Título: Cotoco - O Diário Perversamente Engraçado de Um Garoto de 13 Anos
Autor: John van de Ruit
Ano: 2010
Número de Páginas: 392
Editora: Intrínseca

Sinopse: África do Sul, 1990. Dois grandes eventos estão prestes a acontecer: a libertação de Nelson Mandela e, o que para o garoto John Milton é ainda mais importante, o início das aulas no internato. Cercado por pais no mínimo lunáticos, uma avó gagá e colegas de dormitório para lá de estranhos (com apelidos do tipo Lagartixa, Rambo, Rain Man e Cachorro Doido), John (que graças a suas partes íntimas pouco desenvolvidas é debochadamente apelidado de Cotoco) faz o que pode para se adaptar - e tudo indica que não será fácil. Munido apenas da própria perspicácia e de um diário, Cotoco vive uma série de situações bizarras e divertidas: de mergulhos proibidos no meio da madrugada a acirrados campeonatos de críquete, passando pela caça ao fantasma de um professor e por catastróficas férias em família. E é nas páginas de seu diário que acompanhamos o peculiar - e sobretudo engraçadíssimo - funcionamento da mente de um garoto de 13 anos ao descobrir a vida, a amizade... e a pluralidade da fauna humana. 

Minha Opinião: Quando ganhei esse livro numa promoção não imaginava que iria rir tanto a ponto de sentir o estômago doer. Pois é, eu não imaginava mas foi o que aconteceu.
O livro - como esse nome tão peculiar - se passa na África do Sul em 1990 e conta a história de John Howard Milton, um menino de 13 anos que ganha uma bolsa de estudos para um conceiturado internato só para garotos. Cotoco é apelidado assim por seus amigos por conta do seu... digamos assim, órgão sexual ainda não ter se desenvolvido completamente e ter um tamanho bem reduzido. Sua família não é nada normal e seus amigos de internato, menos ainda. Além de sonhar em namorar a Julia Roberts e conhecer Nelson Mandela, Cotoco ainda sonha com um dia poder ser um grande ator e cantor.

"Eu não estava morto, mas sem calças. E todo mundo ria por causa do meu bilauzinho."

"(...)desci até o banheiro e examinei meu bilau. Ainda não tenho nenhum pelo, e não há nem sinal de que eu vá ficar igual aos outros(...) Quando será que eu vou poder bater uma punheta também? Puxei meu bilau algumas vezes, mas nada aconteceu, então voltei para a cama(...)"
 
Em seu diário, Cotoco nos conta as confusões em que se mete e situações que vivencia na presença de seus 8 amigos, ou melhor, os 'Oito Loucos'. Rambo, Cachorro Doido, Simon, Rain Main, Largatixa, Barril e Esponja são alguns dos grandes responsáveis por tornar essa história incrivelmente cômica. 

Robert Black é Rambo, um garoto grandão e se autodenomina líder do grupo; Charlie Hooper é Cachorro Doido, que como o próprio apelido já diz, é louco de pedra e tem mania de sair à noite para caçar morcegos; Simon Brown é um louco nem tão louco assim; Vern Blackadder é Rain Man, o mais louco de todos e colega de quarto de Cotoco, que conversa com objetos e arranca tufos do próprio cabelo o tempo todo; Henry Barker é Largatixa, um menino que vive doente que quando não está na enfermaria do internato está no hospital; Sidney Smitherson-Scott é Barril, o louco groduxo que adora comer; Al Greenstein é Esponja, o mais safadinho do grupo e que adora tudo que envolve pornografia; e finalmente John Milton, o Cotoco, personagem principal dessa história.

