Título: Mais Uma Vez
Autor: Tony Parsons
Ano: 2008
Número de Páginas: 448
Editora: Record

Sinopse: As mulheres têm o chick lit. Os homens têm Tony Parsons. De volta a Londres após uma breve (e fatídica) viagem a Hong Kong, Alfie Budd presencia o mundo vir abaixo em sua sala de estar – o casamento dos pais não anda bem, a saúde da avó não é das melhores e, por fim, as coisas no trabalho vão de mal a pior. Alfie, felizmente, encontra duas pessoas que lhe dão novo ânimo: um ancião chinês praticante de tai chi chuan e uma mãe solteira, que quer sua ajuda para terminar os estudos. 



O que achei: Na capa, um pequeno texto compara a história às muitas aventuras da famosa personagem Bridget Jones e já por causa disso esse livro atraiu a minha atenção. Comecei a ler achando que seria mais uma daquelas histórias inglesas que nos faz rir do começo ao fim e me enganei. Mas não em um lado negativo, a história em si é realment cômica e melhor ainda porque é contata do ponto de vista de um homem e não de uma mulher, como já estamos acostumados. Alfie é um daqueles caras que morre de amores pela mulher que ele acreditava ser a mulher de sua vida e nada nem ninguém no mundo é capaz de mudar a sua opinião. Reparem bem, eu disse que ele acreditava, no passado mesmo. Mas não se trata de mais um caso de amor em que alguma das partes é abandonada pelo parceiro, e sim, um caso de que nem mesmo a morte é capaz de separar duas pessoas que se amam. Alfie se vê no meio de um tragédia em que abalou totalmente sua visão de 'amar de novo'. Ele se lamenta todas as vezes em que algo o faz lembrar da falecida esposa, sofrendo por alguém que nunca mais vai voltar. Alfie diz várias vezes e acredita fielmente de que uma pessoa não pode ter uma segunda chance na vida, pois 'se tiver uma nova chance de reconstruir o futuro é porque o passado não valeu a pena' e o seu passado com Rose é algo que ele não quer esquecer nunca. Por isso, ele não se deixa viver a vida como deveria, e se prende ao seu passado 'apaixonado e perfeito', vivendo num mundinho onde Rose era a melhor mulher do mundo. Mas vendo que o casamento dos pais está desmoronando para sempre e sua avó (a única pessoa que o ama do jeito que ele é) está a beira da morte, Alfie não tem outra alternatica senão mudar. Com isso, acaba fazendo tudo errado, achando que não é preciso amar de novo, que basta apenas fazer sexo sem compromisso com suas alunas do curso de inglês e pronto. Tudo resolvido. Só que as coisas não acontecem do jeito que ele imagina e ele se mete em algumas confusões pelo caminho.
Sua vida começa a mudar quando ele passa a aprender a arte do Tai Chi com George, um chinês capaz de ver o mundo de um jeito bem mais experiente, e quando começa a dar aulas de inglês para Jackie, uma mãe solteira que trabalha como faxineira e sonha em entrar na faculdade.
O livro me surpreendeu de várias formas. Xinguei Alfie de burro várias vezes, me surpreendi com a garra de Jackie e fiquei comovida com a carência de sua filha, Plum. Me emocionei (e até chorei) com a vovó de Alfie, que sabia de cor todas as músicas de Sinatra. Vi que a paixão não tem idade, mas que o amor é algo muito mais sério. E mais que tudo, gostei de saber que o final feliz nem sempre é do jeito que a gente sonha, mas que acontece nas mais improváveis situações.
Um livro recomendado pra quem gosta de se emocionar.

Curiosidade: A capa do livro tem alto relevo nas partes que 'simulam' um esparadrapo. Muito fofo!

Compre agora!


Nível do vício:

4 Comentários

  1. Parece um ótimo livro!!!
    São tantos livros bons que não tem como ler nem 1/1000 de tudo o que parece bom T-T

    ResponderExcluir
  2. Não tem romance?????????
    hahahahaha mas parece ser legal, principalmente a parte em q ele faz sexo sem compromisso com as alunas do curso de inglês. Pervaaaa heheheh

    Mas sério, o livro parece ser maravilhoso, e eu quero ler!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Estou nesse momento no shopping aqui perto de casa e tem uma feira de livros bem na entrada, esse livro me chamou atenção pela capa, resolvi pesquisar sobre ele e achei sua resenha! Amei a forma como falou sobre a história. Vou comprar agora mesmo! Beijo

    https://brendanathaliblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir