Olá pessoal! Sei que ando sumida por aqui, mas muita água rolou embaixo da ponte até que eu estivesse de volta. ;)
Ontem aconteceu no Cinemark do Botafogo Praia Shopping a cabine de imprensa com uma sessão exclusiva do filme 'Perdido em Marte'. O blog foi convidado pela Editora Arqueiro para participar e é claro que eu aceitei e contarei tudinho para vocês.

Como ainda não li o livro, decidi tirar primeiro as conclusões do filme e assim que tiver lido postarei a resenha aqui também.
Bom, o filme é uma adaptação do livro 'Perdido em Marte' (The Martian) de Andy Weir, relançado este mês pela Editora Arqueiro com a nova capa inspirada no filme. O livro foi eleito pela Revista Veja como melhor livro de ficção científica do ano! E não é para menos, a história é incrível. Mas vamos voltar ao filme...

Capa do livro inspirada no pôster do filme


Sinopse: Durante uma missão a Marte, o astronauta Mark Watney (Matt Damon) é dado como morto após uma feroz tempestade e é deixado para trás por sua tripulação. Mas Watney sobrevive e encontra-se sem recursos e sozinho no planeta hostil. Apenas com suprimentos escassos, Watney deve contar com a sua criatividade, engenho e espírito para subsistir e encontrar uma maneira de sinalizar à Terra que está vivo. A milhões de quilômetros de distância, a NASA e uma equipe de cientistas internacionais trabalham incansavelmente para trazer "o marciano" de volta enquanto seus colegas de tripulação simultaneamente traçam uma ousada, se não impossível, missão de resgate.




Mark Watney é um astronauta que faz parte da Ares 3 - a 3ª missão tripulada à Marte em toda a humanidade. Sua equipe é composta de seis astronautas e tudo corria bem até que após 6 dias em solo marciano uma fortíssima tempestade de areia os força a abortar a missão. Enquanto tentam voltar à nave, Mark é atingido por uma antena e jogado para longe dos outros. Seus companheiros de equipe conseguem chegar ao veículo e diante das circunstâncias acreditam que ele está morto. Mark então é declarado para o mundo como o primeiro homem a morrer em Marte.
Mas o que ninguém sabe (somente nós, telespectadores) é que Mark está vivo, ferido e perdido no planeta de solo vermelho. É então que começa a batalha pela sobrevivência em um planeta onde nada cresce, sem mantimentos suficientes até que um possível futuro resgate apareça (onde a próxima missão à Marte está prevista para acontecer em 4 anos).
Com muita habilidade em engenharia mecânica e sendo um biólogo excepcional, Mark tenta de todas as formas não perder as esperanças e levar na esportiva os sacrifícios que precisa fazer para tentar entrar em contato com a Terra e não morrer antes de extinguir todas as suas chances. Acompanhamos as tentativas dele em criar comida e sobreviver, gravando vídeos como se fosse um diário, sempre com um humor ácido e muito divertido que faz quem está assistindo (ou lendo o livro) dar muitas gargalhadas. Apesar da história ter muitos detalhes químicos, não fica chato nem entediante, pois conseguimos entender bem o que está sendo feito. A história alterna entre Mark lutando pela vida em Marte e os esforços da NASA para continuar mantendo contato com ele e fazer o impossível para tentar trazê-lo de volta. Mesmo sabendo de todas as complicações (mantimentos, distância, entre outras), torcemos como loucos para que no final dê tudo certo e Mark consiga sair vivo de lá.

Não vou contar mais da história para não perder a graça, mas é curioso (e muito assustador) imaginar alguém perdido sozinho em Marte e uma distância gigantesca entre os dois planetas.
Será que conseguirão salvá-lo a tempo? Como você se sentiria na pele de Mark?
Vale muito a pena assistir e, é claro, ler o livro. Indico sem nem piscar! =)

Estréia: 1º de outubro no Brasil

Curiosidades:
* Dirigido pelo diretor Ridley Scott, ‘Perdido Em Marte‘ conta com um elenco repleto de estrelas que inclui Jessica Chastain, Kristen Wiig, Kate Mara, Michael Pena, Jeff Daniels, Chiwetel Ejiofor e Donald Glover.

* Uma página do roteiro de ’Perdido em Marte‘ foi enviada para o espaço, junto com a cápsula Orion em uma recente missão da NASA. Em 5 de dezembro, a nave realizou seu primeiro voo de testes, chegando a 6.000 km acima da Terra. A Orion já retornou ao nosso planeta depois de fazer duas órbitas no espaço. Eventualmente, a nave levará uma tripulação de quatro pessoas para missões em Marte.

* Recebeu a aprovação da NASA, que ainda cooperou bastante com a equipe do filme, prestando consultoria.

* Inclui uma grande sequência de ação, durante uma tempestade de areia, produzida com efeitos práticos, que alguns críticos da imprensa americana definem como “incrivelmente realista”.

Algumas imagens e trailer do filme para vocês.


7 Comentários

  1. Olá! Eu não gosto muito desse tipo de filme, então não sei se irei assistir.
    Mas achei o evento muito bacana!

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Soraya! É complicado mesmo para quem não curte, mas se puder dar uma chance tenho certeza de que irá gostar!
      Bjusss

      Excluir
  2. O livro é fantástico, um dos melhores que eu já li. Espero ansiosamente pelo filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li o livro Simei. Meu marido está lendo e está achando fantástico também!
      Tenho certeza de que irá adorar o filme, eu achei perfeito!

      Bjuss

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Li o Livro e Assisti o Filme depois. O filme é bom, mas o livro é excelente. Não se permitam ver o filme antes, pra não estragar as surpresas!

    ResponderExcluir
  5. Li o Livro e Assisti o Filme depois. O filme é bom, mas o livro é excelente. Não se permitam ver o filme antes, pra não estragar as surpresas!

    ResponderExcluir