Além dos 8 Loucos, prefessores e diretores da escola, os pais e até a avó de John não são nada normais. Assim como Cotoco, acho que ninguém é normal, nem mesmo o próprio.
Me peguei várias vezes lendo o livro dentro do ônibus rindo que nem louca (?) e confesso que nunca li uma história tão divertida antes. É extramente engraçado entrar na mente de um garoto de 13 anos cheio de dúvidas como qualquer outro adolescente e poder acompanhar todos os seus sucessos e frustrações. Emocionante, envolvente e surpreendentemente divertida.
Acompanhamos o drama de John quanto ao tamanho das suas partes íntimas, sua dúvida quanto ao primeiro amor, sua avó aprontando todas sem lembrar de nada, seu pai andando pelado na rua, o mistério envolvendo o suicídio de um antigo professor, jogos de críquete, apresentações na peça de teatro, a liberdade de Nelson Mandela, e várias outras histórias que percorrem a mente e as mãos do jovem John Milton.

Querida Sereia,
Penso em você o tempo todo. Eu te amo tanto que você ocupa cada momento de minha vida, desde a hora que eu acordo até quando vou dormir. Quero ver você, ficar olhando para você, beijar você (e se eu não fosse um cotoco, faria muito mais). Li sua carta 124 vezes e vasculhei cada linha à procura de significados escondidos, de alguma pista de como você se sente por mim. Vai ser horrível se você não me amar.
De todo coração
Johnny
PS.: Confesso que sonhei com você pelada com meio cassetete entre as pernas. Desculpe. 

Cotoco é o primeiro livro de uma série escrita pelo autor sul-africano John Van de Ruit e nesse primeiro volume acompanhamos a vida de Cotoco através das linhas de seu diário inseparável. Repleto de muitas aventuras, situações absurdas e completamente hilárias, Cotoco consegue grudar o leitor em suas páginas até o fim e é a garantia perfeita de boas gargalhadas.

“A vida de todos nós, por mais comum que seja, preencherá uma estante inteira de livros, ou, com sorte, muitos rolos de filme. Não se esqueça de nada, sob pena de ser esquecido.”

A série conta com 3 livros, mas apenas o primeiro já foi lançado no Brasil pela Intrínseca.
  • Spud (Cotoco)
  • Spud The Madness Continues
  • Spud Learning To Fly
E para a alegria geral de quem já leu, o livro virou filme e foi lançado lá fora no final do ano passado. O trailer é super engraçado e não vejo a hora de poder ver o filme!

Site oficial do filme: http://spudthemovie.com/

Leia abaixo a apresentação do próprio Cotoco e decida se vale a pena se divertir com essa história. Eu indico. =D

Oi, eu sou o John Cotoco Milton, tenho 13 anos, mas podem me chamar apenas de Cotoco. Após uma briga matinal, um deslocamento na coluna, uma Perua que não pega e alguns gritos nervosos meus pais finalmente conseguem entrar no carro e me levar para o internato. Confesso que estou completamente desesperado mas não sei o que pode ser pior do que dois pais lunáticos e uma avó completamente gaga, a Wombat, meu pai falou para eu nunca me casar, assim nunca terei uma sogra.

Depois de mais alguns vexames, desta vez em público, meus pais finalmente foram embora e eu estou em meu novo dormitório. São oito garotos aqui neste quarto e em apenas algumas horas já descobri que minha vida não vai ser nada fácil. Meus colegas de dormitório se alternam entre a bizarrice e a loucura e logo ficamos conhecidos como “os oito loucos” em toda a escola. Eu (Cotoco), Rambo, Cachorro Doido, Simon, Rain Man, Lagartixa, Barril e Esponja estamos unidos para o que der e vier, não que todos estejam fazendo isso por vontade própria. Mas se você quer sobreviver neste lugar tem que nadar com a maré, sim, isso significa mergulhos noturnos proibidos, assalto a cozinha da escola e muitos hematomas.

Tirando o bando de malucos que eu tenho que conviver, não posso negar que a escola é muito boa. Guv, o professor de literatura, é muito legal comigo e vive me dando ótimos livros. Eva a professora de teatro é uma gata, e o professor de história é surdo e deve ter uns 150 anos. Eu estou no coral da escola, no time de críquete e logo farei os testes para a peça deste ano, Oliver. Já me vejo como um astro, distribuindo autógrafos e namorando a Julia Roberts. Enquanto a Julia ainda não me descobriu, estou apaixonado pela Sereia.

