Título: O Menino do Pijama Listrado
Autor: John Boyne
Ano: 2007
Número de Páginas: 200
Editora: Cia das Letras

Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Minha Opinião: Quando vi esse livro à venda na livraria próxima ao meu trabalho não imaginei que iria me emocionar tanto com sua história. Eu já conhecia a história do livro e sempre tive vontade de lê-lo, portanto quando tive a chance não pensei 2 vezes. Não me arrependo, a história é linda e super emocionante. E tenho certeza que o filme é igualmente triste e tocante. Aapesar de ainda não ter tido a chance de vê-lo, vi apenas o trailer e gostei muito da adaptação.

Mas vamos ao que interessa, não é mesmo?
"O Menino do Pijama Listrado" mostra a ingênua visão de Bruno, uma criança alemã, e de seu amigo Shmuel, um menino judeu. A história tem início quando Bruno, um menino de 9 anos, descobre que terá que se mudar de sua confortável casa em Berlim junto aos seus pais e sua irmã para uma casa nova e deverá deixar tudo pra trás, inclusive seus amigos de escola. Essa mudança acontece devido ao fato de seu pai, um oficial do 3º Reich (período histórico da Alemanha nazista), ser promovido a um cargo de confiança pelo próprio Adolph Hitler (o Führer - o Fúria) e ter que coordenar as atividades em um campo de concentração de judeus. A casa nova chamada por Bruno de Haja-Vista, na verdade é Auschwitz, campo de concentração nazista situado no sul da Polônia.
Sem ser informado de nada por seus pais, Bruno não entende bem o que está acontecendo ao seu redor e tudo o que mais deseja é fazer novos amigos e curtir sua infância. Gretel, sua irmã de 12 anos, não lhe dá muita atenção e acha que já é adulta o suficiente para não brincar com o irmão menor.
Logo no primeiro dia na casa nova, Bruno descobre através de sua janela um campo com várias pessoas reunidas, crianças e adultos, todos usando o mesmo tipo de roupa - pijamas listrados. Entendiado e sem muitas opções de lazer, Bruno resolve fazer o que mais gosta: explorar. Ele acaba ficando intrigado ao se deparar com uma enorme cerca de ferro e arame farpado separando sua casa das demais e decide que irá andar até o final da cerca para saciar sua sede de exploração e encontrar alguém do outro lado.

Porém, enquanto pensava, seus pés o levavam, passo a passo, cada vez mais perto do ponto da distãncia, que nesse meio-tempo havia se tornado uma mancha, dando, dentro em pouco, todos os sinais de se transformar numa forma. E logo depois disso a forma se tornou um vulto. E então, conforme Bruno chegava ainda mais perto, ele viu que não era nem ponto nem mancha nem forma nem vulto, e sim uma pessoa.
Na verdade era um menino.

Então em um dia, durante uma de suas 'explorações', Bruno encontra do outro lado da cerca Shmuel, um menino polonês com a mesma idade que ele e vestido com um pijama listrado. Shmuel é judeu e está preso no campo de concentração junto com outras milhares de pessoas. Desse encontro surge uma amizade tão bonita e fiel que aumenta a cada dia através da cerca.

O garoto era menor do que Bruno e estava sentado no chão com uma expressão de desamparo. Ele vestia o mesmo pijama listrado que todas as outras pessoas daquele lado da cerca, e um boné listrado de pano. Não tinha sapatos ou meias, e os pés estavam um pouco sujos. No braço ele trazia uma braçadeira com uma estrela desenhada.

Alheio ao que está acontecendo bem ao lado de sua casa, Bruno participa de um mundo de horror sem saber, mostrando com sua visão inocente todo o ódio dos nazistas contra os judeus. John Boyne escreve de uma forma que nos passa toda a inocência de Bruno quando ele não entende como pode ter que odiar um judeu quando seu melhor amigo é um, quando os dois nasceram no mesmo dia, na mesma data. É claro que Bruno também é um pouco arrogante e tem momentos em que ele desperta uma sensação de raiva por não perceber os sentimentos magoados das pessoas, principalmente de Shmuel.

Sem querer estragar a surpresa, aviso que o final é totalmente surpreendente e inesperado, deixando no ar um assunto para reflexão sobre o que aconteceu no período do Holocausto após a Segunda Guerra Mundial.
A história da amizade fiel transforma "O Menino do Pijama Listrado" em um dos livros mais emocionantes que já li. Indico a todos com certeza!

O livro também ganhou sua versão cinematográfica em 2009, lançado pela Disney Video.

Trailer do filme:


Compre agora!


Nível do vício: 

4 Comentários

  1. De fato, a história é maravilhosa. Eu engoli o livro em muito pouco tempo e o final foi simplesmente impressionante! A narração deste autor é muito boa, cara, mal pude acreditar quando li que escreveu só em dois dias :O.
    Anyway, já te sigo, cat \o/ Parceria? :D
    beeijos *-*

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante desse livro, mas chorei no filme e no livro não! kkkkkkkkk
    É que o final do filma é muito mais emocionante...
    Mas gostei demais da história! *-*

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse livro!
    Até acredito que o autor o escreveu em dois dias pois ele tem um fluir muito fácil, eu mesma o li durante uma manhã.
    Acho que a grande sacada do livro é a troca dos nomes corretos pelos ditos por Bruno, assim, pelo menos no início da estória, ficam algumas incógnitas.

    Gostei muito da sua resenha!

    ResponderExcluir
  4. Sou a primeira aqui a dizer que não gostei, explico melhor aqui no meu blog (http://linoonibus.blogspot.com/2010/09/combo-livro-filme-o-menino-do-pijama.html) Mas resumindo,achei muito rasa,superficial a história,e acho que a explicação para isso foi bem ele ter escrito em 2 dias, achei meio corrido, nem deu para se apegar aos personagens, para chegar a me comover...

    ResponderExcluir