Título: Querido John
Autor: Nicholas Sparks
Ano: 2010
Número de Páginas: 288
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Nicholas Sparks, autor número 1 de best-sellers, traz agora uma história inesquecível de um jovem que tem que tomar a decisão mais difícil de sua vida, em nome de seu grande amor.
“Querido John”, dizia a carta que partiu um coração e transformou duas vidas para sempre.
Quando John Tyree conhece Savannah Lynn Curtis, descobre estar pronto para recomeçar sua vida. Com um futuro sem grandes perspectivas, ele, um jovem rebelde, decide alistar-se no exército, após concluir o ensino médio. Durante sua licença, conhece a garota de seus sonhos, Savannah. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa esperá-lo concluir seus deveres militares. Porém ninguém previa o que estava para acontecer, os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país e seu amor por Savannah. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, ele descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.



O que achei: "O que você faria com uma carta que mudasse tudo?" Essa é a pergunta principal do livro e que eu ainda não consegui achar uma resposta. Comecei a ler o livro e em menos de 48 horas já havia terminado. Acabei de ler ontem a noite e a sensação que tenho é que a história não teve fim. Como Nicholas Sparks diz em certas partes do livro, a vida às vezes toma caminhos que ninguém conseguiria explicar.
Querido John narra a história de um jovem soldado americano, John, que se apaixona por Savannah uma estudante conservadora e de bom coração. Quando a história começa, já temos uma noção de que se trata de uma história única e exclusivamente de amor, e isso não quer dizer que o final será feliz. O amor é assim, significa pensar mais na felicidade da outra pessoa do que na própria, não importa quão dolorosa seja a sua escolha. E isso é o que mais me chamou a atenção nesse livro. A lição sobre o amor incondicional e verdadeiro.
No início, John era um rapaz rebelde, abandonado pela mãe ao nascer e que vive com um pai que não sabe demonstar o carinho de pai pra filho que ele tão invejava nas outras famílias. Seu pai vive em seu próprio mundo e só consegue demonstrar que seu maior prazer é ser um colecionar de moedas invejável. Com isso, John passa a querer mudar de vida, faz tatuagens e se alista no exército. Durante sua folga de 2 semanas, ele retorna à casa do pai e acaba conhecendo a mulher que mudaria sua vida. Savannah é uma menina que sonha em ajudar pessoas pobres e crianças com necessidades especiais, por isso participa de um grupo de amigos que constrói casas para quem precisa, um trabalho humanitário que ela ama fazer. Em um dos seus trabalhos, conhece John durante um pequeno acidente na praia e o amor entre os dois é inevitável. Eles se tornam amigos e de um dia pro outro, se descobrem apaixonados. O amor do dois é lindo, porém há um obstáculo: em poucos dias ele terá que partir.

"Quando os lábios dela tocaram os meus, soube que poderia viver cem anos e visitar o mundo todo e nada se compararia ao momento único em que beijei a mulher dos meus sonhos e soube que meu amor duraria para sempre."

Os dois fazem juras de amor e Savannah jura que irá esperá-lo para que eles fiquem juntos para sempre. Porém a distância é inimiga e nem sempre o amor consegue superar tantas barreiras impostas pela vida. John e Savannah possuem um amor lindo, sincero, puro e verdadeiro que supera muita coisa. Mas John acaba precisando ter que escolher entre o amor de sua vida e defender seu país. Lendo cada página do livro, muitas vezes eu tinha medo do que poderia vir a seguir. O livro fala principalmente sobre escolhas, e que as escolhas que tomamos na vida podem influenciar e muito em nosso futuro. Cada escolha possui uma consequência, seja ela boa ou ruim e as escolhas tomadas no livro me emocionaram muito.

"Quando penso em você, não posso deixar de sorrir, sabendo que você me completa. Eu te amo, não só agora, mas sempre, e sonho com o dia em que você vai me abraçar novamente."

Cheguei a chorar com o amor entre John e seu pai, que por mais que parecesse distante, era inegável e vai se mostrando gradativamente. Com o amor de Savannah pelas crianças doentes e com o cuidado e atenção que ela se dedica a eles. Com o amor de John por seu país e suas passagens pela guerra do Iraque. O livro inteiro foi muito lindo. Lindo e muito, muito triste também.
Não vou tocar em partes importantes, pois quem leu ou irá ler saberá do que se trata. Só digo que cada qual com sua escolha e essa escolha foi capaz de mudar muitas vidas.

"O que significa amar verdadeiramente uma pessoa?"
"É por isso que não conto às pessoas sobre nós. Eles não iriam entender, e não sinto necessidade de explicar, simplesmente porque sei em meu coração como foi real"

Livro indicadíssimo para todos que gostam de se apaixonar. E preparem os lencinhos! rsrs

Trailer do filme "Querido John", baseado no livro:



Saiba mais:

Twitter do livro: @querido_john
Twitter da Novo Conceito: @novo_conceito

Obrigada à Novo Conceito pelo livro e pelos lencinhos de papel! Foram muito úteis! hehehe

Compre agora!


Nível do vício: 

8 Comentários

  1. T.T

    dear john é o meu maior desejo de consumo !!! (nestes 30 dias xD)

    ResponderExcluir
  2. O livro realmente é mt triste, Michelle!!! Chorei demais na parte do pai dele, é realmente comovente. Mas não gostei do final, foi mt horrivel. :(
    Mas o livro é mt bom pros apaixonados por romance, e principalmente romance misturado a realidade nua e crua q nem sempre é feliz.
    bjssss

    ResponderExcluir
  3. Guria, eu ando louca pra ler esse livro, e ver também o filme! Mas pelo que li aqui, eu gosto de finais felizes, não vou mentir. No momento em que me encontro, de definições e dúvidas, talvez seja melhor que eu não leia hahahaha
    Um beijo, e parabéns pelo belo blog!

    ResponderExcluir
  4. Tb coloquei esse primeiro quote na minha resenha. Tive que reler essa frse várias vezes antes de passar para o próximo capítulo. Eu chorei bastante no livro e o filme me emocionou também, mas numa parte diferente.
    Que bom que gostou! E que venha "A última música".
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha...Fiquei ainda com mais vontade de lê-lo.
    bjos!!!

    ResponderExcluir
  6. Parece ser perfeito!

    Beijos
    http://biquinhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é extremamente lindo, me emocionei muito ao ler... Super recomendo!

    ResponderExcluir