Título: Contato Visual
Autora: Cammie McGovern
Ano: 2010
Número de Páginas: 312
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Trata-se de um romance em que uma criança aparece morta e a única pessoa que estava com ela e pode ajudar a polícia a solucionar o caso é um menino autista.
A mãe do garoto começa a tentar entender o quebra-cabeça do dia em que tudo aconteceu, pois apenas ela consegue se comunicar com o garoto e, por meio das atitudes dele, tentará superar o trauma e encontrar o assassino que está à solta.





O que achei: Suspense, tensão e autismo. Essas são as palavras que definem essa história agoniante e surpreendente do início ao fim.
'Contato Visual' conta a história de Adam e sua mãe, Cara. Adam é um menino de 10 anos, austista, e que vive num mundo somente seu. No início acompanhamos por meio de flashbacks a vida de Cara antes de ser mãe e após dar a luz a Adam, passando por todas as dificuldades e lutas diárias que o problema de seu filho lhe impõe. No livro, entendemos, mesmo que superficialmente, com clareza e riqueza de detalhes as situações constrangedoras a que eles têm que passar.

"... se agradecer às pessoas repetidas vezes, o mundo de Adam será acolchoado por um pouco de gratidão guardada." - pág 08, Cara.

Um dos detalhes que envolvem seu mundinho isolado é que Adam tem uma audição sensível e por isso adora música, principalmente ópera. E mesmo com todas as proteções de Cara, Adam acaba se tornando a única testemunha do assassinato de uma menina dentro da sua própria escola. Um pouco da vida conturbada de Amelia Best, a menina assassinada, também é mostrado durante a história e contribui para um suspense ainda maior.
Após ser encontrado no bosque vagando sozinho e o corpo de Amelia esfaqueado, Adam se fecha totalmente e se torna o que sua mãe lutou tanto para conseguir evitar: incomunicável. Cara tenta a todo custo arrancar alguma pista de seu filho, porém ele vive em seu próprio mundo e seus pensamentos são unicamente para si.
Durante todo o tempo, tentamos descobrir quem é o possível culpado do assassinato, passando por várias pessoas e entre elas antigos amigos de Cara, que fizeram parte da sua vida no passado.
A leitura é tensa e além de todo o mistério em volta do que realmente aconteceu, ainda trata de outro assunto que já conhecemos: bullying na infância e adolescência.

"... Então ele olhou para mim, e o Contato Visual foi perfeito. Como se ele me reconhecesse, como se entendesse." - pág 265, Kevin.

A trama é ótima e faz o leitor se questionar o tempo inteiro quem é o assassino. Um suspense que te prende até o final na dose certa e não deixa nenhuma pergunta sem ser respondida no final.
Recomendadíssimo!

Curiosidade: A autora tem um filho com autismo e por isso o relato fica ainda mais vívido. Os direitos já foram comprados para o cinema.

Compre agora!


Nível do vício: 

5 Comentários

  1. Estou doido para ler este livro!!!
    Ótima Resenha!!!

    JACKSON - MUNDO DOS LIVROS

    ResponderExcluir
  2. Oi Michele!

    Contato Visual foi um livro que me emocionou muito, só quem tem um filho mesmo com autismo para descrever tão bem o enredo e ainda nos fazer crer na complexidade destas crianças mais que especiais que surpreendem sempre!

    Beijos;)

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    Com certeza Contato Visual vai para meu top favoritos do ano, sim eu amei esse livro. Me emocionei várias vezes e rí outras várias. A escrita é ótima e o tema abordado é incrível.

    Beijinhos
    ;)

    ResponderExcluir
  4. No início achei que você estava usando gírias por causa do Cara rsrs
    A resenha ficou ótima e só aumentou a minha curiosidade ^^
    bjsss

    ResponderExcluir
  5. Desde que vi a sinopse estou louca para ler o livro...agora com a resenha fiquei doida, mas só posso comentar depois de ler.
    bjos!!!

    ResponderExcluir