que irá acontecer em seguida. Eu sou um das que estão morrendo de curiosidade e não vejo a hora dele ser lançado também aqui no Brasil e para nos deixar um pouco mais confusos, a sinopse do livro fala sobre... o número Sete! Como assim??

Pra quem já leu O Número Quatro, a sinopse de The Power Of Six abaixo:

Eu o vi no noticiário. Seguido as histórias sobre o que aconteceu em Ohio. John Smith, lá fora, na estrada. Para o mundo, ele é um mistério. Mas, para mim... ele é um de nós.

Nove de nós vieram para cá, mas às vezes me pergunto se o tempo nos mudou – se todos ainda acreditam na nossa missão. Como posso saber? Há seis de nós que sobraram. Estamos nos escondendo, nos misturando, evitando o contato um com o outro... mas nossos legados estão desenvolvendo, e em breve estaremos prontos para lutar. John é o número quatro, e seu aparecimento é o sinal que eu estava esperando? E os números cinco e seis? Poderia um deles ser a garota de cabelos negros com os olhos de tempestade dos meus sonhos? A menina com poderes que estão além de qualquer coisa que eu jamais poderia imaginar? A menina que pode ser forte o suficiente para trazer os seis de nós juntos?

Pegaram o Número Um na Malásia.
Número Dois na Inglaterra.
E Número Três no Quênia.
Eles tentaram pegar o Número Quatro em Ohio e falharam.

Eu sou o Número Sete. Um dos seis que ainda está vivo.
E eu estou pronto para lutar.

Curioso, não?
Compre agora!


Nível do vício: 

10 Comentários

  1. todo mundo me diz que é bom, e já estou ficando mais do que convencida disso!

    ;*

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu tô lendo o livro e adorando. Como já sei os atores que interpretam Sarah e Quatro, eu tô lendo e visualizando eles nos seus papéis.
    Acho que o "seis" do livro não é o número Seis, e sim um sinal de que os seis restantes se encontraram e lutaram juntos (será?). Será que vamos ler um livro pela visão do Número Sete(havia errado e colocado Seis no comentário anterior), ou continuará com o Quatro?

    ResponderExcluir
  4. Érika, modifiquei a resenha na parte do título da sequência porque realmente agora fiquei na dúvida. Em vez de ser sobre a Seis, pode ser que ele fale do poder de cada um dos seis que sobraram contado pela visão do Sete mesmo. Xiii... rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. kkkk q doideira en
    É sobre o seis ou o sete afinal? E kra, achei a capa feiinha desse segundo. Mas a capa original do primeiro tb não fica atrás né? To dizendo aquela abóbora sem ser a do filme, ok?
    O livro realmente é ótimo!!! E meu personagem preferido tb era o Sam, mas acho que ele não está no filme, está?
    bjsss

    ResponderExcluir
  6. Eu quero demaaaaaaaaaaaaais, demais ler "Eu sou o número4"! É um dos livros que estou mais ansiosa pra ler! Pretendo fazer isso em breve!

    E é cada resenha ótima que leio que só aumenta minha vontade! \o/ A sua foi mais uma da lista .. huhu

    E esse trailer? Tive que assistir de novo, kkk. Milésima vez u_u

    Beijos.
    http://lendoecomentando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Essa sinopse do próximo livro dá até um frio na barriga, né?? Não vejo a hora de publicarem no Brasil...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  8. Oi Michele, eu li os quatro primeiros capítulos de um amigo, e simplesmente amei! Estou doida pra pegar o livro e lê-lo realmente! Beijocas :*

    http://myevery-thing.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Vou ver se começo a ler esse livro ainda essa semana!
    Já enrolei demais, tá na hora. haha
    Estou com a expectativa bem alta, mas acho que vou gostar. =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Fui ver neste fim de semana o filme antes de ler o livro infelizmente e amei...achei muito legal toda a história envolta e também a ação. Apesar de achar que aquele romancezinho do 4 com a humana podia ser simplesmente descartado e muitas vezes ficar torcendo pela numero 6.
    Amei e vou comprar o livro certo...quando???o mais breve possível.
    Bjsk
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir