Título: Água Para Elefantes
Autora: Sara Gruen
Ano: 2007
Número de Páginas: 336
Editora: Sextante


Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

Minha Opinião: Não são todos os livros que me emocionam a ponto de não esquecê-los nunca mais, e sem dúvida, "Água Para Elefantes" se tornou um deles. Um livro que me fez chorar, rir e me apaixonar com a história, mesmo que fictícia, da vida de Jacob Jankowski.
Quando soube que esse livro viraria filme e seria estrelado por ninguém menos que Robert Pattinson (suspiros) no papel de Jacob não pude resistir de ter vontade de lê-lo. E juntando 'a fome com a vontade de comer', quando me deparei com esse livro sendo vendido no Sebo não resisti e o comprei na mesma hora.
A vontade de saber sobre essa história fantástica era tanta que devorei o livro em 2 dias. =D

A história se inicia contando a vida de Jacob Jankowski, um rapaz de 23 anos que está prestes a se formar na faculdade de veterinária e recebe a notícia de que seus pais sofreram um grave acidente e faleceram. Atordoado, ele ainda descobre que seus pais deixaram várias dívidas e inclusive sua casa e a clínica veterinária de seu pai serão usados como pagamento. No meio de tanta tristeza, Jacob resolve largar tudo e foge sem rumo, deixando o curso de veterinária pra trás. Perdido, ele acaba entrando em um trem em movimento que mais tarde ele descobre se tratar do meio de transporte usado pelo circo dos 'Irmãos Benzini - O Maior Espetáculo da Terra'.
Com seu talento para cuidar dos animais, Jacob acaba arrumando um emprego no circo como veterinário e tendo prestígio de todos por ter estudado em uma faculdade tão famosa.
Jogado em um vagão onde vive Kinko (Walter), um anão ruivo que se denonima artista, e Queenie (sua cadela), Jacob passa a conviver com humilhações e medo de ser jogado para fora do trem a qualquer momento. O convívio com Kinko de início é bem complicado, mas aos poucos eles vão formando uma amizade emocionante. Ele também acaba fazendo amizade com Camel, um velho beberrão que acredita que ele tem potencial. A amizade com Camel e Kinko é emocionate e muito linda.

O livro intercala com o passado vivido no circo e o presente de Jacob, onde ele possui em torno de 93 anos de idade (ele não se lembra ao certo) e relembra por tudo o que passou durante seus sonhos no asilo onde vive. Um novo circo está na cidade, bem próximo ao asilo, e as lembranças daquele tempo voltam como um furacão. O nome da enfermeira também o faz lembrar de Rosie, a elefante que emociona a todos dentro do livro e fora dele.

Há décadas ouço velhos gagás como você dizerem que levavam água para os elefantes e estou dizendo agora que isso nunca aconteceu…
Hum… levava água para os elefantes, não é mesmo?! Vocês têm idéia da quantidade de água que um elefante bebe?

No circo, Jacob conhece Marlena, a estrela do número de cavalos e também a mulher de sua vida. Assim que se conhecem, através do amor de Marlena pelos cavalos e o de Jacob pelos animais em geral, a amizade surge sem fronteiras. Eles se vêem cada vez mais e acabam se apaixonando perdidamente. O problema? Marlena é casada com August, o diretor do setor eqüestre do circo. August é louco, e muitas vezes parece ter dupla personalidade. Um personagem forte e de temperamento bastante explosivo.

Tio Al, o dono do circo, é um vilão daqueles que deixam qualquer leitor que se preze morto de ódio. Ele é malvado com os animais, com os funcionários e só pensa em tornar seu circo o melhor do mundo. Para isso, ele não mede esforços. Literalmente nenhum.

Entre as disputas por atrações de circos falidos, a Grande Depressão da década de 30 e a vida no circo baseada em fatos e fotos reais (em algumas páginas é possível encontrar fotos antigas do circo, do trem e das atrações), ainda há espaço para nos encantarmos por Rosie, a enorme elefanta que se torna a salvação do circo. Rosie se finge de burra e não obedece ninguém, mas na verdade ela é extremamente inteligente. Jacob se torna seu grande amigo e aos poucos essa amizade vai crescendo ainda mais, fazendo de Jacob seu grande protetor contra as maldades aplicadas a ela.

Não falo muito sobre esses dias, nunca falei. Eu tinha medo de deixar escapar alguma coisa. Eu sabia como era importante guardar o segredo dela e de fato o guardei. – pelo resto da sua vida e depois. Em 70 anos nunca o revelei a ninguém.

Com um plano de fundo circense, temos o amor 'estilo Titanic' de Jacob e Marlena que vai fazer com que o leitor se apaixone tanto nas páginas quanto nas telas do cinema muito em breve.
O livro se tornou um best-seller lá fora e com isso irá ganhar as telonas com lançamento previsto no Brasil para 29 de abril deste ano. Estrelam Robert Pattinson como Jacob, Reese Witherspoon como Marlena e o ganhador do Oscar Christoph Waltz como August.
Algumas imagens oficiais e o trailer vocês conferem abaixo. =D

Site oficial do filme: http://www.waterforelephants.com/




Em tempo: O livro também ganhou uma edição especial internacional para comemorar o lançamento do filme. A foto é igual ao pôster oficial. Linda né? (Eu quero! Eu quero!)
Clique para aumentar a imagem.
Compre agora!


