Em 21 de junho de 1839 nascia ninguém menos que Joaquim Maria Machado de Assis, considerado como o maior nome da literatura brasileira e um dos maiores escritores do mundo, de forma majoritária entre os estudiosos da área. Sua extensa obra constitui-se de nove romances e nove peças teatrais, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas. No dia 20 de julho de 1897 com iniciativa de Lúcio de Mendonça, fundou a Academia Brasileira de Letras.
Autor do primeiro romance realista brasileiro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, e especialista na literatura em primeira pessoa, com Dom Casmurro, Machado de Assis é considerado até hoje por muitos o maior escritor brasileiro de todos os tempos e um dos maiores escritores do mundo, enquanto romancista e contista.

E para comemorar a data do autor de Dom Casmurro, morto há 101 anos, a recém-inaugurada Biblioteca-Parque de Manguinhos, no Rio de Janeiro, organiza um ciclo de atividades por toda a semana, a partir de amanhã.
A programação está recheada de concertos, shows de MPB e chorinho, apresentações teatrais, palestras e exibição de filmes - tudo inspirado e dedicado ao grande romancista brasileiro.

Entre os destaques da Semana Machado de Assis, a mesa redonda Literatura e Mulher na Sociedade Machadiana, mediada por Anelise Ramos, membro do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, reunirá na quarta-feira, às 18h30, o professor Alexandre Faria (UFJF), a mestre em língua e literatura Heloisa da Silva Vieira, o sociólogo e historiador José Carlos Madureira e o antropólogo Reinaldo Sant'ana. Além disso, no sábado, às 18h, o sexteto da banda Filarmônica do Estado do Rio de Janeiro faz uma apresentação no teatro.

Vale a pena uma visita a Manguinhos. E não só para conferir a programação, mas também para conhecer a primeira biblioteca-parque do país, com acervo de 25 mil exemplares e acesso livre à internet em 40 computadores.
Pra que mora no Rio de Janeiro e quer se aventurar um pouco mais na literatura, segue abaixo o endereço e a programação.

Endereço: Av. D. Helder Câmara, 1.184 Manguinhos. 
Horário: Das 9h às 21h 

3 Comentários

  1. Não dá para eu ir curtir a programação da Biblioteca-Parque de Manguinhos... uma pena...
    Mas viva Machado \o/ Adoro ele ^^

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, foi Machado que me tirou o medo da Literatura Clássica Brasileira. Porque depois que li José de Alencar fiquei meio traumatizada. Mas daí li Machado e me apaixonei \o/

    ResponderExcluir
  3. Bom... o que posso dizer???? Foi depois de ler livros dele q tomei trauma pela leitura, pq eu detestava ter q ler livros de escola pras provas, mas.... não sei se hoje em dia se eu ler algum desses livros irei curtir. Quem sabe???
    bjsss

    ResponderExcluir