Título: Wake - Despertar - Vol. 1
Autora: Lisa McMann
Ano: 2010
Número de Páginas: 208
Editora: Novo Século

Sinopse: Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal.
Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração.
Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar.
Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror.
Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante...

O que achei: Como todo leitor de Wake, também tenho meus 'prós' e 'contras' (sendo que muitos leitores só tem 'contras'...). Ainda não sei se acho legal essa leitura em 3ª pessoa, pelo menos da forma em que foi tratada no livro. Confesso que achei a narrativa um pouco pobre, com muitos erros de ortografia e concordância, mas no resumo geral até que gostei da história. Talvez por ter um final não tão esperado por mim, tenha achado interessante.
No início, tudo ainda é meio confuso. Janie Hannagan é uma adolescente de 17 anos que conta como passou a ter o 'dom' de ser sugada para os sonhos das outras pessoas. Desde que tinha 8 anos, quando teve sua primeira experiência ao entrar no sonho de um desconhecido, ela tem que conviver com isso.
 
"Janie teve apenas alguns problemas na escola, dos quais se livrou por um triz, antes da escola secundária. No entanto, quanto mais velha, com mais frequência seus colegas de classe dormem. E quanto mais crianças dormem, mais confusão trazem para Janie. Ela tem de fugir, acordá-los ou arriscar-se a sofrer as consequências."

O livro inteiro é todo separado por dias e horas, como se fossem flashes, isso dentro de cada capítulo. Aliás, uma coisa que achei bem interessante é que o título de cada capítulo é sombreado dando um efeito muito legal e bonito.
Então, os primeiros capítulos contam apenas os sonhos em que Janie acaba 'invadindo' e suas experiências por eles. Sempre que está próximo a alguém e essa pessoa dorme, ela é sugada para dentro do seu sonho/pesadelo e ela literalmente 'apaga'. Seus olhos viram e seu corpo fica como se estivesse tendo convulsões.
Quando ela se torna adolescente e está nos últimos anos da escola, as coisas vão ficando cada vez piores. E pra piorar ainda mais sua vida, Janie possui uma mãe alcóolatra que não dá a mínina para ela, ignorando-a totalmente como se ela nem existisse.
Janie estuda com Carrie que é sua vizinha e consequentemente, sua melhor e única amiga. Mas por medo de acharem que é louca, Janie guarda seu segredo para si e não conta a ninguém, nem mesmo para sua mãe e Carrie. Ela começa a trabalhar em um asilo (pois muitos idosos apenas cochilam, segundo ela) com a intenção de guardar dinheiro para que algum dia possa ir para uma faculdade, seu grande sonho.
Nos sonhos das pessoas, Janie - como mera expectadora - percebe que sempre pedem sua ajuda, mas ela ainda não sabe o que fazer para ajudar a pessoa e nem o que ela precisa. E uma dessas pessoas é Cabel Strumheller. Janie e Cabel estudam juntos e se identificam por serem pobres e andarem com roupas surradas o tempo todo, e até se apaixonam - um 'meio' namoro marcado por altos e baixos. Mas Cabel também guarda um grande segredo que acaba mudando o rumo total da história.

"Cabel toca o rosto da segunda Janie. Inclina-se para a frente. Beija-a. O beijo é correspondido. 
Ele para de abraçá-la e olha para Janie que está encostada no celeiro. Lágrimas escorrem pelas bochechas dele.
- Ajude-me. - ele pede."

Acho que passei a gostar mais da história da metade em diante - principalmente por causa do Cabel -, mas como o livro é bem pequeninho e bem rápido de ler, não me arrependi. O que mais gostei é que a personagem de Janie não é uma menina mimada ou rica como estamos acostumados a ler atualmente. Ela é focada no que quer e bem madura para uma adolescente.

Curiosidades: A edição brasileira possui, no final, algumas cenas do livro narradas pela visão de Cabel - o que tornou tudo muito mais interessante - e um pedacinho da continuação "FADE" que ainda será lançada aqui. E eu também soube que os direitos do livro já foram comprados e em breve "Wake" irá virar filme! Resta saber quem será a escolhida para viver a desbocada e sofredora Janie nas telas...

Os livros da trilogia "Wake" (Somente "Wake" já foi lançado no Brasil):
Twitter da autora: http://twitter.com/lisa_mcmann

Compre agora!


Nível do vício: 

9 Comentários

  1. Eita mais um que vai virar filme...
    Honestamente não me interessei muito por ele não. Vamos ver, se rolar outra promoção dele talvez eu compre.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mi!

    Já é a segunda resenha que diz gostou da metade em diante! Então se eu for ler terei que ser persistente!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu quero esse livro *--* Todo mundo dizendo que é fraquinho, mas vou ler mesmo assim ^^
    Adoro qualquer coisa que envolve sonhos XD
    Vai virar filme mesmo *--* Adoro ver filmes adaptados de livros!
    Sua resenha ficou muito legal *o*

    ResponderExcluir
  4. Lendo esses trechinho, tb não gosteido modo com ela foi escrita, mas tenho curiosidade pra lê-lo.
    bjsss

    ResponderExcluir
  5. Esse já tá na minha lista de espera pra aquisições. Eu gosto bastante de ler as resenhas pra ter uma idéia do que é o livro mas penso que leitura e gosto acabam sendo bem pessoais. Tem aqueles livros que todos falam muito bem e a gente de repente nem acha tudo isso. O inverso acontece também, por isso, apesar de não ter lido muitos comentários bons sobre Wake pretendo ler, o enredo em volta do livro me cativou e confesso que uma parte que me chamou bastante atenção é uma bem frizada por você: "O que mais gostei é que a personagem de Janie não é uma menina mimada ou rica como estamos acostumados a ler atualmente." Justamente isso!

    ResponderExcluir
  6. Oie!

    Realmente as resenhas me ajudam quando quero um livro e aí tenho dúvidas se vou gostar ou não. Esse com certeza vai entrar pra listinhaaaaa.

    Aguardando um visita!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. hum bom pelo menos pela sua resenha não é de todo mal ... tinha ouvido falar bem mal rsss como eu já comprei vou ver no que dá :)

    ResponderExcluir
  8. Ei Michelle,

    Ah eu vi tbm algumas resenhas falando bem mal dele, gostei da sua, ainda resta uma esperança para o livro rsrs

    Eu quero ler mesmo assim, a capa me ganhou de cara e ao contrário da maioria eu não resisto a uma série rsrsrs

    beijo

    ResponderExcluir
  9. No começo também achei um pouquinho chato...
    Mas depois de um certo ponto foi empolgando...
    No final, fiquei doida pra ler a continuação, que acho que está pra ser lançada no Brasil.
    Agora, só resta esperar... Dizem que o segundo é melhor! ;)

    ResponderExcluir