Um escritor é todo aquele que dedica parte do seu tempo às letras, seja profissionalmente ou não.

Escrever é uma liberação da mente, pois, escrevendo, damos asas aos nossos pensamentos e à nossa criatividade, sem encontrarmos limites no tempo nem no espaço. Um escritor não precisa ter a missão de salvar o mundo, mas deve carregar a responsabilidade de ser honesto consigo mesmo e com os outros, pois um dia seus escritos podem ser lidos por alguém, formando opiniões.

Quando lemos, nossa imaginação nos leva ao mundo da fantasia e dos sonhos, onde podemos ser o que quisermos.

No dia 25 de julho de 1960, após a realização do 1º Festival do Escritor Brasileiro, promovido pela União Brasileira de Escritores – tendo João Peregrino Júnior na presidência, e Jorge Amado, como vice-presidente - foi criado o Dia do Escritor. Uma justa homenagem a todos aqueles que receberam o dom de transcrever em palavras, relatos, histórias, fantasias, sentimentos e vivências.

Um escritor pode nos fazer chorar, rir, ter medo. Um escritor pode nos fazer repensar, mudar de idéia. Um escritor nos leva a viver ou partilhar emoções e experiências, conhecendo lugares e costumes, sem que precisemos sair de casa ou do conforto da cabeceira.

Fundamentalmente, um bom escritor nos deixa profundamente tristes quando a história termina.

No Brasil temos uma variedade rica de escritores, além dos consagrados como: Érico Veríssimo, Mário Quintana, Jorge Amado, Paulo Coelho, Manuel Bandeira, Monteiro Lobato, Machado de Assis, Carlos Drumond de Andrade, Clarisse Lispector e tantos outros romancistas, cronistas, poetas, entre anônimos e conhecidos, todos de muitas palavras, com muita sensibilidade na hora de descrevê-las.

Parabéns a todos os escritores do mundo por este dia tão especial!

E você: qual o seu escritor favorito?

6 Comentários

  1. Amei seu texto! Nada melhor do que uma linda homenagem à essas pessoas que são bons no que fazem e se tornarma capaz de nos emocionar com seus textos. Não nenhum escritor favorito, tenho vários como: Pedro Bandeira, Nicholas Sparks, Stephenie Meyer, Emily Giffin, Ann Brashares e muitos outros.
    XOXO Michelle, da Lisse

    ResponderExcluir
  2. Esqueceu o Karina Cristina e Michelle Santana ali, Michelle kkkkkkkkkk
    Feliz dia do escritorrr
    bjsss

    ResponderExcluir
  3. nah! Adoro Machado. E gosto tbm do Luis Fernando Veríssimo :)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto! Linda homenagem...
    Meu escritores favoritos são Diana gabaldon, Jane Austen, Marc Levy entre outros...
    Bjs
    lili

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a todos os escritores pelo seu dia!

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua lista. Também gosto muito de Richard Bach e Fritjo Capra.
    Parabéns a todos, inclusive vc!
    Bjão

    ResponderExcluir