Título: O Teste
Autor: Joelle Charbonneau
Ano: 2014
Número de Páginas: 230
Editora: Única

Sinopse: No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam.
Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?“

Resenha: Oi Povo, tudo bem?
Resolvi solicitar "O Teste" depois que li diversas resenhas positivas, confesso que fiquei com um medo danado por que criei uma grande expectativa. Ainda bem que não me decepcionei com o livro, simplesmente não consegui largar até chegar o final.  Na contra capa do livro tem duas comparações com a trilogia "Jogos Vorazes", dizendo que quem é fã da trilogia ira amar. Devo dizer que é a mais pura verdade, não estou dizendo que ele é a copia, mas estou falando que lembra por que ambos são literaturas distópicas.
No começo do livro conhecemos Malencia Vale mais conhecida com Cia, ela vive com sua família na Colônia Cinco Lagos, eles vivem uma vida pacata e feliz. Porém, o grande sonho de Cia é ser selecionada para "O Teste" para assim ter uma chance de cursar a universidade e seguir os passos do seu pai. No dia da sua formatura ela esta ansiosa, pois sabe que a ultima chance de seguir seus sonhos.
"Daillen é a única com quem falei sobre meus medos do futuro, se eu não for escolhida para o Teste." 
"O Teste" é um programa da Comunidade das Nações Unificadas que seleciona adolescente mais inteligentes e brilhantes de todas as Colônias, para serem futuros líderes. O trabalho desses futuros líderes é ajudar a Comunidade das Nações Unificadas a recuperar o planeta das destruição causada pela grande guerra. Mais que fique bem claro que nem todos os adolescente selecionados chegará a universidade e se tornará um grande líder, mas isso explico depois.
A formatura ocorre dentro do normal e Cia não consegue esconder a decepção de não ter ninguém da colônia escolhido para o Teste. Mas, para sua alegria na tarde do dia seguinte ela é chamada na casa da Magistrada Owens e é informada que foi selecionada para o Teste junto com três amigos: Zandri, Tomas e Malachi.
"Todo ano a Comunidade das Nações analisa as conquistas de todos os formandos em todas as dezoito colônias. Os melhores alunos desse grupo de formandos são levados a Tosu City para um teste da universidade. Ser escolhido é uma honra." 
Cia vai para casa completamente feliz afinal ela esta perto de realizar seu grande sonho, mas a notícia não é bem recebida por sua família. Sua mãe fica infeliz e seu pai transtornado. Ele a chama para uma conversa em particular onde conta que não se lembra de nada ocorrido durante o Teste, que só se lembra que entrou em Tosu City e depois de ser informado que foi selecionado para cursar a universidade. Ele explica que teve diversos sonhos que não sabe ao certo se realmente são verdadeiros e dá um conselho que ela não deve esquecer.
"Cuidado em quem você confia, Cia. Faça isso e tudo ficará bem."  
Cia, Zandri, Tomas e Malachi são levados pelo representante das Comunidade das Nações Unificadas para Tosu City, durante o caminho eles conversam e tentam se preparar para as novidades que estão por vim. Cia esta com o pé atrás com tudo e com todos, mas só o caminho para Tosu City mostra que ela realmente deve desconfiar. Eles chegam a noite são levados diretamente para o local onde os testes serão realizados, lá eles encontram cento e oito adolescente e apenas vinte serão selecionados para cursar a universidade. Lá eles são informados que o Teste é divido em quatro partes e só passara para próxima fase aquele que passar na anterior.
"Nos próximos dois dias vocês vão se sentar para os exames escritos. Eles avaliarão seu conhecimento de História, Ciências, Matemática e Leitura."
"A parte dois é uma série de exames de aptidão que permitirão que vocês demonstrem suas habilidades para transferir conhecimento intelectual para uso prático." 
"A parte três - um exame que vai testar sua habilidade para trabalhar em equipe e fazer uso das forças e das fraquezas de seus colegas."
"Finalmente, a parte quatro avaliará sua tomada de decisão e suas habilidade de liderança."
Será que Cia e seus amigos chegaram a universidade? Será que ela poderá confiar nos seus amigos? Os pesadelos de seu pai são verdadeiros? O que acontece com os alunos que não são aprovados?

