Título: A Luz do Sul - Poemas e Pensamentos de Amor
Autor: Osvaldo Jr. Pansera Waczuk
Ano: 2010
Número de Páginas: 116
Editora: Above Publicações


Sinopse: O livro possui 116 páginas ilustradas em preto e branco, totalizando 128 poemas, aliando a linguagem verbal e a cognição. Os poemas não possuem título, pois o autor dá a liberdade a seus leitores de darem asas à imaginação e colocarem seu próprio título a cada poema, pois segundo o mesmo, um sentimento não pode ser definido por uma simples palavra (título). As características da fonte utilizada e disposição das ilustrações dão um ar maior de intimidade entre autor e leitor, como um diário, escrito particularmente. É realmente um estilo bem diferente daquilo que estamos acostumados em livros de poesias, "inovador", irreverente, envolvente. Pode ser considerado um livro de leitura rápida e fácil. Todas as pessoas que tiveram contato com trechos do livro estão "apaixonados" pelo que leram. O livro é de leitura fluída, agradável, reflexiva. Este é o primeiro livro do autor, e devido à repercussão positiva de seu trabalho em tão pouco tempo, o enche de esperanças para viver de sua arte e verdadeira paixão. Sua intenção é democratizar a cultura a leitura de poesia em si, para tanto está vendendo seu livro a um baixo custo, diminuindo seu lucro ao mínimo para que todas as classes sociais e idades tenham acesso à uma leitura de qualidade.

Não basta apenas ter sorte para o amor encontrar, são dos sentimentos construídos como os grãos na areia que fazem consolidar cada etapa de um relacionamento e fazer deste encanto um grande acontecimento na vida das pessoas que constroem um cuidadoso ninho para seu coração descansar mais parecendo um pássaro a cantar pela felicidade poder avistar e fazer dos cantos lindas melodias que a cada dia mais parece se renovar e do primeiro instante em que tal carinho foi plantado aos poucos os ramos foram surgindo e com eles os frutos amadurecendo e no tempo certo colhidos para o mais puro gosto da atração misturado com o desejo e coberto pela paixão podendo sentir e a cada instante maravilhado estar em poder com todas as palavras falar como é bom viver e amar.” (Osvaldo Junior)

Minha Opinião: Quando conversei com o Osvaldo através de e-mails ele me perguntou se eu gostaria de receber seu livro sobre poemas de amor e confesso que eu não poderia ter ficado mais feliz. Explico o porquê: meu avô antes de falecer também era poeta, tendo seus textos publicados em alguns livros de poesia. Ele tinha o dom de escrever poesias e nos emocionar e eu acabei adquirindo também esse maravilhoso hábito de escrever e alegrar as pessoas, mesmo que meu dom pra poesia não seja tão forte assim. rsrsrs

Com Osvaldo não é diferente. Em seu livro de estréia, esse autor gaúcho, mais um brasileiro que se destaca entre tantos na nossa literatura, consegue nos transmitir com frases simples e figuras românticas o verdadeiro sentimento do amor.
A Luz do Sul contém diversas frases, poemas e simples pensamentos sobre amor, recheado também de imagens super fofas e detalhes românticos em todas as páginas. Tirei até algumas fotos pra vocês do meu exemplar que veio até autografado! Uma verdadeira honra.
Como vocês podem ver nas imagens, Osvaldo procurou colocar todo o seu coração nesse livro e o resultado foi um livrinho super fácil e gostoso de ler. Cada página possui um detalhe e/ou letra diferente tornando cada poema único.
Um livro super recomendado pra qualquer pessoa romântica que goste de ler sobre as várias formas de demonstrar o amor. =D

"Um sorriso que alegra o meu dia, um olhar que desperta encantos e fantasias, em um corpo pequeno e delicado, anjo mulher, metade sereia, metade rosa, doces e sutis traços de uma beleza rara, como riqueza de meus sentimentos és minha jóia mais preciosa, que carrego no peito com a chave guardada em minha alma."


Sobre o autor:
Pra quem não sabe, Osvaldo Junior largou o curso de Medicina para se dedicar exclusivamente ao dom de escrever e jura que não se arrepende disso. Na verdade, ele mesmo me disse que se sente muito feliz e satisfeito, pois ele ama o que faz e encontrar leitores que o apóiem faz com que ele acredite cada vez mais que devemos lutar pelos nossos sonhos e acreditar em nosso potencial.
Além de ser um escritor tão talentoso e dedicado, Osvaldo ainda encontra tempo para cuidar do seu projeto chamado Ler é Viver, criado com o objetivo de incentivar a leitura. Nesse projeto ele faz doações de livros para bibliotecas e palestras para adolescentes, falando da importância da leitura e da escrita na formação do jovem. Muito interessante, não acham?

"A Luz do Sul" é seu primeiro livro e foi lançado na 8ª Festa Literária Internacional de Paraty e na 21ª Bienal de São Paulo. O livro possui 116 páginas ilustradas (em preto e branco), com 128 poemas que falam sobre o amor e suas infinitas visões e dimensões. A ideia de não intitular os textos, foi para oferecer liberdade ao leitor em dar "asas à imaginação". Outro diferencial são as fontes utilizadas e ilustrações que lembram um diário, proporcionando intimidade entre o escritor e seus leitores.
Osvaldo também diz que nunca tinha lido livros de poesias antes e não possui referências blibliográgicas, ou seja, é seu próprio dom que o faz escrever com tanto carinho.

Se alguém quiser comprar o livro é só entrar em contato com o próprio autor através do email junoescritor@gmail.com, ou ainda no Mercado Livre ou na Livraria Cultura.
E se quiser saber ainda mais, acesse o blog oficial do Osvaldo Junior e a página do livro no Skoob através dos links abaixo:
Blog Oficial
Skoob (A Luz do Sul)
Skoob (Perfil do Autor)

Desejo tudo de sorte para esse ótimo escritor e que esse seja apenas o início de um grande sucesso!
Lembrando que o blog Viciados Pela Leitura apóia escritores brasileiros e sinto-me muito honrada em publicar sobre seus trabalhos. =D


Nível do vício: 

6 Comentários

  1. Ficou ótima a resenha!!!! Também preciso resenhar a Luz do sul que é mt fofo! Recomendo a todos os amantes de poesias! E que linda história a dele!

    ResponderExcluir
  2. Oi, só pra dizer que eu ja segui ta bom...
    beijinhos
    bypenelope.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá flor,nossa seu blog é lindo.Uau!Quantos seguidores,parabéns...

    Beijos
    http://tudodmenina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, esse livro parece ser muito bom! Com certeza vou ler.

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha! Amei o blog e queria saber se vc aceita parcerias?

    Aguardo sua resposta!

    Bjss

    http://comessaseoutras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu não leio muito poesias, mas ainda assim gosto bastante. Pois mesmo com poucas palavras, ela chega muito longe dentro dos nossos corações. Fiquei curioso com o livro, ele parece muito lindo!

    ResponderExcluir