A Sereia é filha da amiga da minha mãe e apareceu lá em casa nas férias, e logo estava nadando na minha piscina. Eu vivo tendo sonhos com ela, e se eu não fosse um Cotoco, faria muito mais. Sim meu apelido, infelizmente, é graças as minhas partes íntimas pouco desenvolvidas. Imagina ganhar este apelido durante o banho coletivo com todos os alunos? Pois é, a minha vida é muito humilhante.  Como calouro eu também sou escravo de um aluno mais velho, no meu caso o Minhoca, agora enquanto escrevo para vocês, deveria estar preparando o chá matinal dele.

Os outros meninos queriam vir aqui conversar com vocês, mas o Lagartixa está novamente na ala hospitalar depois de ser nocauteado – mais uma vez – pelo Cachorro Doido, e como vocês podem imaginar, o Cachorro Doido está na diretoria; o Rambo está tentando inventar uma mentira descarada para livrá-lo da expulsão e o Barril está roubando alguma coisa da cozinha. O Esponja está outra vez atrás da moita com sua revista de mulher pelada; o Rain Man está arrancando os cabelos e batendo um papo com sua escova de dentes bem aqui do meu lado e o Simon deve estar com os astros do futebol.

Isso é uma pequena amostra do que acontece diariamente na vida de Cotoco Milton, se vocês quiserem saber com detalhes toda a minha sofrida e divertida história, comece logo a ler o livro. Guv disse que O Senhor do Anéis é o melhor livro já escrito na história, mas isso é porque ele ainda não conhecia o diário do Cotoco.

Compre agora!


Nível do vício: 

10 Comentários

  1. Meldelz! Esse livro tem umas partezinhas meio... hahahah. XD
    Adorei a resenha! Vou comprar assim que puder! Beijocas :*


    http://myevery-thing.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não li tudo porque esse livro está aqui na minha fila, esperando pra ser lido.
    Todo mundo que leu disse que adorou, espero ser a próxima a falar isso *-*

    E quero ver como vai ser o filme!

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que tinha virado filme.
    Deve ser super engraçdo o livro,e prefiro ler antes de ver o filme.
    Sempre vejo ótimas resenhas sobre ele.

    Adorei a resenha super engraçada!

    ResponderExcluir
  4. owwwwnnn adoorei a resenha!! Estou louca para ler este livro, acho a história maravilhosa e tenho certeza que vou me apaixonar por este Cotoco *------*
    Fico feliz que tenha virado filme! Estou louca para assistir hehe' A trailer é muito bom nao é??? MUITO engraçadinho hsuhs'
    Beeiijos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  5. Eu simplesmente amei de paixão Cotoco! Com certeza um dos melhores livros do ano passado!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Aeeeeeeeeeeeeeeeee ela leeeeu aleluiaaaa
    rsrs
    Melhor livro ever!!! mt boooooooom
    bjsss

    ResponderExcluir
  7. eu acho a história de Cotoco meio bobinha, e apesar de parecer um livro bem divertido, não é exatamente o meu tipo de livro. não me é muito atraente :P quem sabe se um dia ele estiver numa promoção bem baratinha HHAHA
    beijoo!

    ResponderExcluir
  8. OI, Michelle!

    Sei lá, eu já vi tantas boas resenhas a respeito desse livro... muito boas mesmo, mas ainda assim, não tenho vontade de ler. Não é muito o meu estilo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece muito engraçado! Com certeza é uma ótima dica para quem está estressado ou quer se divertir um pouco.
    Fiquei com muita vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  10. Eu PRECISO desse livro, todo mundo falando bem e eu aqui abanando as mãos sem o livro! UHAHUAHUAHUA Ótima resenha, to louca pelo filme, adorei o trailer!

    Beijos!
    Maria Clara.
    www.thecoffeesandbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir