Titulo: Jardim de Inverno


Autores: Kristin Hannah
Ano: 2013
Número de páginas: 416




Sinopse: Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas.
A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história.
Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família... E mudará tudo o que elas pensam que são. 

Book Trailer:
Minha Opinião: Durante os anos da infância Meredith e Nina Whitson tentaram agradar a mãe, porém parece que nada é capaz de quebrar o gelo ao redor do coração de Anya, o único momento em que se sentem próximas a mãe é durante a noite, quando ela conta lindos contos de fadas. Em uma dessas tentativas de agradar a mãe, as meninas criam uma peça de natal, baseada em um dos contos  “A Camponesa e o Príncipe”.
- Chega - disse a mãe em tom ríspido. - Isso não é entretenimento para um festa.
Papai foi até a mamãe; ela não cedeu, nem mesmo para ele.
- Eu nunca deveria ter contado para vocês esses ridículos contos de fadas - Mamãe disse, o sotaque russo acentuado por causa da raiva. - Esqueci como meninas podem ser românticas e cabeça oca.
Depois do desastre as meninas crescem apenas com o amor e companheirismo do pai Evan, que com seu grande coração quase compensa a falta da mãe, que nunca contou uma de suas histórias novamente.
Anos se passam e as meninas se tornam mulheres, cada qual com suas profissões, problemas e felizes, será?! Apesar de aparentarem não se importar, essas duas mulheres estão marcadas por um passado de magoa e tristeza por nunca se sentirem amadas pela mãe.
Agora estamos nos anos 2000, Meredith com seus 40 assumiu o negócio da família e Nina nos seus 37 anos é uma fotógrafa famosa. É nesse ano que Evan tem um ataque cardíaco e lá estão as três mulheres da sua vida ao seu redor, com medo de perderem não somente o homem que amam, mas também o único laço que as conecta.
 - Eu adoro o som da voz dela - disse ele. E Nina compreendeu. O pai usara a única forma de fazer a mãe falar.  - Você queria que estivéssemos todos juntos.  - Ela tentou falar com vocês. Eu não devia ter deixado que ela se escondesse.  - Isso não importa, Papai. Não se preocupe.  - Importa sim. - Ela precisa de vocês... e vocês precisam dela. Prometa.  - Prometer o que?  - Depois que eu me for. Conheça sua mãe.  - Como? Eu tentei. Ela não fala conosco. Você sabe disso.  - Faça-a contar a história da camponesa e do príncipe.  - Mas a história inteira.  - Mas...  - Prometa.
Vou parar por aqui, pois qualquer coisa que eu conte a partir daqui será cheio de spoilers.
Esse é um livro incrível, é um daqueles livros em que você ri pouco, chora muito e as vezes faz os dois ao mesmo tempo. Devo dizer que desde a primeira página eu senti algo pesado no meu peito, como se já esperasse que algo profundo fosse acontecer, e isso me chamou a atenção, pois não é algo que eu sinta com frequência.
O Jardim de Inverno é um livro comovente sobre todos os tipos de amor, como esse sentimento pode ser maravilhoso, mas também causar muita dor, como a culpa pode destruir uma vida e o perdão pode curá-la, sobre o que somos capazes de fazer ou suportar por aqueles que amamos, e acima de tudo o aprendizado sobre julgar o que não se conhece, que tudo pelo qual passamos durante a vida nos marca de alguma maneira.
Nível do vício:

9 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Anne
    Peguei nesse livro ontem e coloquei ele na pilha de leitura :)
    A história parece ser muito interessante, vou ler em breve. Parabéns pela resenha ficou ótima.

    ps: adorei o booktrailer

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata,
      Leia sim, pq é incrível. Me apaixonei por essa família.

      Bjs

      Excluir
  3. Nossa Anne, sua resenha me deu uma curiosidade enorme em ler a história completa rsrs
    Ficou ótima, normal né?

    Beijos, Paula!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula,

      leia assim que puder, é realmente maravilhoso.

      Bjs!

      Excluir
  4. Nossa Anne, sua resenha me deu uma curiosidade enorme em ler a história completa rsrs
    Ficou ótima, normal né?

    Beijos, Paula!

    ResponderExcluir
  5. estou com este livro na "fila"... é o próximo.. me aguçou mais ainda a curiosidade;...

    ResponderExcluir
  6. Sua resenha foi maravilhosa. Esse livro é realmente tocante, e tb o li com um aperto no peito. Como pode o amor ser maravilhoso e ao mesmo tempo nos causar dor? Você acertou nas palavras

    Grupo no face, com livros em pdf: Panacéia Essencial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Larissa,
      foi um dos livros mais tocantes que li em 2013. Se gostou desse, vc tbm vai amar A Garota do Penhasco.

      Beijos!

      Excluir