Nível do vício: 

21 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. 10pro coments x 0 pra Ellen =S

    Enfim...
    Água Para Elefantes *-* quero muitooo ler esse livro
    Robert no filme está uma delicia
    Adoro livro que me emocionam *-*
    Beijos
    CKS Books

    ResponderExcluir
  3. Oi, Michelle.

    Faz um tempinho que ouvi falar desse livro, que já está na minha lista de desejos.

    Adorei a temática da história. Sempre tem livros que vem para emocionar-nos e acabam marcando para sempre.

    Ansiosa para ler e assistir ao filme.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei saber disso, Mi!

    Suspiros, suspiros e suspiros com esse trailer!

    beijo

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/2/11 06:59

    Então esse é o filme que tem o Robert ...hummm, muito me interessa.

    Beijos

    Lulu -Blog Apaixonada por Romances - Faça uma visita

    ResponderExcluir
  6. Aahhhhh, eu não tenho nenhuma vontade de ver o filme #verdade, mas adorei a sua resenha e fiquei super curiosa com o livro. Vou correr atrás dele *-*

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  7. Nossa, o August é feio en hehehe
    Tipo, eu não tinha vontade de assistir ao filme não, mas agora q li sua resenha, parece ser realmente bom. muito bom! ótima resenha como sempre, Michelle!!!

    ResponderExcluir
  8. olá Michelle!

    Água para Elefantes é realmente fantástico! Li a uns 3 meses atrás, e sabe como que o descobri? entrei numa livraria, fui na seçao de promoçao e ele estava lá! É impressionante como eles não se importam em divulgar um livro tao surpreendente e cativante como esse! eu acabei de criar um blog sobre livros, e minha primeira postagem será um comentário sobre ele! Depois passa la pra ler e deixe seu comentario! e a proposito, o seu comentario foi genial! Descobri hj que vai ter o filme! fiquei mto feliz!

    ResponderExcluir
  9. ...Oi !
    Adorei a história deste livro...já faz um tempo q vejo ele na livraria e nunca tive coragem de comprar, mas agora tomei coragem !

    Amei demaix !

    ResponderExcluir
  10. Oi,ler este livro para mim foi tão comovente e emocionante que a partir dele fiquei com vontade de criar um blog dos livros que li.MEU BLOG AINDA ESTÁ EM FASE DE CRIAÇÃO,Sou viciada por livros e a minha primeira postagem foi sobre este livro me visite
    http://jucebritto.blogspot.com/
    Ficarei feliz com a visita

    ResponderExcluir
  11. Olá achei o blog por acaso mas gostei bastante do Post :) tenho um blog de cinema o www.movietips.wordpress.com e acabei de fazer um post sobre o filme água para elefantes e citei o viciados pela leitura como referencia do livro :) Quando puder me visite.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. So queria entender o porque o nome do filme...

    ResponderExcluir
  13. eu acabei de ler o livro e fiquei apaixonada por cada detalhes que da vontade de ler denovo...... agora não vejo a hora de assistir o filme, espero que seja tão bom quanto o livro........

    ResponderExcluir
  14. PARABÉNS....
    Seu blog é simplesmente...
    PERFEITO...
    Assim como vc AMO ler, comprei este livo e adorei, quero muuuuuito assistir o filme...

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Que fofo sua resenha Michelle, me deu vontade de ler o livro. Já ví o filme, e agora vou atrás do livro que ví para vender nas Americanas.
    Beijinhusssssssss carinhosos* e Parabéns pelo seu talento em escrever bem.

    ResponderExcluir
  17. Eu li este livro.
    Amei! Agora quero ver o filme que vai passar no Pipoca dia 17/3.Não vejo a hora,tomara que supere minhas expectativas ,ja que muitos filmes não retratam 1/3 da realidade dos livros ,mas pelo trailer , este esta a altura .

    ResponderExcluir
  18. nossa que lindo mesmo adorei muito

    ResponderExcluir
  19. Anônimo7/6/12 20:45

    é otiiiimo este livro, tras lição p a vida....

    ResponderExcluir
  20. Dificilmente gosto de Filmes e Livros assim
    Mas esse eu realmente gostei do filme
    Robert Pattinson provou que não passa apenas de um
    Rostinho bonito para vender filme

    Realmente eu gostei da química entre ele e Reese que esta impecável.

    Adorei esse filme, e vou - com certeza - adorar o livro.

    ResponderExcluir
  21. Oiiiiii Por favor preciso ler o livro ... Tenho q convencer minha mãe a comprar .. Da mesma maneira ja estou muito envolvida com a historia de Jacob.. Muito lindaaaa

    ResponderExcluir