Super indico o livro e não vejo a hora de ler "Estudo Independente" e "A Formatura".
Nível do vício:

29 Comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Eu amo distopia e não sei porque ainda não peguei este livro para ler, ele está parado na estante há muito tempo. Espero ler em breve e gostar assim como você!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samantha,
      Então pega logo da estante e leia! Rsrs
      Bjs!

      Excluir
  2. Oiee.

    Olha estou doida para ler o livro. E agora que sou parceira da editora
    certeza que leirei e espero gostar muitooooooooooooo dele

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda,
      Parabéns pela parceria e solicite o livro vale mt!
      Bjs!

      Excluir
  3. Gostei da resenha Iris. Não sou muito fã de distopias, mas essa me pareceu ser interessante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conhecia este livro, mas como amei Jogos Vorazes, creio que eu adoraria este também! Adoro distopias, já adicionei esse na minha wishlist!

    Beijos,
    Caroline, do http://www.criticandoporai.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline,
      É tão legal quanto jogos vorazes! :D

      Excluir
  5. Oie...
    Tudo bom?
    Confesso que ao ver a capa eu não me animei muito com O Teste, e principalmente depois que vi que era uma trilogia... mas após ler a sua resenha fiquei bem interessada... Curto bastante distopias... :)

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu cantinho para conhecer e se puder segui-lo ficarei muito grata...
    Beijos
    Relíquias da Lylu =D
    Relíquias da Lylu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lylu,
      Ah que bom que a resenha deixou vc curiosa! :D

      Excluir
  6. Só vi resenhas positivas desse livro até agora. Quero muito ler ele. Ainda mais agora, depois de saber dessa comparação com Jogos Vorazes que amo. Parabéns pela resenha.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil,
      Foi a quantidade de resenhas positivas que me atraiu para esse livro.

      Excluir
  7. Terminei essa trilogia, e amei tudo!
    Esse primeiro livro é muito empolgante, óbvio que ia gostar! haha
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa,
      ahh que boa notícia! Já solicitei o segundo :D

      Excluir
  8. Oi.
    Não conhecia esse livro, mas me chamou a atenção porque gosto de Distopia, e como você disse que quem gosta de Jogos Vorazes vai gostar desse, acredito que eu vá gostar então =)
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glaucea,
      Quem gosta de distopia vai curti bastante!

      Excluir
  9. Oi Iris,
    Eu adorei esse livro, fiquei até surpresa, pois esperava algo mediano.
    Estou lendo o segundo e curtindo também.

    bjs e tenha uma ótima semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana,
      Quem bom que esta gostando, estou doida para o meu chegar! Rsrs

      Excluir
  10. Oi, tudo bom?
    Ainda não li esse livro, mas ele possui um tema bem interessante.
    Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juh,
      Obrigada pelo elogio! O livro é mt interessante!

      Excluir
  11. Realmente só vi resenhas positivas, ainda não tenho esse livro e está na lista dos Desejados <3 RSR Ohhh lista que só aumenta!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro distopias, mas não li ainda esta série, infelizmente.
    Pretendo ler em breve, principalmente agora depois dessa sua resenha. A premissa da obra me agradou demais!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  13. Esse livro realmente conquistou muitos leitores por aí. Eu adoro distopias e adorei a proposta dessa obra, mas acho que vou demorar a ter oportunidade de ler esse livro, já que tenho muitas leituras atrasadas.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju,
      Aí nem fale de leituras atrasadas! Rsrs

      Excluir
  14. É difícil não associar essas trilogias a Jogos Vorazes, né? Que bom que a comparação e a expectativa não fizeram com que você se decepcionasse.
    Eu gosto de distopias, mas estou dando um tempo em trilogias, rsrs. Tenho procurado ler mais os clássicos do gênero.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana,
      Ahh confesso que nem sempre tenho "paciência" para clássicos! rsrsrs

      Excluir
  15. Gentee acabei de compra o box desse livro, nunca li Maze Runner ou Jogos Vorazes mas esse confesso estou supperr ansiosa pra ler. Bjinhos.

    http://yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir