Autora: Becca Fitzpatrick
Ano: 2011
Número de Páginas: 288
Editora: Intrínseca
Minha Opinião: Quando terminei de ler Sussurro no ano passado, não imaginava que a curiosidade para saber o que aconteceria em seguida seria tanta a ponto de me fazer devorar a continuação Crescendo em menos de 2 dias. Eu estava errada, pois Crescendo superou minhas expectativas ao máximo possível. Sem dúvida, um dos melhores livros que li este ano.
Em Crescendo, dúvidas que restaram de Sussurro são respondidas e outras ainda maiores são criadas. Os mistérios que rondam a vida de Nora e Patch são tantos que parecem nos levar a pistas impossíveis de serem descobertas. Mas é aí que a genial Becca Fitzpatrick revira tudo do avesso e nos dá respostas chocantes e desenvolve mistérios ainda maiores que deverão ser explicados em Silence, terceiro volume ainda não lançado no Brasil.
Logo no início, no prólogo, lemos a narrativa sobre o assassinato do pai de Nora, Harrison Grey, que faleceu antes mesmo de Sussurro. Mas logo o que parecia ser um dos mistérios revelados, acaba por gerar novas perguntas quando não sabemos a real identidade do assassino e tudo o que temos são algumas frases e detalhes nada reveladores.
Em seguida, acompanhamos o romance entre Nora e Patch e temos a cena onde ela se declara apaixonada, dizendo que o ama e o que ele faz? Simplesmente foge! Isso mesmo, ele inventa uma desculpa e vai embora, deixando Nora aflita e confusa (que menina não ficaria?). As coisas só pioram quando Nora descobre que naquela noite Patch saiu de sua casa direto pra casa de Marcie Millar (lembram dela?), inimiga de Nora há anos. E isso é só o começo de tanta confusão...
O namoro dos dois vai esfriando cada vez mais com atitudes muito suspeitas de Patch e a cabeça-dura de Nora que, em certos momentos, me fez querer entrar no livro e dar uns bons tapas nela diante de tanta teimosia! =P
Patch continua o mesmo bad boy, orgulhoso, irritante e extremamente sexy de sempre que faz as meninas suspirarem sempre que ele surge. Exceto pelo detalhe que em Crescendo ele fica mudo quando deveria falar! Explico: boa parte dos problemas envolvendo seu namoro com Nora poderiam ter sido evitados se ele falasse as coisas e não se complicasse ainda mais! Tive vontade de enforcá-lo cada vez que sua situação complicava por ele não explicar seus motivos. Ah Patch, menino mau... tics tics tics... rsrs
Anjo.Muita gente percebeu (e eu também) que em Crescendo o personagem de Nora parece bem diferente de Sussurro, quando ela era mais independente e pensava com sensatez sempre antes de agir. Nessa continuação, Nora age impulsivamente a maior parte do tempo e se deixa levar muitas vezes apenas pelo sentimento de dúvida. Ela pode ter apenas 16 anos, mas não precisa ser tão teimosa, certo?
Levantei os olhos quando Patch disse meu apelido em meus pensamentos. Estar perto de você, da forma que for, é melhor que nada. Não vou perdê-la. Ele fez uma pausa e, pela primeira vez desde que o conheci, vi uma sombra de preocupação em seus olhos (...).
Vee, a grande amiga de Nora, não aparece muito, mas devido a seu namoro com Rixon (melhor amigo de Patch) a trama ganha mais humor e sensualidade. (Só eu que achei Vee meio egocêntrica às vezes?)
Marcie Millar também ganha destaque com informações reveladores sobre sua família e mais mistérios são criados e revelados, inclusive o porquê da inimizade entre ela e Nora.
A história em si gira em torno do passado e do futuro da vida de Nora, com anjos caídos e neflins envolvidos em assassinatos, mistérios sobre a morte de seu pai e muita ação. Personagens novos surgem para dar mais emoção à trama (leia-se Scott, um amigo de infância de Nora) e temos também cenas de brigas (fight!) e outras cenas que farão a temperatura subir. Ui!
- Estar com você nunca me pareceu errado. É a única escolha certa que fiz. Você é minha única escolha correta.Como disse antes, do meu ponto de vista Crescendo não deixou a desejar e superou (e muito!) as minhas expectativas. Me emocionei, ri, suspeitei, descobri e sem dúvidas, gostei de tudo que li. E nem preciso dizer que com aquele final fiquei ainda mais ansiosa pela continuação, né? =D
Recomendadíssimo!