Título: Feios
Autor: Scott Westerfeld
Ano: 2010
Número de Páginas: 416
Editora: Galera Record

Sinopse: Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá.

Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.

Minha Opinião: Para um livro que tem como tema a frase "Em um mundo de extrema perfeição, o normal é feio" já é de se esperar que o conteúdo seja no mínimo chocante, certo? Em 'Feios' conhecemos um mundo totalmente diferente do que vivemos hoje, reciclável em praticamente tudo, onde ser normal é sinônimo de feiúra; onde para ser belo é necessário passar por várias cirurgias a fim de corrigir suas 'imperfeições' e deixar a todos o mais próximo da perfeição, o que acaba por destruir os detalhes que te diferem das outras pessoas e transformá-lo basicamente em uma nova pessoa.

No mundo criado por Scott Westerfeld existe um lugar chamado Vila Feia, onde todos jovens vivem até completarem 16 anos, que é quando são 'transformados' em perfeitos e passam a viver em Nova Perfeição - um lugar onde todos os feios sonham em conhecer, repleto de festas e liberdade para a curtição.
E é em Vila Feia que conhecemos Tally, uma menina de 15 anos que recentemente foi separada do seu melhor amigo Peris, quando ele se tornou um dos perfeitos. Tally é feia. Olhos pequenos demais, cabelos bagunçados, pele com espinhas, basicamente uma pessoa normal. Exceto que no mundo de 'Feios', ser normal é quase uma aberração. Prestes a completar 16 anos, Tally sonha com o dia em que passará pela cirurgia e se tornará perfeita, com a pele lisa, cabelos sedosos, olhos chamativos e altura na medida certa.
Não há beleza perfeita que não contenha algo de estranho em suas proporções.
Tomada por uma vontade de reencontrar seu amigo após a transformação, Tally se arrisca a invadir Nova Perfeição e no meio de muita aventura acaba conhecendo Shay, uma feia que se torna sua mais nova amiga. As duas descobrem que fazem aniversário no mesmo dia e que em 3 meses serão perfeitas juntas. A diferença é que Shay não quer ser perfeita. Ela expõe seu ponto de vista de que ser normal não é uma aberração, é a realidade, é que ser perfeito não passa de uma forma de transformar as pessoas em algo que elas não são, ou seja, a beleza interna é a que conta.
Nesse meio tempo, Shay ensina Tally a andar de prancha (algo como um skate que flutua quando está por cima de barras de ferro) e Tally conhece as Ruínas dos Enferrujados, que é como eles chamam nós, no tempo em que tudo o que conhecemos foi destruído e só sobraram ruínas.

Com sua opinião própria, Shay desiste da cirurgia e foge para Fumaça, tentando fazer com que Tally vá junto, mas ela não aceita. Tally quer ser perfeita e resolve ficar. Pensando no dia em que Tally resolva ir atrás dela, Shay deixa um bilhete para a amiga com algumas dicas em forma de poesia, certa de que apenas Tally conseguiria decifrá-lo:
"Pegue a montanha para além da abertura,
até achar a longa e plana que procura.
O mar é gelado, procure o freio.
Na segunda, cometa um erro feio.
Após quatro dias, pegue o lado desprezado,
e busque nas flores os olhos de um inseto alado.
Quando encontra-los, aproveite a jornada.
Depois, na cabeça careca espere a alvorada."
As coisas complicam quando, no dia marcado para a cirurgia, Tally é pega pelos Especiais, um grupo de Perfeitos Cruéis (que até então Tally não sabia que existiam) e eles dizem que se ela não levá-los até Fumaça ela ficará Feia para sempre. Então, mesmo com o sentimento de traição contra sua melhor amiga, Tally parte em busca de um lugar que ela nunca conheceu seguindo as pistas deixadas no bilhete.
Tally conseguirá trair a confiança de Shay em troca de se tornar uma Perfeita? Isso você só saberá lendo até o final. =P

'Feios' é repleto de aventuras, amizade, e é também uma completa crítica a ditadura da beleza que estamos acostumados a ver por aí no mundo de hoje. Cada vez mais as pessoas desprezam a beleza interna e deixam se levar pela beleza exterior. O mundo da beleza pode ser cruel quando veneramos a beleza e isso faz com que sejamos manipulados de certa forma, perdendo a opinião própria que deveríamos ter.
Scott Westerfeld nos questiona se vale mesmo a pena trocar tudo por um rosto bonito, ignorar os menos favorecidos por causa de sua aparência. Com uma narrativa bem escrita e criativa, conseguimos imaginar o mundo e os cenários por onde Tally e seus amigos passam com clareza.
- Acontece que a primeira coisa que se vê é o rosto. Você reage à simetria, à cor da pele, ao formato dos olhos. E então decide o que há dentro de mim, com base nessas reações. Você é programado para agir assim!
- Eu não sou programado. Não fui criado na cidade.
- Não é só uma questão cultural. É a evolução!
'Feios' é também o primeiro livro da série de mesmo nome que já está com a segunda edição lançada aqui no Brasil chamada 'Perfeitos' e tem como tema a frase: 'O que acontece quando ser perfeito não basta?'. Tenso, não?

Capa de Perfeitos:

Compre agora!


Nível do vício: 

9 Comentários

  1. Michelle eu simplesmente me apaixonei por esse livro e estou louca para ler perfeitos. É um livro que divide opiniões, e com um tema mt interessante!!! Adoro!
    Eu confesso que fiquei em dúvidas, não sei se iria querer passar por essa cirurgia não... :S
    bjssss
    Como sempre, ótima resenha, vc escreve mtttt

    ResponderExcluir
  2. Eu não gostei tanto do primeiro, mas já me falaram tão bem do segundo que vou tentar lê! *_*

    Bjs Michelle!

    Tem post novo lá no blog

    Nii
    Faz Parte...

    ResponderExcluir
  3. Oi, Michele!

    Esse é um livro que ainda não tive vontade de ler.
    A trama não me atraiu e ainda não me convenci pelas resenhas que li... rs.

    Beijos e bom dia pra vc!

    ResponderExcluir
  4. Oi,estou sorteando no meu blog o livro O Milagre de Nicholas Sparks. Se vc puder, dê uma passadinha por lá...

    ResponderExcluir
  5. •*♥*• Sanzinha •*♥*•
    Eu confesso que também não estava muito empolgada pra ler, mesmo com amigas que leram me incentivando, mas quando li o primeiro capítulo achei bem interessante e resolvi lê-lo até o final. Não me arrependo e indico para que todos saibam a que ponto a ditadura da beleza nos afeta no dia a dia. =P

    ResponderExcluir
  6. Aiii, o meu esta esperando pela vez de ser lido. Era a vez dele, mas coloquei Jogos Vorazes na frente! hehe
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Eu li o primeiro, mas não me identifiquei muito, mas vou tentar ler o segundo...


    http://myevery-thing.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. *-----* Feios! Um de meus livros favoritos !#Fato
    vocÊ acredita que ainda nao li perfeitos? Olha que eu li Feios um pouco depois do lançamento .. hehe' mais um livro para minha lista de 2011.
    Este livro é realmente MUITO bom! Fiquei louca com a Tally e apaixonada pelo David ! .-. hsuhsu'
    Adorei a resenha! ;P
    Beijos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito desse livro, adorei como o autor abordou o tema da beleza e fez uma crítica, mas sem perder o carater literário da história.

    Ah, indiquei o seu blog para o selo "Beautiful Blogger".

    http://destacandolivros.blogspot.com/2010/12/selinhos-blog-amigable-selo-de.html

    ResponderExcluir