Título: Noturno
Autor: Guilhermo Del Toro, Chuck Hogan
Ano: 2009
Número de Páginas: 464
Editora: Rocco

Sinopse: Um Boeing 747 vindo de Berlim chega ao aeroporto JFK, em Nova York, e, subitamente, para na pista com todas as cortinas abaixadas e o sistema de comunicação em pane.
Uma equipe de emergência cerca o avião e observa, incrédula, aquele caixão branco gigante em contraste com o céu noturno. O que se vê lá dentro é uma cabine similar a um túmulo onde todos parecem mortos. O alarme se transforma em terror quando se descobre que este misterioso acontecimento é apenas o primeiro de uma assustadora invasão que se estenderá por todo o planeta, uma onda sinistra que ressucita os medos mais ancestrais da raça humana e dá início a uma sangrenta batalha entre homens e vampiros.



O que achei: O livro começa com a cena da sinopse: um avião chega ao aeroporto normalmente, como qualquer outro. Até que de repente o motor é desligado, as luzes se apagam e ele fica incomunicável. Os passageiros continuam lá dentro e nã há nenhum sinal de movimentação. Pensando em se tratar de um ataque biológico, o Centro de Controle de Doenças é acionado e o Dr. Eph Goodweather chefe do projeto Canário - uma equipe que investiga ameaças biológicas - é enviado para verificar o ocorrido. Junto com ele, a bioquímica Nora Martinez também entra no avião e o que eles encontram é extremamente assustador. Todos os passageiros parecem estar mortos, mas não há nenhum sinal de violência ao redor. A equipe acaba encontrando no compartimento de bagagens uma caixa enorme toda em madeira, parecida com um caixão só que muito maior. Daí em diante, várias coisas assustadoras acontecem na cidade de New York, mas o plano é que o resto do mundo também sofra as mesmas consequências desse episódio.
Quem espera uma história de vampiros bonzinhos, desista. A história fala sobre vampiros maus, que desejam destruir a humanidade através de ataques contra os humanos utilizando vermes que mais parecem saídos dos seus apêndices. O sangue deles é totalmente branco e todos são muito impiedosos.
A coisa começa a ficar mesmo feia quando o Dr. Eph percebe que terá que arriscar a própria vida para salvar as vidas da sua ex-mulher e do filho dos ataques que estão dominando a cidade.
O livro também é narrado através da perspectiva de vários personagens e não de um só. São várias histórias que vão se juntando ao longo do livro. É uma boa aventura pra quem gosta de suspense e vampiros bem diferentes dos encontrados na saga 'Crepúsculo', por exemplo. Aqui os vampiros são mais parecidos com aliens do que com rapazes bonzinhos do ensino médio.
"Noturno" é o primeiro volume da Trilogia da Escuridão, publicada pela Editora Rocco. Ainda não há sinal de quando será lançada a sequência.

Curiosidade: Pra quem não sabe ou não lembra, Guilhermo Del Toro é cineasta e dirigiu filmes de sucesso como Blade 2, Hellboy e O Labirinto do Fauno, entre outros.

Compre agora!


Nível do vício:

2 Comentários