Cultivar o hábito da leitura é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos.
Introduzir a leitura na vida das crianças desde cedo não é apenas obrigação da escola, mas sim um grande presente que os pais podem dar para os seus filhos. Seja contando histórias na hora de dormir ou comprando livros infantis interativos, o hábito de ler diariamente ajuda no desenvolvimento intelectual, aproxima os pequenos de novas ideias e torna as crianças mais seguras para enfrentar o mundo.


No início da infância, dos 2 ao 5 anos, acontece o início do desenvolvimento da linguagem oral e da percepção – é o momento da pré-leitura. Neste estágio são recomentados livros de gravuras e rimas. Entre os 6 e os 8 anos, desenvolve-se a fase da leitura alfabética ou silábica. Por volta dos 8 aos 11 anos, a criança aprende as regras ortográficas e desenvolve a leitura propriamente dita, adquirindo a capacidade de ler e compreender diversos tipos de textos.

O pediatra Joel Bressa da Cunha, presidente do Comitê de Saúde Escolar da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro, explica que a leitura é importante desde os primeiros meses de vida:

- Ler para os bebês a partir dos seis meses se mostrou muito vantajoso. Os bebês reagem positivamente aos importantes estímulos visuais e auditivos que recebem, além do contato que têm com a linguagem materna – conta o médico.

Ainda de acordo com Cunha, a leitura é um poderoso propulsor do desenvolvimento cognitivo e, quando é de boa qualidade e associada a momentos de lazer e interesse, estimula várias áreas do cérebro, aumenta o vocabulário, a criatividade e a curiosidade.

Em uma sociedade cheia de distrações como a nossa, os mais crescidinhos, muitas vezes, preferem deixar de lado a leitura de um bom livro e se ocupar com outras atividades como videogame, televisão e internet. Para a autora de livros infantojuvenis, Laura Bergallo, a dica é não brigar com a tecnologia, ao contrário, aliar-se a ela, que é boa se usada de forma equilibrada.

- Vivemos num admirável mundo novo que oferece infinitas possibilidades para a imaginação e a fantasia. É só saber aproveitar – afirma a autora.

Confira a programação da Secretaria Municipal de Cultura (mais informações em www.rio.rj.gov.br), que, desde 2009, vem realizando diversos projetos de incentivo à leitura nas bibliotecas municipais:

CIRANDA DE HISTÓRIAS – Voltado para o público infantil, o projeto leva semanalmente contadores de histórias às bibliotecas de Campo Grande, Tijuca, Irajá, Ilha do Governador, Maré e Santa Teresa.

CIRCUITO JOVEM DE LEITURA – Promove semanalmente o encontro entre escritores e jovens com o objetivo de espertar o interesse pelo livro e pela leitura. O circuito passa pelas bibliotecas da Tijuca, Irajá, Santa Teresa, Maré, Campo Grande e Ilha do Governador.

TARDES CULTURAIS – Uma vez por mês, encontros com poetas são realizados na biblioteca da Tijuca.

ENCONTROS LITERÁRIOS – Toda última quarta feira do mês acontece, na biblioteca de Botafogo, um debate entre importantes escritores nacionais, cujo tema central é a literatura brasileira.

DÊ UMA LEITURA DE PRESENTE – Duas vezes por mês, uma biblioteca volante visita alguma praça acompanhada por um grupo de contadores de histórias.

TROCA-TROCA DE LIVROS – O TrocaTroca de Livros é realizado toda primeira quarta-feira do mês em todas as bibliotecas municipais.

INTERVENÇÃO POÉTICA NO METRÔ – A partir de outubro, o projeto Intervenção Poética será realizado em 4 estações do MetrôRio – Central, Carioca, Del Castilho e Pavuna. Toda sexta-feira, grupos de poetas se apresentarão em uma estação.

Também separamos para você algumas opções de bibliotecas públicas que atendem o público infantil:

FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA
A fundação tem a Biblioteca Infanto Juvenil Maria Mazzetti, que funciona de segunda a sexta, de 9h30 a 12h das 14h às 17h. O responsável faz uma carteirinha e a criança pode levar 2 livros.
Rua São Clemente, 134 – Botafogo – Rio de Janeiro – Estação Botafogo

BIBLIOTECA POPULAR DO RIO COMPRIDO
A biblioteca tem um espaço para leitura e funciona de segunda a sexta de 9h as 17h. O responsável preenche uma ficha de inscrição e a criança fica como titular podendo ela mesma alugar os livros. A criança pode levar 2 livros e 6 gibis.
Travessa Nestor vítor, 64 – Tijuca – Rio de Janeiro – Estação Estácio

BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
A biblioteca conta com um espaço infanto-juvenil, a Biblioteca Popular Municipal Infantil Max Feffer, que funciona de segunda a sexta de 9h às 17h. A criança adquire uma carteirinha e pode levar 2 livros.
Rua Sá Ferreira, 80 – Copacabana – Rio de Janeiro – Estação Ipanema/Gal.Osório

Fonte: Estação Notícia – Metrô Rio

2 Comentários

  1. Oii, recebi seu recadinho Skoob e no meu blog, e resolvi retribuir a visita..Que boa escolha a minha!! ツ Parabéns pelo blog!! Gostei muito, você já ganhou mais uma seguidora rs beijoo's

    http://limitedaalma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O livro sempre é importante, não é? Ele causa um desenvolvimento mental tão grande! Melhora o jeito que a gente fala, escreve... melhora tantos aspectos da sua vida. :)
    Adorei seu blog... e já estou seguindo. :D

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir