Título: Diários do Vampiro - O Retorno, Vol 1: Anoitecer
Autora: L.J. Smith
Ano: 2010
Número de Páginas: 448
Editora: Galera Record

Contém spoilers para quem ainda não leu os outros livros da série!

Sinopse: O quinto livro começa com Elena voltando dos mortos. Ela volta do além com poderes humanos, o que faz seu sangue pulsar com uma força esmagadora e única, sendo irresistível para todos os vampiros. Stefan está convencido em manter Elena segura e pretende deixar Fell’s Church. Damon, porém, é impulsionado por um desejo insaciável de poder, e quer que a Elena como sua princesa. Quando Stefan é afastado de Fell’s Church, Damon tenta convencer Elena que ele é o irmão que ela deveria ter escolhido, mas a escuridão está infiltrando a cidade e, agora Damon que sempre foi o caçador, está sendo a caça. Ele é a presa de uma criatura maléfica que pode possuí-lo à vontade que deseja não somente o sangue de Elena, como também sua morte. 

Minha Opinião: O que dizer de um livro que diverge de tantas opiniões? Mesmo após ter lido várias resenhas desse livro, ainda não consigo manter uma opinião muito clara sobre esse quinto (na verdade o primeiro de uma nova série) volume da série de sucesso "Diários do Vampiro". Vou tentar explicar e não confudi-los tanto quanto estou confusa. =P

Uma palavra que resume bem essa história é diferente. Sim, não só a história em si, mas tanto a narrativa quanto a capa também estão diferentes aqui. A narrativa mudou e se tornou em 1º pessoa e a capa, apesar de manter o mesmo fundo negro mudou o padrão da fotografia que agora fica no canto e não mais em grande parte da capa. Sem esquecer também da quantidade de páginas que aumentou muito (e na minha opinião, desnecessariamente) deixando o leitor um pouco perdido com tudo o que acontece pelo caminho.

Primeiro, vamos aos fatos. Em Anoitecer, quinto livro lançado, Elena vive mais uma vez. Após ter se sacrificado para salvar seu grande amor Stefan e seu 'cunhado' Damon, algo sobrenatural a traz de volta à vida mais uma vez. Mas dessa vez tudo é diferente e Elena está mais diferente que nunca. Agora ela não é mais humana e muito menos vampira, está em uma categoria não definida, entre algum ser sobrenatural que não conseguimos identificar de início - seria um anjo, uma deusa, um espírito? Ninguém sabe. O fato é que Elena possui novos poderes e dons surpreendentes (e atitudes um pouco estranhas também), mesmo que após voltar do Outro Lado ela tenha se tornado uma espécie de recém-nascida, sem saber ler ou escrever, e muito menos falar. Sua comunicação com Stefan é pelo pensamento e aos poucos ela vai aprendendo a se tornar humana de novo até que seu despertar aconteça. Seu sangue se tornou irresistível não apenas para os vampiros, mas também para outras espécies muito mais perigosas e agora não só ela, mas todos ao seu redor correm perigo. Damon, com sua fixação eterna que Elena se torne sua rainha das trevas, adquire um estranho comportamento que o leva a agir de um jeito totalmente maquiavélico com Elena e seus amigos. Há também algumas cenas de humor e outras com grau elevado de sexualidade. =P

Nesse livro, tenho que dizer, Damon é o foco principal de grande parte da história. E para a tristeza das fãs de Stefan, ele pouco aparece na trama.
Damon deixou de ser o caçador e se tornou a caça. Tomado por ações sádicas e terríveis, Damon é a quase todo momento controlado por uma força demoníaca, e quando está livre nunca se lembra de nada o que aconteceu. Stefan é enganado a partir em busca de uma cura para Elena e desaparece em grande parte da história, deixando o caminho para Damon ou a-coisa-Damon, como diz Elena, agir livremente.
Além de Damon, outras pessoas na cidade começam a agir de forma estranha, como Caroline - que sempre foi má, mas dessa vez chega ao seu ápice e até usa Magia Negra contra Elena - e outras meninas que agem de forma totalmente absurda, com direito a piercings em lugares impróprios e línguas cortadas. Urgh.
Elena desconfia que algo estranho está acontecendo, porém sua capacidade de falar e agir ainda é fraca e ela somente pode contar com a ajuda de seus fiéis amigos - Matt, Bonnie e Meredith, que estarão mais juntos que nunca nessa aventura.

Minha amada Elena,
Sei que vai olhar aqui mais cedo ou mais tarde. Espero que seja o quanto antes.
Amada, creio que agora você é capaz de cuidar de si mesma; nunca vi uma menina mais forte ou mais independente.
E isso quer dizer que chegou a hora. A hora de eu partir. Não posso mais ficar sem transformá-la em vampira de novo - algo que nós dois sabemos que não pode acontecer.
Por favor, perdoe-me. Por favor, esqueça-me. Ah, meu amor, não quero ir, mas preciso.
Se precisar de ajuda, fiz com que Damon desse sua palavra de que a protegeria. Ele jamais lhe faria mal, e qualquer criatura maligna que esteja em Fell's Church não ousaria tocar em você com ele por perto.
Minha amada, meu anjo, eu sempre a amarei...
Stefan

Fiquei confusa muitas vezes (quase o livro todo, admito) e admiro quem achou esse primeiro volume perfeito. Perfeito não, bom sim. Digo isso, pois minha opinião é baseada nas mudanças que L.J. Smith empregou nesse livro. O aumento de páginas (os anteriores tinham no máximo 200, enquanto nesse passam de 400), a mistura de espécies e seres estranhos (demônios, vampiros, anjo/espírito, árvores que se mexem, raposas que falam, possessões, etc...) e a narrativa diferente foram alguns dos fatores que quando li, não acreditei.
O livro não é ruim, só achei confuso e isso é a minha opinião pessoal. Mas isso não impede de cada um ter a sua própria opinião. Por isso indico que leiam e apreciem a série "Diários do Vampiro", pois a série é ótima de qualquer jeito. Além disso, o livro termina com uma batalha não resolvida e tudo indica que teremos mais aventura no próximo volume chamado Almas Sombrias. Portanto, leia e divirta-se!

Compre agora!


Nível do vício: 

5 Comentários

  1. Ai amiga, vou comentar mas antes tenho que avisar, não li, kkk
    Ainda to no primeiro da série e não quero spoiler,kkk
    Posso dizer apenas da minha ansiosidade em ter esse livro, até para completar minha coleção.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nossaaa q livro bizarro, mas quero leeer!!! kkkkk
    Eu sou sádicaa kra!
    E q troço estranho é esse da Elena aprendendo a falar de novo? OMG! mt bizarrice. Até a caroline tá bem estranho pelo jeito.
    E essa de nova série com o nome da série antiga. Ainda não entendi bem, mas se dizem q é, tudo bem, é!
    kkkkkkkk
    Mesmo assim a resenha ficou ótima como sempre, chechelle!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. ainda não lie esse livro , mais já lie e comprei os quatro primeiros achei ótimo, só não achei parecido com seriado, mais adorei assim mesmo beijinho me segue *-*

    ResponderExcluir
  4. pra mim, o único lado bom de Anoitecer foi a enoorme dose de Damon página após página, porque não só a história é confusa como é desnecessariamente prolongada. quanto mais eu lia, mais acreditava que ela podia ter contado tudo de um jeito muito melhor em menos páginas. mas como você disse, tem opiniões muito divergentes. vai de cada um.
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Desde quando vi o tamanho do livro, percebi que seria diferente. Já que ele foi escrito recentemente, e os anteriores há muito tempo. Espero gostar desse livro.

    ResponderExcluir